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Loja virtual: Por que adotar essa ferramenta?

loja virtual
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Muitos estabelecimentos estão abrindo uma loja virtual, e não é à toa, esse modelo de negócio tem crescido muito e ganhado muitos clientes no Brasil.

Em 2020, o comércio eletrônico teve um salto e fez com que as compras e vendas pela internet crescessem como nunca haviam crescido antes.

Para os consumidores, esse tipo de negócio é vantajoso porque permite comprar os mais variados tipos de produtos e serviços, com preços mais acessíveis e receber tudo no conforto do lar.

Para quem vende, é a oportunidade de expandir os negócios e romper barreiras geográficas. 

É por essas e outras razões que a cada dia vemos lojas físicas abrirem uma “filial” na internet. 

Independentemente do mercado em que atuam ou de seu tamanho, essas empresas já enxergaram o potencial da internet e as tendências que vêm por aí.

Portanto, se também tem um negócio e quer começar a vender na web, mas não sabe por onde começar, leia este artigo.

Sendo assim, aqui vamos explicar por que um negócio deve investir em uma loja virtual, como elaborar essa plataforma e quais são suas vantagens. 

Estabelecimento virtual: por que investir em um?

Se pararmos para pensar, não é difícil responder a essa pergunta, basta pensar nas diferenças entre uma loja física e uma loja virtual.

Com a loja online, seu negócio tem uma abrangência geográfica maior, onde tudo pode ser negociado. 

Hoje em dia, o consumidor pode comprar pela internet os mais variados tipos de produtos e serviços, tais como:

  • Viagens;
  • Roupas;
  • Móveis;
  • Eletrônicos;
  • Artigos para o lar;
  • Livros;
  • Eletrodomésticos;
  • Sapatos;
  • Produtos de beleza;
  • Consultorias.

Estes são apenas alguns exemplos, pois até mesmo uma empresa de sinalizacao de transito pode vender os seus serviços totalmente online.

A loja física, por sua vez, é muito mais limitada geograficamente, além de depender de investimentos como aluguel, adaptação de infraestrutura, móveis, além de ter horário fixo para funcionar.

Os custos para abrir uma loja online são muito mais baixos do que os de uma loja física. 

Portanto, ela pode sim ser uma filial, sem que para isso você precise arcar com tantas despesas.

Nesse contexto, o comércio eletrônico pode ser considerado para a realização de transações e expansão da sua empresa. 

Assim, você também pode concentrar esforços em outros processos, como o relacionamento com os clientes.

Portanto, agora que você já sabe por que uma loja física deve investir em loja virtual, no próximo tópico, vamos mostrar como fazer isso. 

Como montar um estabelecimento virtual?

Se um fabricante de copos descartaveis 100ml Zona Sul Zona Leste deseja criar uma loja virtual, precisa investir nas seguintes estratégias.

Estudar o mercado

Mesmo que a sua loja física esteja consolidada, montar uma loja virtual significa que você vai começar a atuar em um modelo de mercado diferente. 

Sendo assim, estude o mercado de seu segmento na web para saber como ele funciona.

Veja como seus principais concorrentes trabalham, o que eles oferecem, como seu site é estruturado, dentre outros aspectos.

Analise os conteúdos que eles publicam, como é o atendimento e de que forma eles se relacionam com o público na internet.

Entender o público

Depois de conhecer bem o mercado, chegou o momento de conhecer as características de seu público-alvo.

Entenda o que essas pessoas buscam, quais são suas dores e necessidades e de que maneira seu negócio pode ajudá-las pela internet.

Mais do que fazer uma pesquisa de público-alvo, é importante criar a persona do seu negócio, ou seja, o perfil de seu cliente ideal.

Essa estratégia é importante porque o público-alvo engloba características mais abrangentes, enquanto a persona é mais específica.

Ela precisa ter um nome, sexo, profissão, estado civil, necessidades, problemas, desejos e pior aí vai. 

Se você conhecer em detalhes o seu perfil de cliente ideal, vai encontrar maneiras melhores de se comunicar de maneira mais assertiva com seus clientes.

Escolher uma boa plataforma

Uma gráfica de digitalizacao 3D possui uma boa plataforma para oferecer seus serviços pela internet, e você precisa do mesmo respaldo para o seu negócio.

A plataforma precisa atender às necessidades do seu público e da sua empresa, e é possível encontrar versões gratuitas, versões pagas e versões de código aberto.

Veja qual dessas opções tem mais a ver com o seu negócio e com o grau de maturidade dele. Muitas delas são muito simples e fáceis de serem usadas e você pode personalizá-las da maneira que preferir.

Depois que você escolher a plataforma que vai sustentar a sua loja na internet, é o momento de desenvolvê-la. Veja a seguir.

Cuidar da segurança da loja

Uma das exigências básicas para vender produtos e serviços, como assistencia tecnica de informatica computador, pela internet é garantir um ambiente seguro para os usuários.

Ao mesmo tempo em que comprar tudo pela internet traz muitas facilidades para os consumidores, muitas pessoas ainda desconfiam da segurança e idoneidade das empresas.

Assim sendo, é necessário demonstrar confiabilidade e segurança quanto às informações que os clientes precisam passar para fazer uma compra, como no caso do número do cartão de crédito e dados pessoais.

Para aumentar a segurança de sua loja virtual, é imprescindível obter um certificado SSL, visto que ele faz a criptografia da plataforma, codificando os dados dos usuários, para que eles estejam sempre protegidos contra invasores.

Portanto, além de adotar essas medidas de segurança, a loja deve deixar à mostra esses selos, pois transmite mais confiança para os compradores.

Dispender diferentes meios de pagamento

Tudo o que uma pessoa vai comprar pela internet, como entrega de documento, precisa oferecer diferentes meios de pagamento.

Dentre as opções mais requisitadas estão cartão de crédito, boleto bancário, transferência bancária e PIX.

Quanto mais opções de pagamentos você oferece, maiores são as chances de atrair clientes e conquistar boas vendas.

A solução de pagamento escolhida deve ser segura, de modo a promover um relacionamento mais próximo com seu negócio. 

Dessa forma, qualquer tipo de problema pode ser resolvido rapidamente.

Vantagens da loja virtual

Isto posto, agora que você já conhece as vantagens de abrir a sua loja virtual, vamos falar um pouco sobre as vantagens desse modelo para os estabelecimentos físicos. 

Possibilidade de personalizar a experiência do consumidor

Se uma gráfica de banner com foto sabe bem quais são as principais características de seu principal cliente, então pode selecionar os produtos que mais têm a ver com as necessidades dele.

Com isso, as chances de conquistar e agradar o consumidor são muito maiores. Tudo isso é feito com base em estudos que revelam a jornada do consumidor, que também permitem direcionar bem as suas campanhas.

Podemos citar como exemplo o e-mail marketing, que passa a entregar ao usuário aqueles conteúdos que são relevantes para ele. E isso te deixa um passo à frente para finalizar uma venda.

Verificação dos retornos em tempo real

Se uma grafica de impressao digital abre uma loja virtual, pode monitorar seus resultados em tempo real. 

Isso acontece porque, quando o usuário visita o site, ele deixa alguns rastros, que permitem entender como é o seu comportamento na internet.

Você saberá quando ele clicou no anúncio e em quais páginas da loja online ele esteve. Por meio dessa análise, você sabe quais estratégias dão resultados e quais precisam ser ajustadas.

Ofertar comodidade ao cliente

As pessoas estão com a rotina cada vez mais apertada, por isso, elas também querem praticidade na hora de fazer suas compras.

Para elas, é muito mais fácil comprar tudo pela internet, com apenas alguns toques e receber tudo em casa, do que se dirigir até a sua loja física.

Sem falar que os seus clientes também podem continuar comprando de você, mesmo se eles estiverem longe do estabelecimento.

Dessa forma, uma assistencia tecnica LG smart TV garante mais comodidade aos seus clientes na hora de comprar, o que melhora a experiência deles e os deixa mais satisfeitos.

Mais praticidade

Seus clientes podem pesquisar produtos e comparar preços de um jeito muito mais rápido, diferente do que acontece no mundo offline.

Com apenas alguns cliques, o cliente encontra aquilo que ele quer, pelo preço mais acessível e compra sem precisar pensar muito. 

Portanto, sua loja vende mais e atende às necessidades da vida moderna.

Conclusão

Entrar para o mundo virtual é uma necessidade para qualquer empresa que queira continuar crescendo, principalmente, tendo em vista que a tendência é que esse tipo de compra e venda venha a substituir as lojas físicas.

Portanto, neste artigo, você entendeu por que os estabelecimentos físicos não devem descartar essa possibilidade, para acompanharem o consumidor moderno e ter acesso a todas as vantagens.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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