in

LER/DORT: conheça os problemas relacionados a atividades repetitivas

LER/DORT: conheça os problemas relacionados a atividades repetitivas

Postura, mobília e movimentos repetitivos podem influenciar muito na saúde do trabalhador

Já parou para pensar em como a mobília influencia na sua saúde? Dentro de casa, por exemplo, é mais comum priorizar bons colchões e camas, mas quem trabalha em escritório sabe como mesas e cadeiras podem causar dores quando não são adequadas à altura do usuário.

Ter bons móveis para escritório vai muito além da estética. Quando uma cadeira de trabalho não oferece as normas de ergonomia estabelecidas pela ABNT, o risco de que o usuário adquira distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) é altíssimo.

Os problemas relacionados ao trabalho vão além de dores na coluna. Quem atua de frente ao computador costuma sofrer com tendinites e bursites, que estão dentro do espectro de lesões por esforço repetitivo (LER).  É um campo alto, que exige atenção tanto do trabalhador quanto do gestor. Conheça mais sobre LER/DORT.

Quais as diferenças entre LER e DORT?

LER e DORT são, praticamente, o mesmo conjunto de problemas relacionados ao trabalho. De fato, a sigla DORT veio para atualizar LER por dois motivos:

  • a maioria dos trabalhadores com algum distúrbio causado pela rotina de trabalho não apresenta lesões;
  • outros traumas físicos, que não são necessariamente por esforço repetitivo (sobrecarga dinâmica), podem ser causados pelo trabalho, como problemas de postura, excesso de força para a execução de uma tarefa, radiação e uso de instrumentos que transmitem vibração excessiva.

Tanto LER quanto DORT podem também ser chamados de LTC (Lesão por Trauma Cumulativo) e AMERT (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho). São, no fim das contas, problemas causados por uma rotina intensa de trabalho.

Quais são as lesões e distúrbios relacionados a LER/DORT?

Veja abaixo quais são os principais problemas de saúde muscular relacionados ao trabalho:

Tendinite

A inflamação do tendão (estrutura que conecta o músculo ao osso) ocorre principalmente nos ombros, punhos e cotovelos — muito utilizados por quem trabalha em frente ao computador.

Cotovelo de tenista

A epicondilite lateral, conhecida popularmente como cotovelo de tenista, é uma tendinite específica, causada por movimentos repetitivos do pulso e do braço. Ocorre do lado externo do cotovelo, onde se localizam os tendões ligados ao epicôndilo lateral (proeminência na face externa do cotovelo), e é uma reação causada pela sobrecarga da repetição de movimentos.

Outras preocupações

É importante lembrar-se de que LER/DORT não estão associados apenas a dores físicas, mas podem aumentar o estresse, atrapalhar a interação social, prejudicar o foco no trabalho e intervir negativamente na autoimagem do trabalhador.

Quais as principais causas de LER/DORT?

Descubra quais os principais causadores de problemas físicos relacionados ao trabalho:

Movimentos repetitivos em um curto espaço de tempo

Repetir um mesmo movimento com muita frequência pode causar tensão, desconforto, rigidez, dor, queimação, formigamento ou dormência nas mãos.

Longos períodos de trabalho

Trabalhar por muito tempo exige muito do corpo, tanto física quanto mentalmente. Além disso, quem trabalha em escritório acaba se movimentando pouco, o que piora o sedentarismo. A musculatura precisa ser alongada e aquecida continuamente para se manter saudável.

Falta de pausa e descanso

Há gestores que pensam que quanto mais tempo o profissional estiver trabalhando mais ele vai produzir. Ledo engano: além de acabar com a produtividade e o foco, o trabalho ininterrupto faz muito mal à saúde física do trabalhador. Portanto, faça pausas constantes, mesmo que curtas, para aliviar corpo e mente.

Postura incorreta

Uma postura ruim sobrecarrega a lombar, causando dor e lesões nessa região e na cervical. Quando o trabalhador fica por muito tempo sentado, o resultado é ainda pior. Além da postura, o ideal é que o profissional levante-se a cada hora para alongar os membros e não sobrecarregar a coluna.

Local de trabalho inadequado

Grande parte desses problemas é causada por uma mobília inadequada ao trabalhador. Uma cadeira errada causa má postura e desconforto na coluna vertebral; uma mesa na altura incorreta não permite que o braço fique em um ângulo de 90 graus, o que aumenta os riscos de tendinite e bursite.

Na hora de reformar o ambiente de trabalho, é preciso se lembrar da importância de ter mesas e cadeiras adequadas à altura do trabalhador. Para tanto, escolha equipamentos que sigam as normas ABNT

Ambiente desconfortável

Além dos móveis, um ambiente muito quente ou frio, abafado e sem ventilação pode causar problemas de saúde ao trabalhador. Oferecer a melhor estrutura de trabalho possível é obrigação da empresa com suas equipes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

programa habitacional Casa Verde e Amarela

Veja mudanças no programa habitacional Casa Verde e Amarela

travesseiro ideal para você

Saiba escolher o travesseiro ideal para você