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Lançamento relâmpago: Por que trabalhar com esse tipo de ferramenta?

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O lançamento relâmpago é uma estratégia muito usada por empresas dos mais variados setores que desejam aumentar a visibilidade de sua marca e produtos, uma vez que ele pode ser veiculado por diferentes canais.

Você certamente já deve ter recebido uma série de e-mails apresentando alguma oferta, e pelo menos um deles deve ter despertado o seu desejo de compra.

Esta é uma das maneiras que as marcas têm para fazer um lançamento relâmpago, uma estratégia muito usada no marketing digital para destacar uma oferta e promover boas vendas.

Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, vai descobrir que existem diferentes maneiras de fazer um lançamento ou uma oferta, e a escolha depende dos seus objetivos além de, claro, do seu público-alvo.

A vantagem de ter várias opções é que cada uma delas se adequa a uma necessidade, à realidade do negócio e a outras características, tudo para que o impacto seja maior e os resultados ainda melhores.

Apesar do lançamento relâmpago ser muito benéfico, é necessário conhecê-lo a fundo e saber como trabalhá-lo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o seu conceito, como elaborar uma campanha como essa, bem como quais são as suas vantagens. Se você tem dúvidas sobre esse assunto, confira este texto até o final!

Do que se trata a oferta relâmpago?

A oferta relâmpago – ou lançamento relâmpago – tem como objetivo oferecer uma oferta única, por um curto espaço de tempo.

Para veiculá-la, as empresas utilizam o e-mail marketing, que tratam-se das mensagens enviadas para uma lista de contatos de pessoas realmente interessadas no que sua empresa oferece.

Elas demonstraram esse interesse em outras estratégias, por exemplo, ao preencherem um formulário em um conteúdo autorizando o recebimento do lançamento relâmpago ou algum tipo de material.

A partir disso, um fabricante de ventilador industrial pode enviar um conteúdo rico, que funciona como uma isca digital, como um e-book, falando sobre a oferta.

A oferta relâmpago costuma ter duração de 4 a 7 dias, a depender do tipo de produto e atuação do negócio. Logo, para que ela se caracterize como uma oportunidade única e imediata, é indispensável destacar sua escassez e incentivar a compra.

O lançamento relâmpago possui uma estrutura própria baseada em dois elementos que são o pré-lançamento e o lançamento.

O pré-lançamento é uma etapa opcional, mas que pode impactar significativamente a estratégia de lançamento. Ele faz uso de histórias e gatilhos mentais que envolvem o lead com a proposta, preparando-o para o envio de novos e-mails.

Nesse caso, a marca envia os conteúdos de pré-lançamento cerca de uma semana antes do lançamento. Este, por sua vez, geralmente é constituído por 4 e-mails, que são enviados diariamente, sendo um por dia.

Trata-se de uma acao de marketing promocional que inclui a história contada no pré-lançamento. Isso é feito para resgatar o gatilho que envolveu o lead com a oferta, conectando os dois pontos.

É necessário investir em uma abordagem que aponte por que a proposta está sendo feita. Por exemplo, você pode mostrar o alcance de vendas da solução ou os resultados que a pessoa pode ter e mostrar que esse segredo será compartilhado com ela.

Esses são dois elementos básicos nos quais a oferta relâmpago se baseia, mas para fazê-la, é necessário investir em algumas práticas, das quais você irá conhecer a seguir.

Como elaborar um bom lançamento relâmpago?

Existem alguns pontos que merecem atenção ao fazer uma oferta relâmpago, e com isso, alcançar os resultados que se pretende. São eles:

1 – Ter uma boa lista de contatos

Para que essa estratégia funcione, é essencial contar com uma boa lista de e-mails com contatos quentes, ou seja, pessoas alcançáveis que a empresa de vistoria de transferencia para carros consiga atrair para a proposta.

Para construir essa lista, é necessário investir em ações que atraiam contato de quem está alinhado à oferta, que são os leads qualificados.

O marketing de conteúdo, que se baseia na criação de materiais ricos e relevantes, é o melhor caminho. Entretanto, eles devem estar relacionados ao tema, que é o produto ou serviço vendido pelo lançamento.

Se você não conseguir criar uma lista do zero, pode trabalhar baseado na lista de clientes que você já tem.

2 – Identificar a oferta

É importante conhecer bem aquilo que se pretende vender, independentemente de seu tipo. Hoje em dia, vemos empresas fazerem ofertas relâmpago de diferentes soluções, como cursos, produtos, serviços, entre outros.

Identifique qual é a sua oferta, para quem ela será destinada e os problemas que resolve, para que assim possa estabelecer uma comunicação clara.

É dessa forma que um fabricante de adesivo cola para piso vinilico pode trabalhar com potenciais clientes que possam se interessar pelo seu lançamento.

3 – Fazer uma oferta tentadora

Quais são os motivos que levam o consumidor a preferir a sua solução ao invés da solução que o seu concorrente oferece?

Para responder a essa pergunta, pense de que forma seu produto ou serviço se destaca, a ponto de despertar o desejo de consumo no lead e fazer com que ele aproveite o lançamento relâmpago sem maiores objeções.

Ofereça um bônus, desconto ou outro projeto que justifique a proposta dentro do prazo de lançamento.

4 – Fazer uma proposta íntegra

Toda empresa precisa se colocar no lugar do consumidor para sentir as mesmas coisas que ele sentiria em determinadas situações.

Por exemplo, é muito frustrante para qualquer pessoa se deparar com uma oferta incrível, apertar o orçamento para poder comprá-la, efetuar a aquisição, e ao final da promoção, receber outro e-mail informando que a oferta foi prorrogada.

Ou seja, se ela soubesse, poderia ter se programado melhor, e esse tipo de situação deixa o cliente extremamente frustrado, e até mesmo faz com que se sinta enganado.

Portanto, se uma clínica oferece um pacote de fisioterapia para avc por um valor X durante 7 dias, a oferta deve acabar após esse prazo.

Sua empresa pode fazer uma nova oferta em uma data comemorativa ou usar outras estratégias, mas jamais enganar o consumidor. Se isso acontecer, o único resultado será ele perder a confiança na sua marca.

5 – Usar gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são essenciais em muitas estratégias, mas, principalmente, em um lançamento relâmpago. Os principais gatilhos sociais usados são:

  • Escassez;
  • Novidade;
  • Urgência;
  • Prova social.

São eles que vão despertar o sentimento de urgência no lead e, consequentemente, seu desejo de compra. Mesmo que por si só eles sejam eficazes, uma empresa de brunch corporativo precisa trabalhá-los de maneira inteligente para conquistar bons resultados.

O lançamento relâmpago é uma estratégia que estimula as vendas e pode ser usado para diferentes produtos e serviços. Basta apenas que você saiba trabalhar as mensagens para que elas sejam persuasivas e envolventes.

Vantagens desse tipo de campanha

Assim como outras estratégias, o lançamento relâmpago tem os seus benefícios, e um deles é o fato de chamar a atenção dos consumidores.

O desconto será extinto em pouco tempo, o que automaticamente desperta o sentimento de urgência. Ou seja, o consumidor vai prestar atenção na oferta e ser rápido para poder aproveitá-la.

Uma gráfica de flyer de divulgacao ajuda a converter mais visitantes em leads e, claro, leads em clientes fidelizados. Isso é tão verídico que muitas companhias que desejam aumentar a clientela apelam para essa prática.

Só que mais do que atrair mais pessoas, mais consumidores vão aproveitar o momento e comprar, portanto, é uma ótima estratégia para aumentar as vendas.

Quanto mais vendas seu negócio fizer, mais lucrativo ele será. Portanto, podemos dizer que a oferta relâmpago resulta em uma reação em cadeia de grandes vantagens, tornando sua empresa mais vantajosa.

Além disso, também é uma forma de destacar e vender um produto específico. Por exemplo, uma loja pode usar a oferta relâmpago para potencializar a venda de 3m equipamentos de protecao abafador de ruido.

Isso se volta para a saída de produtos novos, datados ou até aqueles que parecem encalhar no estoque. Criar um desconto instantâneo leva o cliente a comprar aquilo que você quer, o que ajuda a equilibrar o estoque do negócio.

Por fim, mas não menos importante, pelo fato de essa estratégia depender da criação de muitos conteúdos de valor, sua marca sempre terá materiais novos para outros canais, como as redes sociais.

Um consumidor empolgado e engajado com uma oferta desse tipo tende a compartilhar os conteúdos, impulsionando o lançamento ainda mais nas plataformas da marca.

Conclusão

O mercado está cada vez mais competitivo, e pensando nisso, é essencial investir em estratégias que sejam vantajosas para o seu negócio.

A oferta relâmpago é uma delas, e quando feita com cuidado e do jeito certo, traz muitos benefícios para você e para os seus clientes.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre esse tipo de lançamento e como ele deve ser feito. Agora está pronto para alavancar as vendas de seus produtos e serviços.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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