in

Entenda como sua empresa é afetada pela falta de gerenciamento financeiro

Gerenciamento financeiro
A longevidade de uma empresa depende muito sobre ter o gerenciamento financeiro adequado.

A longevidade de uma empresa depende muito sobre ter o gerenciamento financeiro adequado. Não à toa, as companhias que mais crescem são aquelas que se preocupam com a sua reputação e com a saúde financeira. 

No entanto, há empreendedores que ainda não sabem como organizar o financeiro da sua empresa e para isso, o recomendado é fazer um curso de gestão financeira, pois assim você evita possíveis dores de cabeça, devido à má gestão dos recursos. 

Para compreender como a falta de gestão prejudica a empresa, preparamos um conteúdo completo para que você organize as suas finanças. Acompanhe! 

Importância do controle financeiro 

Mesmo que você tenha conhecimento sobre a importância da gestão financeira. Esse é um assunto que sempre deve ser revisado, uma vez que a sua empresa só tende a crescer e os departamentos também. 

Controlar as finanças da empresa, significa que você saberá o quanto tem em caixa para investir na expansão do seu negócio, qual o valor correto de contas a pagar e contas a receber. 

Neste sentido, pode-se compreender que o processo de gestão também pode envolver um curso de gestão financeira online para que seja feito da maneira mais assertiva possível, pois a saúde financeira tem total impacto no empreendimento. 

Conhecer o seu negócio é imprescindível 

A gestão financeira eficiente é o resultado de muito conhecimento, inclusive do seu próprio negócio. Pois, é impossível ter qualquer tomada de decisão sem que tenha dados completos e confiáveis para serem analisados. 

É preciso saber agir no momento certo. Do contrário, pode-se destinar investimento nos setores corretos, para evitar prejuízo. As dúvidas podem ser complexas, mas quando a companhia faz um bom gerenciamento financeiro, os processos se tornam mais simples. 

Por isso, ter uma rotina de controle é a primeira etapa de uma série de atitudes que fazem com que a sua empresa tenha caixa para crescer. 

Mas, antes de saber como gerenciar as finanças, o assunto do próximo tópico abordará quais são as principais consequências de se negligenciar as finanças. Continue a leitura! 

Consequências de uma organização financeira

O planejamento financeiro está diretamente ligado à gestão da sua empresa e o  tecnologo gestão financeira ead pode auxiliar nessa compreensão. 

A seguir, há uma lista detalhada com as principais consequências que uma empresa pode enfrentar quando negligencia as finanças. 

  1. Falta de visibilidade nas finanças

A organização é fundamental para que se possa economizar, mas também para que se possa adequar os investimentos. O gerenciamento do fluxo de caixa, é possível analisar e também, reconhecer quais são os pontos que merecem atenção. 

É importante pontuar que quando há má gestão do financeiro, toda a empresa está exposta e nota-se que não há orçamentos, objetos e métricas para acompanhar o crescimento das finanças. Como consequência, o gestor não terá visibilidade sobre essas demandas. 

  1. Endividamento

O aumento das despesas é um dos principais resultados de uma má gestão empresarial. Por isso, a falta de um orçamento demonstra que não há limites definidos para os gastos e por consequência, não há uma distribuição eficiente dos recursos. 

Neste sentido, quando não há previsão de fluxo de caixa, não é possível prever a variação das finanças e a tendência é que aconteçam gastos sem que haja uma visão ampla sobre o futuro. 

O descontrole das finanças empresariais impede que haja lucratividade e aumenta o endividamento. 

  1. Falta de investimentos 

Quando uma empresa não investe em um curso de gestão financeira empresarial a tendência é que os investimentos diminuam. E, no momento de expansão, não há recursos o suficientes para que haja crescimento da empresa. 

No entanto, a falta de investimento também é uma das consequências de não se ter um especialista. Portanto, não basta ter o dinheiro é preciso reconhecer o valor do profissional para que a verba seja destinada para os locais corretos. 

  1. Crescimento comprometido

Fazer um negócio crescer exige mais do que apenas vender ou captar mais clientes. Para que um empreendimento se posicione no mercado é fundamental que haja financiamento para que ela seja sustentável. 

Portanto, isso significa investir em estrutura, treinamento e em profissionais especialistas em cuidar das finanças empresariais que tenham graduação em gestão de pessoas

Do contrário, a empresa simplesmente não consegue crescer, além de não ter a capacidade necessária para atingir tais outro patamar. Ainda que consiga se manter no mercado, a empresa não consegue escalar seus produtos e serviços ou torná-la mais lucrativa. 

Por isso, o planejamento financeiro constrói os alicerces necessários para que o empreendimento alcance voos maiores.

  1. Encerramento 

A pior e mais grave consequência da falta de gerenciamento, sem sombra de dúvidas, é o encerramento das atividades. A falta de sucesso tem como principal culpado a falta entendimento sobre a importância de se ter cuidado ao gerenciar as finanças. 

Portanto, um profissional capacitado e a correta utilização dos recursos é um pilar essencial para a longevidade de um empreendimento. 

Como ter um controle financeiro adequado 

Não adiantará querer fazer um controle financeiro sem executá-lo da maneira correta. E para evitar esforços desnecessários, é importante seguir algumas dicas. 

Dessa maneira, o planejamento se torna mais concreto e o controle mais eficiente. Vamos aos passos para manter o processo coerente dentro da empresa: 

  1. O fluxo de caixa deve ser feito diariamente

Todas as entradas e saídas devem ser controladas diariamente. Esse processo é um dos mais importantes e evita o acúmulo de dívidas, pois você saberá tudo o que entra e sai regularmente. 

Para que o processo seja menos complicado, o ideal é definir um horário específico para a análise, sendo o final do expediente o mais adequado. Embora seja um processo rigoroso, ele é de extrema importância para que não haja falhas e faltas no seu fluxo de caixa. 

O controle dos valores e prazos também é imprescindível para definir a melhor estratégia de cobrança para os seus clientes e até mesmo para melhores negociações com os seus fornecedores. 

  1. Mantenha um fundo de reserva

A reserva é essencial para quando há um imprevisto. O fundo de reserva deve ser criado assim que a empresa atinja um acúmulo de capital que não prejudique o fluxo de caixa. 

O curso de gestão financeira valor permite que o gestor saiba o momento exato que esse fundo seja criado. Além disso, o profissional saberá como guardar o dinheiro do lucro para que ele continue gerando receita com segurança. 

  1. Separe os gastos pessoais e os da empresa 

É muito comum que empreendedores ainda misturem os seus gastos pessoais com os gastos da empresa. E por consequência, a saúde financeira fica comprometida. 

Portanto, se você é MEI, evite tirar dinheiro da empresa para pagar contas pessoais. O melhor a se fazer é definir uma porcentagem mensal para retirada. 

Nos casos de empresas onde há sócios, defina um pró-labore para todos. Dessa maneira, fica definido quanto cada um deverá receber. 

  1. Se prepare para uma possível crise 

Os riscos financeiros são constantes e podem estar ligados a todas operações financeiras do negócio. Portanto, é importante estar preparado! Os principais riscos financeiros estão: 

  • Risco operacional; 
  • Risco de mercado; 
  • Risco de crédito;
  • Risco de liquidez. 
  1. Defina orçamentos 

Com a definição de orçamentos é possível criar previsões futuras e planejamento a longo prazo. Para tanto, é preciso conhecer as etapas das suas operações e quais são as despesas de cada setor. 

Neste sentido, crie um orçamento para cada setor da sua empresa, pois dessa maneira você terá uma previsão de todos os gastos que terá dentro de um determinado período. 

  1. Conte com um contador 

Independente de quanto tempo dura a faculdade de gestão de recursos humanos, ter um profissional de contabilidade é fundamental para uma boa gestão. 

Pois, depois dos gestores, o contador é a pessoa mais importante para que o negócio se mantenha por muito tempo no mercado e competindo com grandes empresas. 

Será ele que auxiliará o gestor a definir as melhores estratégias e otimizar os planejamentos da companhia. 

Foque em ações que gerem impactos positivos

Podemos ver, ao longo deste conteúdo, que o gerenciamento financeiro é fundamental para a longevidade de uma empresa e que é preciso estar atento a todas as etapas para evitar que simples problemas, se tornem um problema. 

O curso de gestão financeira tecnólogo ead, facilita todos os processos e permite que as etapas da administração dos recursos seja feita da maneira mais assertiva possível. 

Com isso, o empreendimento tende a crescer e se tornar cada vez mais sólido, independente do cenário que o país esteja enfrentando. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing digital

Como começar no marketing de afiliados

cliente

O que é tempo de vida do cliente?