in

Férias em Porto Alegre: o que fazer na capital do Rio Grande do Sul?

A capital

Conhecido como um estado repleto de tradições culturais e lugares incríveis para conhecer, o Rio Grande do Sul tem pontos conhecidos, como os cânions de Cambará do Sul, os paredões de Torres e o charme de Canela, Bento Gonçalves e Gramado.

Uma cidade gaúcha imperdível é a capital Porto Alegre, a mais agitada do estado. É repleta de parques, lugares históricos e atividades culturais. Tem bons vinhos e comidas deliciosas, a exemplo da cuca, do arroz carreteiro e da tainha na taquara, além do bom e velho churrasco.

Por isso, antes de buscar a sua passagem de Ônibus para Porto Alegre, confira algumas sugestões de coisas para fazer e lugares inesquecíveis para visitar na capital gaúcha.

Lago Guaíba

Esse é um dos lugares mais típicos para se conhecer em Porto Alegre. É possível realizar alguns passeios de vela pelas águas do Guaíba e ainda fazer pequenas aulas durante os passeios com os velejadores que ficam ali. Os visitantes buscam, em sua maioria, visitar o lago no pôr do sol.

Nos fins de semana, a Beira-Rio (avenida que contorna o lago) é fechada para carros, sendo tomada por pedestres, skatistas e ciclistas. Seja no barco ou em terra firme, é comum ver as pessoas reunidas e devidamente acompanhadas por suas cuias de chimarrão para apreciar o sol desaparecer no horizonte.

Nas proximidades do lago, é possível visitar o centro cultural  Usina do Gasômetro, espaço onde costumava funcionar uma usina termelétrica. Ainda perto do Gasômetro, na região central, está a Praça Júlio de Mesquita, que recebe feiras de artesanato, músicos e comidas nos finais de semana. Essa é uma das áreas da cidade que possuem ciclovias e é muito recomendada para quem quer turistar pedalando.

Parque da Redenção

Outro lugar imperdível, sobretudo para quem gosta de um contato maior com a natureza, é o Parque Redenção, também situado na área central da cidade. Aos domingos, acontece a famosa Brique da Redenção, a feira que reúne antiguidades e artesanatos.

É comum ver os moradores da cidade e visitantes estenderem cangas e sentarem com animais de estimação e um bom chimarrão para conversar e curtir o parque. Trata-se de uma das regiões mais arborizadas de Porto Alegre.

Lancheria do Parque

Esse é um dos passeios mais típicos realizados pelos locais: uma visita a este estabelecimento no bairro Bom Fim, um dos que fazem divisa com o parque Redenção.

O Rio Grande do Sul tem vários pratos típicos, como o arroz carreteiro, a tainha na taquara e a boa e velha cuca (pão doce oriundo da culinária alemã). A Lancheria do Parque oferece pratos à la carte e buffet. Os sucos são uma atração à parte, pois são feitos na hora com as frutas que o cliente pedir (qualquer combinação é válida).

Casa de Cultura Mário Quintana

Esta é uma das construções mais antigas e charmosas da capital gaúcha, localizada no centro histórico da cidade. O prédio, de tonalidade rosa claro, já funcionou como um hotel no passado e hoje é um centro que reúne exposições, debates, salas de estudo, biblioteca, sala de cinema e um jardim muito charmoso.

No último andar do prédio é possível relaxar admirando uma vista linda do Lago Guaíba e tomando um bom café. O nome deste centro cultural se refere ao quarto que contém móveis e objetos de Mário Quintana, poeta gaúcho e uma das personalidades mais conhecidas do estado.

Centro histórico

Saindo deste prédio, vale caminhar pelo centro histórico que está nos seus arredores. Lá está o emblemático Mercado Público de Porto Alegre, onde é possível saborear comidas deliciosas e apreciar a bela arquitetura histórica.

Se você gosta de conhecer restaurantes tradicionais, não deixe de visitar o Gambrinus, fundado em 1889 e um dos mais antigos do Brasil. Marcado pela culinária portuguesa, o seu principal atrativo é o Bacalhau à Gomes de Sá. Nos dias de semana, é possível conferir outros pratos, como feijoada e tainha recheada com camarão. Para agitação e boemia, vá à Cidade Baixa, onde estão localizados inúmeros bares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

5-vantegens-do-endomarketing

Saiba o que é Co-branding e como ela pode ajudar uma empresa

Os games mais jogados até hoje