in

Espaço zen: como criar um ambiente relaxante em casa

espaço zen
Espaço zem para relaxar em casa!

Trabalhar é importante, mas descansar também. Saiba agora como criar um cantinho para relaxar na sua casa sem gastar muito.

Zen é uma escola do budismo nascida na China e depois levada ao Japão. É caracterizada pela busca de um estado extático de iluminação pessoal (Satori) por meio de um rompimento com o pensamento lógico. Nos dias atuais, equivale a relaxamento e calma.

Um espaço zen na sua casa pode ser criado tanto em um cômodo vazio quanto em uma parte do seu quarto ou sala. Basta posicionar alguns móveis confortáveis, colocar alguns aromas e pronto!

O seu espaço zen pode servir de cantinho de leitura, para meditar, pensar em nada e até mesmo tirar um cochilo. Para decorar o ambiente com tapetes, redes e futons, uma boa dica é procurar cupom de desconto. Assim, você relaxa sem pagar a mais por isso. Confira mais dicas!

Espaço colorido

As cores são essenciais em um espaço zen. Tons alegres e vibrantes aumentam a agitação e a atenção. Já os mais suaves, como os pastéis, promovem relaxamento e tranquilidade.

No seu espaço zen prefira tons de azul, bege, branco, cinza e verde para melhorar a meditação e o relaxamento. A iluminação também é fundamental nesse espaço, para garantir tranquilidade e, consequentemente, descanso.

Iluminação ideal

Luz suave e indireta é a mais indicada para o espaço zen. Enquanto a luz branca e fria nos deixa mais ativos e é mais indicada para ambientes de trabalho, a luz quente e amarela, vinda de diversos pontos (como abajures), é ideal para o espaço zen.

A luz natural também é suave e relaxante. Por isso, invista em janelas para deixar o seu cantinho sempre bem iluminado pela luz solar. Se você tiver plantas e animais em casa, todos se beneficiarão da iluminação e aquecimento do astro-rei.

Aromas relaxantes

Mesmo para os alérgicos, existem aromas relaxantes e sutis para deixar o espaço zen ainda mais especial. Fragrâncias como jasmim, lavanda, baunilha e limão trazem conforto e descanso, além de ajudarem a acalmar a mente.

Incensos, velas, difusores e sprays são boas opções para espalhar o aroma pelo ambiente. A essência de cedro, por exemplo, é indicada pela aromaterapia para ajudar a combater a ansiedade, o medo e a angústia com suas propriedades calmantes.

Ambiente verde

As plantas ajudam a criar um ambiente de calma e bem-estar. Mesmo que não sejam vistosas, já auxiliam na mudança de energia do ambiente e proporcionam calma e relaxamento.

Plantas como a lavanda e o alecrim, além de serem lindas, perfumam o ambiente. Pode ser um vasinho, um terrário ou até mesmo um mini jardim para promover esse relaxamento no seu cantinho zen e deixá-lo mais bonito e agradável.

Móveis bem escolhidos

Em um cantinho zen a palavra de ordem é conforto. Por isso, aposte em pufes, almofadas e tapetes bem macios. Para a leitura, escolha uma poltrona confortável ou uma rede, além de uma mesinha para colocar o livro, uma xícara de chá (ou uma taça de vinho) e um bom abajur, é claro.

Se o seu espaço também vai servir para meditação, aposte em tapetes ou acessórios de yoga. Um sistema de som para um fundo musical relaxante também é bem-vindo para sair do mundo real e esquecer os problemas.

O futon é um investimento maior, mas além de agregar conforto ao seu espaço zen, também pode ser útil para quem costuma receber visitas para dormir. Dobrado, ele vira um sofá rente ao chão. Mas, desdobrado, ele fica do tamanho de uma cama. Pode ter ou não um suporte em madeira: isso você decide na hora de comprar o que melhor se encaixa nas suas necessidades e desejos.

Estampas e combinações

Coloque a sua personalidade no cantinho zen apostando em estampas e combinações. Temas indianos e orientais combinam muito bem com a proposta.

Texturas diferentes também são bem-vindas, desde que inspirem conforto e tranquilidade. O importante é que o espaço zen reflita o seu jeito de ser, sem seguir modas ou tendências do momento. Relaxe no seu espaço de acordo com seus gostos e ideias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

black friday

Black Friday: O que você precisa para economizar e não cair em golpes?

atendimento

Atendimento publicitário: Conheça 4 vantagens deste recurso!