in

Entenda por que é importante criptografar dados

Quando você decide criptografar seus dados, está dando um importante passo para melhorar a segurança e a codificação de seus dados. Com essa ferramenta, é possível criar um algoritmo que impede que as informações sejam encontradas e lidas por terceiros.

A única forma de acessar esse conteúdo é com uma chave de criptografia específica, que retorna os dados a seu formato original. Assim, o conteúdo fica livre de acessos maliciosos e tentativas de roubo de dados.

Quando você opta por comprar online uma recarga de extintor, precisa colocar seus dados nos sites para conseguir efetivar a compra. Por isso, ter a segurança de que eles serão criptografados é fundamental.

Essa ferramenta pode ser usada para um acesso específico, como uma senha ou blocos de informação, chegando até mesmo ao conteúdo completo de seu site ou página.

Normalmente, o contato com a criptografia acontece somente quando há a necessidade de envios de formulários na internet. Isso porque qualquer transferência de dados é importante para uma empresa, e a segurança deve ser prioridade.

Em sites com algum impacto financeiro, como lojas, bancos e outros serviços de pagamentos, a criptografia é ainda mais necessária, uma vez que lida diretamente com as finanças do cliente.

Para que um consumidor insira seus dados de cadastro e financeiros como número de conta e outros códigos de pagamento, é importante que o site se preocupe em não deixar nenhuma informação relevante vazar.

Existem avisos no navegador que indicam que o site é seguro, possui criptografia e se os certificados de segurança estão válidos. É fundamental que você faça todas as verificações possíveis antes de se engajar em uma negociação virtual.

Isso porque hoje em dia o comércio digital tem ganhado muita força. Diversas pessoas estão consumindo cada vez mais produtos e serviços pela internet, pelas inúmeras facilidades que ela possui.

Hoje em dia muitos serviços são feitos na internet, como a renovação de uma carteira nacional de habilitação PCD. Por isso, é preciso cuidado com os dados que você insere na internet, garantindo assim sua própria segurança

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para não ter problemas no futuro.

Tratam-se de coisas simples, como identificar se a página começa com “https”, protocolo de segurança comum na web, e se existe o desenho de um cadeado fechado do lado do link, que garante que os certificados estão em dia.

Todos os backups de dados precisam ser constantemente protegidos, para garantir a segurança da empresa e dos usuários que depositaram sua confiança ao ceder os dados. 

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) propõe punições severas em casos de vazamentos.

Como aplicar a criptografia?

Para utilizar corretamente esta medida de segurança você precisa saber exatamente o tipo de criptografia que será aplicada e como fazer a aplicação, podendo ser divida em:

  • Criptografia para sites;
  • Criptografia para e redes;
  • Criptografia para arquivos;
  • Criptografia para e-mails.

Esse tipo de proteção é fundamental para evitar qualquer problema de invasão ou cibercrime envolvendo o furto de dados.

Os sistemas de informação são cada vez mais dependentes de boas ferramentas de segurança, e estar a frente no mercado significa que você poderá passar muito mais confiança e tranquilidade quando alguém fizer uma operação com você.

Um colégio particular que utilize a internet como parte do ensino precisa tomar uma série de cuidados com seus alunos, por exemplo.

Criptografia para sites e redes

Estas ferramentas, por estarem diretamente na internet e acessíveis a qualquer usuário, são onde a maior parte dos estudos e aplicações de criptografia acontecem. Isso porque todos os dias, milhares de usuários ficam o tempo todo conectados.

Essas pessoas acabam se encontrando digitalmente em diversos locais, sejam as plataformas, redes com ou sem fio e outros canais digitais.

Para conseguir o funcionamento adequado, quando você está navegando no seu computador envia dados para um servidor e recebe de volta a comunicação, de forma clara e concisa.

Assim, seu site de conserto fonte chaveada precisa ter todos os cuidados para os clientes colocarem dados para contato.

O problema surge na capacidade de pessoas mal-intencionadas de acompanhar essa caminhada, tomando dados no processo e conseguindo informações fundamentais.

Por isso, é importante pensar em métodos de criptografia para proteger os usuários, seus logins e senhas e todas as informações compartilhadas pela internet, para que você não tenha problemas no futuro.

Uma boa forma de proteger sua rede de casa é com o uso de um VPN. Os VPN ou Virtual Private Network, é uma forma de redirecionar sua configuração para uma série de redes interligadas, facilitando o consumo de internet sem precisar se preocupar com invasores.

A criptografia do VPN permite até mesmo que você coloque sua conexão em outro país, dificultando ainda mais o acesso para os criminosos, além de possibilitar uma conexão muito mais segura com os servidores de trabalho.

Já no caso de sites, existem diversos protocolos de segurança que devem ser avaliados quando você pensa em adicionar uma nova página na web. Dentre estes protocolos, está o HTTPS/SSL.

Hoje em dia, com a assinatura digital é possível até mesmo usar um cartão de ponto digital completamente criptografado.

Essa criptografia deve ser instalada por conta própria, mas ela protege tanto seu site quanto os conteúdos interativos, como formulários. É importante garantir a segurança de seus clientes sempre, e essas ferramentas dão um apoio visual a essa afirmação.

Isso porque, quando você instala e deixa pronto o protocolo HTTPS/SSL, um cadeado verde aparece ao lado do link, no momento em que os certificados são aprovados. Este cadeado é um indicativo de segurança de seu site.

Criptografia para arquivos

Se você pretende proteger os arquivos de seu computador contra o acesso de pessoas não autorizadas, seja fisicamente, com a ação de furto ou digitalmente, com a invasão de hackers, a criptografia garante muito mais segurança para o equipamento.

Se você trabalha em um local em que o ambiente é compartilhado ou divide o computador com outras pessoas, é importante também identificar quais criptografias são o melhor ponto a levar em conta para solucionar este tipo de problema.

Os dados de seus clientes de aluguel de endereço fiscal precisam ficar armazenados de forma segura para evitar qualquer tipo de problema, por exemplo.

O modo mais simples de criptografar seus dados fisicamente é com uma senha. Vale lembrar que não é a mesma senha que você usa para entrar no windows, e sim uma criptografia especial para proteger os arquivos.

Esse tipo de criptografia dificilmente é sobrepujada pelas tecnologias que temos hoje, mas é importante que você coloque uma senha realmente difícil para o acesso.

Muitas pessoas acabam sofrendo ataques mesmo com chaves e senhas justamente porque buscam datas comuns, como aniversários de pessoas e outras datas comemorativas. Evite facilitar na pergunta de segurança também.

Isso porque um hacker sempre tentará encontrar senhas de comum acesso para tentar descobrir quem é você e como você poderia pensar em uma senha, para assim acessar seus dados e conquistar o domínio sobre eles.

Alguns sistemas operacionais já possuem ferramentas de criptografia nativos, mas nem todos. Você pode encontrar programas de diversas empresas e faixas de valor.

Basta encontrar aquele com melhor custo benefício, que se encaixe em seu orçamento e tenha boas referências de utilização.

Criptografia para e-mails

Por se tratar de uma comunicação direta entre marca e consumidor, é preciso ter muito cuidado e atenção com a criptografia utilizada para e-mails. 

Portanto, é importante ter a garantia de que somente a pessoa que receber a correspondência eletrônica será capaz de ler.

Isto posto, aqui também existem diversos programas e aplicações que garantem uma maior criptografia.

Mesmo em caso de e-mail marketing, no qual você quer apenas divulgar uma divisória de gesso para quarto, é importante se atentar às medidas de segurança para garantir mais tranquilidade ao cliente.

Nestes casos em particular, entretanto, é importante ver como fazer para conseguir diminuir o risco de vazamento de dados, principalmente, porque e-mails não são uma ferramenta das mais seguras.

Para mensagens instantâneas, a situação acaba ficando mais fácil, uma vez que não há a necessidade de instalar conteúdo adicional para proteção.

A maioria dos principais serviços de mensagens direta já possui suas próprias ferramentas, aí é importante ficar de olho se estão funcionando corretamente.

Quando devemos utilizar a criptografia?

A criptografia não é uma fórmula mágica que imuniza todas as suas informações. 

Entretanto, toda vez que decidir usar alguma ferramenta na internet que possa passar dados importantes, como documentos ou informações bancárias, o ideal é ter uma ferramenta encriptando as mensagens.

Os seus dados são muito valiosos, e nas mãos erradas podem te causar sérios prejuízos. Por isso, é válido manter a criptografia ativa toda vez que você precisar passar informações.

Você pode ter uma internet muito boa, com um cabeamento estruturado de redes transferindo muitos dados, mas nunca se esqueça de ativar todos os elementos de segurança que puder para navegar com conforto e tranquilidade.

Em casos de e-mails ou outros contatos sigilosos, é importante pensar também em ativar formas de proteger o conteúdo.

Caso deseje usar uma rede aberta e pública, a criptografia acaba sendo uma grande aliada para usar sem medo da conexão.

Considerações finais

A segurança é um elemento fundamental que deve ser sempre levado em conta quando pensamos em conteúdo para a internet. É imprescindível que se tome muito cuidado por onde navega, principalmente, onde coloca seus dados.

Existem milhares de pessoas mal-intencionadas rondando a internet, então poder contar com uma ferramenta de segurança como a criptografia é essencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como desenvolver uma squeeze page?

O que é publicidade mobile?