in

Qual a importância da pós produção?

pós-produção

A pós-produção é uma das etapas mais importantes dentro de um processo de construção de audiovisual.

Sendo isto, em filmes de grande relevância até aquelas criações voltadas a fins publicitários, utilizados por empresas para divulgarem seus produtos e serviços.

Isso porque é um trabalho que acontece logo após uma série de criações e preocupações, que envolvem equipes, como atores, cenários, direção e concretização do roteiro.

Podemos dizer, então, que trabalhar com a pós-produção é quase que um encerramento do material que foi criado, tal como um caixa de papelão personalizada para presente que precisa ser bem ajeitada e ornamentada para que de fato possa ir à venda em uma loja.

Não é à toa que grandes profissionais se envolvem dentro dessa parte, trabalhando para inserir formatos de audiovisual e de captação de espectadores da melhor forma possível.

No texto a seguir vamos entender mais sobre como funciona o processo pós-produção de um audiovisual, como o caso de uma matéria sobre adesivos para sala, trazendo não apenas a sua importância, mas também pontos para quem também está começando.

O que é uma pós-produção?

Dentro de um processo de criação audiovisual temos algumas etapas e preocupações, que consistem em todo o trabalho das equipes responsáveis para que de fato um produto seja entregue da melhor forma possível, seguindo os principais formatos exigidos por clientes.

A primeira podemos dizer que é a pré-produção, onde o planejamento e as ações que fazem parte dele são viabilizadas, para que à frente equipes coloquem o projeto em prática.

Por exemplo, é o caso do trabalho de filmagem e criação de um filme, onde alguns pontos são essenciais para que haja a mínima organização antes mesmo que a filmagem começa, apontando quesitos que são essenciais e devem ser verificados muito antes, como:

  • Roteiros;
  • Atores;
  • Preparação de atores;
  • Cenários;
  • Equipe de filmagem;
  • Planejamento de filmagem;
  • Liberação de estúdio.
  • Áreas externas;
  • Equipe de produção.

Dessa forma, entendemos que não vale apenas uma vontade ou uma ideia para colocar em prática uma filmagem, mas que de fato precisa existir uma preparação por trás de tudo isso.

Geralmente, essa fase é proposta por pessoas que se envolvem em um processo muito mais executivo, em relação aos investimentos e à própria organização da filmagem, deixando para a produção aqueles profissionais que vão de fato colocar a mão na massa.

Seguindo a ideia principal, a produção fica com a parte onde tudo será colocado em prática. 

Na pré-produção todos os quesitos foram viabilizados, como cenários com letras caixa em aço inox, e organização de atores, fazendo com que a hora da criação seja esta.

Geralmente, as pessoas que fazem parte desse setor de criação estão focadas em seguir os preceitos e ideias de filmagem e montagem de uma peça audiovisual a partir de roteiros.

Sendo assim, nada dentro da direção, da atuação e de todo o processo que faz com que um filme seja criado é por acaso, seguindo à risca documentos como um folder de apresentação, que mostram cada parte a ser seguida pelas equipes responsáveis.

Com isso, seguimos para a parte de pós-produção, que é o foco do presente texto. 

Dentro desse ponto de trabalho, estão envolvidos não profissionais que trabalharam dentro do processo de criação, como filmagem e escrita de roteiros, mas outros mais especializados.

São aqueles que muitas das vezes são contratados especialmente para trabalhar a construção do melhor audiovisual possível, entendendo as principais ideias da produção em montar um projeto, utilizando as peças que foram criadas e juntando tudo isso.

Em meio a isso, podemos dizer que a pós-produção trabalha especialmente com a edição de todo o material que foi feito, fazendo as melhores escolhas para cativar o público.

Afinal, dentro disso estão inclusos efeitos, melhor disposição de cenas, um encaixe perfeito entre momentos que foram captados e outros pontos que melhor podem formar um material audiovisual, sempre pensando em seu impacto e no objetivo final do criador no roteiro.

Por qual motivo é importante investir nela?

Agora que entendemos melhor como ocorre todo o processo de produção, desde antes de algo ser filmado, por meio de uma organização de cenas em um banner personalizado, até a pós-produção, é importante sabermos porque esse momento é de fato tão importante.

Em primeiro lugar, é interessante entendermos a importância de cada uma das etapas dentro de um processo de concretização de uma peça audiovisual, seja qual for.

Cada parte do processo precisa ser delegada para uma equipe diferente, afinal, uma pessoa que trabalha com filmagem ou com direção de peças não pode se preocupar também no encontro de adesivos para geladeira que farão parte do cenário.

Além disso, a disposição de tarefas diferentes para profissionais distintos acaba trazendo uma maior riqueza para todo o processo, que tem muito mais chances de dar certo.

Quando falamos apenas do investimento em pós-produção, o mais interessante a apontar é o processo de fechamento de uma criação audiovisual, o quanto é um momento importante e de que forma ele pode fazer com que a criação seja muito melhor do que imaginada.

O primeiro ponto para isso é pensar nos profissionais que estão por trás desse trabalho, geralmente pessoas com ampla experiência na área e que tem um olhar muito mais treinado para entender o que o público poderá gostar ou não ao assistir a criação.

Isso entrega maior valor para suas escolhas, como mudanças de cenas, junção de partes de filmagem e também alguns efeitos e edições de som que deixem o material melhor.

Além disso, a parte da edição é um momento muito mais focado em seguir pontos que são esperados pelos produtores e pessoas responsáveis pelo material, mas também depositando tudo o que de fato poderá fazer com que a criação se diferencie.

As correções de erros e verificação de cenas que foram ou não boas, no final das contas, também é um serviço essencial do profissional que se envolve nesse processo.

De fato, esse é um momento para fechar a criação e transformá-la em uma das últimas etapas necessárias em todo o andamento do trabalho, podendo então entregá-la para a verificação pelas pessoas importantes, e depois, fechamento final para veiculação.

De que forma colocar em prática essa etapa?

Abaixo vamos explicar de forma mais prática todas as etapas que compõem a pós-produção, algo que pode ajudar você dentro do processo que será colocado em prática dentro da criação do seu material, desde o momento de conclusão das filmagens.

  1. Desmontagem de toda a formação

Em primeiro lugar, é importante se preocupar com todo o desmonte dos estúdios de filmagens.

Bem como a devolução de materiais de móbile PDV e até mesmo o pagamento de fornecedores e outras pessoas envolvidas nos processos que ajudaram a criação.

Entender essa fase como concluída é um bom momento para focar estritamente na edição do que foi feito pelos profissionais, que agora será o foco da pós-produção.

  1. Tenha um roteiro bem alinhado

O roteiro alinhado vai ajudar e muito dentro do momento da edição, fazendo com que os principais elementos sejam bem preservados dentro do audiovisual criado, mas que também haja a inserção de pontos necessários, como melhorias dentro do som.

O ideal é que dentro do processo de edição e na verificação do material pronto existam pessoas que são da área do roteiro, de modo que possam verificar com maior precisão.

  1. Separe para si os profissionais capazes

Os profissionais envolvidos vão fazer toda a diferença dentro do produto final, pois serão essas pessoas que, geralmente, tem uma experiência na área, que poderão trazer as melhores formas de colocar em prática e visualizar a criação feita nas filmagens.

Isso deve ser uma atenção, ainda, para o tipo de material que está sendo feito, como ação, suspense ou até mesmo o formato, como comerciais, filmes e séries. 

  1. Edite e envie para análise e publicação

A análise feita por pessoas que estão acima do editor, como o caso de produtores executivos e até mesmo diretores, é um ponto de importância, pois serão essas pessoas que poderão apontar quando algo está ou não errado dentro de uma criação.

Além disso, ter outros olhares pode ajudar na hora de verificar pontos que fazem parte de uma cena, como adesivo para van. Por fim, existe o processo de envio e publicação final. 

Considerações finais 

Portanto, a pós-produção é uma das principais fases dentro da concepção de um material audiovisual, sendo este um momento importante para compreender se todo o processo de produção foi de fato fundamental para a melhor forma possível para o público.

Além disso, é um momento muito mais isolado, onde o profissional responsável coloca em prática táticas de edição e de conexão maior com o público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cliente

Arte de encantar o cliente: como trabalhar?

loja virtual

Qual a importância de uma loja virtual?