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E-mail marketing: Saiba as vantagens para o seu negócio

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O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital bastante assertiva para fidelizar clientes e ampliar a divulgação de sua empresa, tudo com um custo muito abaixo de outras opções no mercado.

Afinal, o e-mail é uma importante ferramenta de publicidade, e deve ser utilizada com inteligência para gerar bons resultados para um negócio, sobretudo com relação a clientes que já possuem interesse em negociar com você.

A estratégia tem sido utilizada por gigantes do mercado com muito sucesso, tornando este um dos melhores canais de comunicação direta com o cliente, principalmente por conta da facilidade de interação que ele oferece.

O potencial de engajamento desta plataforma é enorme, uma vez que é possível atingir pessoas do mundo inteiro com suas informações. Assim, suas vendas de placa de sinalização vertical podem se ampliar muito.

Entretanto, você deve se atentar a alguns fatores para conseguir extrair os melhores resultados com relação ao e-mail marketing.

O primeiro ponto para a utilização deste modelo é que as pessoas precisam lembrar de sua empresa.

Quando você não entra em contato com potenciais clientes, a consequência é ser deixado para trás por necessidades que aparentam ser mais urgentes na mente deles.

Entretanto, o mais importante para conseguir boas conversões é estar lá quando o cliente precisar, não quando você quiser. Um e-mail bem posicionado no momento certo pode gerar resultados impressionantes.

Portanto, o e-mail marketing acaba se tornando uma boa opção uma vez que ele é uma estratégia que garante resultados com um custo extremamente baixo, o que faz com que muitas empresas de placas informativas personalizadas apostem nesta técnica.

Alguns cuidados são necessários, sobretudo por conta do histórico de utilização do e-mail como instrumento de publicidade. No começo, o e-mail era utilizado como uma ferramenta de comunicação em massa.

As mensagens enviadas para o público não tinham muita relevância, o que acabou gerando a criação da categoria spam, ou lixo eletrônico.

Tratam-se de e-mails com publicidade rasa e sem conteúdo, que são considerados um transtorno para o cliente. No entanto, essa estratégia ainda é utilizada por empresas de cunho duvidoso.

Entretanto, o mercado hoje está muito mais consciente das utilizações corretas de ações de marketing por e-mail, criando uma forma de comunicação direta com o cliente, conseguindo assim, um potencial muito maior de vendas.

Com o e-mail marketing, você possui uma série de vantagens competitivas no mercado, como por exemplo:

  • Aumentar o tráfego em seu site ou blog;
  • Alavancar suas vendas;
  • Se tornar mais próximo de seus consumidores;
  • Alcance maior de público-alvo.

Quando bem realizado, o e-mail marketing adquire um grande potencial para manter o relacionamento com o cliente, estreitando laços e criando novas possibilidades.

Logo, quando um cliente considera o material do e-mail de qualidade, as chances de arquivá-lo ao invés de jogar fora são muito grandes. Assim, ele guardará seu anúncio de adesivo vinil personalizado até o momento certo para a compra.

Esse tipo de marketing pode ser utilizado com muitos objetivos, desde apresentar promoções e ofertas até conteúdos de valor por meio de uma newsletter.

Diferente de outros canais, a informação no e-mail não se dispersa tão rapidamente. Isso significa que o usuário ficará um bom tempo olhando o seu conteúdo, e criando um vínculo mental entre o que a sua empresa está oferecendo.

Por que usar o e-mail marketing?

O e-mail ainda é o formato mais tradicional de comunicação. Nos dias de hoje, com os avanços na tecnologia, ele tem se tornado uma necessidade, e cada vez mais pessoas continuam utilizando esta ferramenta todos os dias.

O e-mail marketing, neste caso, acaba funcionando como um flyer digital de sua empresa, que apresenta diversos conteúdos.

Isso acaba trazendo um grande potencial de comunicação com o e-mail, uma vez que ele é um veículo direto de comunicação que normalmente possui uma resposta rápida.

Por isso, é essencial compreender todas as suas vantagens na hora de escolher suas ações, sendo as principais delas:

1 – Maior alcance

O e-mail tem um alcance muito maior que outras mídias, mesmo no campo digital. Isso porque há uma quantidade ilimitada de pessoas que podem ser encontradas sem precisar de nenhum gasto para isso.

Conforme você recebe o interesse das pessoas através do cadastro de e-mail em seu site ou blog, é possível criar uma lista de transmissão, que faz com que você só precise apertar um botão para uma mensagem ser encaminhada a todos os clientes.

Isso acaba gerando um engajamento muito maior para suas outras fontes de contato, uma vez que é muito mais fácil um cliente acessar seu e-mail diariamente do que uma rede social específica ou um mensageiro instantâneo.

Assim, sua companhia é capaz de gerar um contato mais próximo com seus consumidores, podendo fidelizá-los e aumentar seu potencial de vendas.

2 – Boas previsões

Quando você utiliza a ferramenta do e-mail marketing, consegue identificar quando e para quem está enviando uma mensagem, diferentemente de um cartão de visita colorido.

Esse tipo de ação permite uma personalização muito maior, garantindo que o cliente estará acessando o e-mail quando ele chegar.

Embora alterações possam acontecer, as chances de sucesso dessa estratégia são muito maiores, uma vez que o e-mail marketing lida com rotinas de serviço de muitos consumidores. Por isso, basta compreender melhor seu público para ter ótimas opções.

Essa personalização deve ser inserida também no corpo do e-mail. Quando você trata o cliente pelo nome, pode criar um vínculo mais forte e uma sensação boa de valorização, que muitas vezes é fundamental para alavancar suas vendas.

Por exemplo, se a companhia deseja presentear um determinado grupo de clientes mais próximos, uma agenda personalizada com nome pode ter um efeito ainda maior de valorização.

Um cliente que esteja engajado com você certamente prestará atenção em suas ações de marketing, garantindo que sua empresa continuará conquistando resultados cada vez melhores para seus e-mails.

3 – Flexibilidade de conteúdo

A flexibilidade é uma parte importante do potencial de engajamento que o e-mail marketing pode oferecer.

Isso porque ele permite uma série de formatos diferentes que podem gerar reações diversas entre os clientes que estão consumindo esse material, logo, é possível criar desde um folheto a3 digital até um texto extenso no e-mail.

Os e-mails não possuem restrições para a criação de conteúdo. Você não é limitado por caracteres para escrever seu texto. Recursos de imagens e outras mídias também estão liberados, e você sempre pode incluir um link para um conteúdo maior.

Dessa forma, há mais possibilidade de expressar muito melhor todo o conteúdo que deseja, garantindo que todas as informações estarão disponíveis para aqueles que lerem o e-mail.

Nestes casos, é possível até mesmo gerar peças exclusivas, aproveitando todas estas funcionalidades.

Quanto mais você aproveitar os recursos disponíveis no e-mail, maiores serão as interações e vontades que a empresa terá para oferecer.

4 – Retorno financeiro

O e-mail marketing é considerado a estratégia de marketing digital mais rentável de todas as opções disponíveis no mercado. Isso significa que o custo-benefício da ação supera quaisquer outras.

Além disso, a emissão de e-mails no lugar de folhetos impressos é um grande passo em direção à sustentabilidade, o que ajuda ainda mais a empresa a se posicionar no mercado. Dessa forma, a conquista de resultados mais satisfatórios é garantida.

O e-mail marketing torna-se então um grande painel de publicidade com um custo muito mais agradável.

O custo para a produção de um e-mail marketing é muito baixo, e se você levar em conta as possibilidades de interação, compreende o porquê de tantas empresas se manterem nesse modelo de engajamento.

5 – Maior diversidade

Engana-se quem pensa que o e-mail marketing é uma fórmula padronizada. Existem diversos modelos de e-mail que podem ser usados para um bom engajamento, dependendo da necessidade que sua campanha precisa.

O mais comum de todos estes modelos é a newsletter. Neste caso, você cria uma série de conteúdos interessantes para criar uma necessidade de consumo nos seus clientes.

A newsletter deve possuir informações relevantes para que você consiga explorar melhor estes recursos, entretanto, newsletters pouco informativas acabam caindo no desgosto do público.

Os e-mails promocionais também são uma excelente forma de engajamento. Aqui, é possível oferecer alguma vantagem para os clientes que estão fidelizados, como descontos ou brindes em caso de compras na loja.

Esse formato costuma ter uma boa receptividade, aumentando ainda mais a possibilidade de engajamento com o público. Uma boa variação deste tipo de conteúdo é o e-mail sazonal.

O e-mail sazonal é aquele enviado em momentos especiais, tanto em feriados e comemorações comuns para todas as pessoas quanto mensagens direcionadas a clientes, como aquelas que parabenizam o consumidor por seu aniversário.

Considerações finais

O e-mail marketing é um canal de comunicação fundamental para qualquer estratégia de marketing da atualidade. Seu potencial de engajamento é gigantesco, e as variedades impressionam.

Por isso, é importante que seu negócio compreenda a melhor forma de utilizar essa ferramenta, gerando uma interação mais direta, que muitas vezes é o diferencial para encantar o público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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