in

Cozinha azul: saiba montar esse ambiente que é tendência

Montar uma casa é um processo desafiador que envolve pesquisar com detalhes os móveis e como combiná-los com o resto da decoração. Confira mais sobre essa tendência de investir no azul neste espaço!

A cozinha é um espaço da casa que reúne pessoas, ingredientes, sabores e aromas diversos. Por ser o lugar em que as pessoas preparam as refeições (para si e para amigos e familiares), a cozinha é o lugar que sedia memórias deliciosas e acolhedoras.

Muita gente só percebe a complexidade de uma cozinha na hora de montar uma. Além dos eletrodomésticos e móveis, esse cômodo exige uma boa organização de modo que os alimentos sejam conservados o melhor possível e os eletrodomésticos possam funcionar de forma cadenciada.

Uma das últimas tendências nessa área é a cozinha azul. Por isso, se você está montando a sua casa e quer ver porque essa cor vem tendo cada vez mais destaque em itens como armário de cozinha, mesa e cadeiras, veja mais informações.

Por que azul?

Essa cor transmite tranquilidade, calma e pode pacificar os ambientes em que aparece. Na cozinha, alguns dos tons de azul mais usados são o turquesa, o petróleo e o marinho.

O azul-turquesa é suave e vibrante e é indicado para quem quer levantar o astral da sua cozinha e deixá-la mais alegre. Essa tonalidade combina bem com gabinetes verdes, criando assim um visual mais retrô.

Já o azul-petróleo pode ser facilmente combinado não só com outros azuis como com tons de roxo também. Essa tonalidade fica ainda mais valorizada com tons de mel, móveis e materiais artesanais como madeira.

O azul-marinho é uma cor mais clássica, marcante e cheia de estilo. Essa cor é mais recomendada para quem gosta de um visual mais elegante e precisa de uma boa iluminação para que o ambiente não fique muito escuro e pesado. 

Para dar um bom acabamento, é recomendado adicionar elementos cromados para dar um toque inovador para a decoração (especialmente cores contrastantes em relação ao azul, como o laranja e o amarelo). Outra possibilidade diferente é apostar em móveis azuis com um acabamento fosco, que dá um ar mais moderno ao ambiente.

Materiais

Existem alguns materiais que ficam muito bem quando combinados com móveis azuis. Um deles é o mármore branco, que dá um ótimo acabamento e deixa a cozinha bastante simples e sofisticada, além de ser simples para limpar.

Também é possível apostar em móveis de madeira pintados de azul – esse tipo segue sendo ótimo para quem gosta de um visual despojado, inovador e de fácil manutenção.

Detalhes

O azul também pode aparecer em algumas partes da cozinha. Um exemplo é a bancada dobrável, que fica ótima na cor azul e quando é instalada em uma parede branca, criando um equilíbrio ótimo no que se refere às cores. 

Outra possibilidade para investir em azul é nos azulejos e nos puxadores de gavetas e armários. Esses detalhes são ótimos para quem curte um design mais minimalista, já que é marcado por linhas geométricas e retas.

Ilha

Um modelo que está bastante em alta é a cozinha planejada com ilha. A ideia dessa organização é que haja um móvel estrutural situado no centro da cozinha e os outros armários sejam planejados e colocados ao seu redor.

O mais indicado para esse modelo é que esse móvel central tenha a cor azul como predominante e, ao redor, os outros móveis podem vir em cores mais claras como o branco ou o bege. 

É preciso cuidado para tirar bem as medidas dos móveis, considerando o espaço que deve ser destinado à circulação de pessoas para que a cozinha fique de fato confortável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Como saber se meu cachorro não está bem?

L-commerce: o que é e qual a importância para seu negócio?