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Conheça o marketing sensorial

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O marketing sensorial é um modelo que tem sido bastante utilizado ultimamente, principalmente por conta da variedade de ações que o mercado se propõe. Afinal, explorar os sentidos de seus consumidores é uma excelente maneira de converter uma venda.

É chamado de marketing sensorial toda e qualquer ação que envolve um ou mais sentidos para aplicar suas estratégias e táticas de vendas, o que pode até mesmo extrapolar as ações definidas pela empresa.

Isso porque cada interação de uma pessoa com seus sentidos é única, e muitas vezes um aroma, sabor ou textura acaba chamando a atenção, mesmo que essa não fosse a ideia inicial.

Mesmo a ausência de sensação é importante. Quando você faz uma analise agua, é fundamental que ela não tenha nenhum gosto ou odor.

Qualquer ação que utiliza os sentidos, desde a playlist de músicas que você pretende tocar para atrair novos clientes até a iluminação e as cores da loja física, tem um impacto direto no marketing sensorial.

Por que usar o marketing sensorial?

Quando você usa uma sensação capaz de trazer de volta uma lembrança a um cliente, como o aroma que era comum em sua infância ou a sensação de conforto em sua pele ao experimentar um roupão de banho, por exemplo, traz uma grande vantagem para a marca.

Isso porque ele acaba estabelecendo um vínculo afetivo direto com a marca, tendo grandes chances de consumir outras vezes por conta dessa lembrança.

Esse vínculo se torna profundo, o que faz com que o consumidor nem perceba que essa ação o levou a comprar. O marketing sensorial se esforça para não ser uma tática de venda direta, abusiva ou invasiva na realidade de seus clientes.

Todas as pessoas têm, pelo menos, uma história de um vendedor que a incomodou a ponto de ela desistir de uma compra. Isso é mais comum do que parece, sobretudo em ambientes onde um funcionário é forçado a vender, como grandes lojas de departamento.

Entretanto, quando uma empresa utiliza ferramentas suaves para atrair sua atenção, na hora da abordagem de um vendedor você estará muito mais relaxado, pronto para ouvir o que ele tem a dizer e até consumir mais produtos da loja.

Assim, é possível ter um impacto visual de uma assistencia tecnica de informatica computador trabalhando e lembrar-se dela quando precisar do serviço.

O marketing sensorial é uma técnica que entra na linha do novo marketing, aquele que busca resultados de maneiras menos invasivas, pois compreende as mudanças que o mercado tem passado.

Não há mais espaço para as publicidades diretas e agressivas, sendo que muitas empresas acabam perdendo clientes e diminuindo suas vendas por tentarem manter esse modelo de negócios.

Hoje, a experiência do cliente acaba sendo muito mais importante, criando um ambiente de conforto e qualidade para que o consumidor tenha a certeza de que está fazendo a escolha certa ao assinar com uma determinada companhia.

Diversos negócios têm sofrido especificamente com isso. Em um ambiente cada vez mais competitivo, encantar o consumidor se tornou a prioridade número um da maioria.

Quando você tem o conhecimento do marketing sensorial, pode usar isso como um trunfo. Assim, sua fabrica de concreto especial obtém novas possibilidades para conseguir vender melhor.

Assim, será possível explorar muito melhor o mercado atual, apresentando os conceitos de estímulos sensoriais para todos os consumidores que entrarem em contato através desse tipo de recurso.

Aumentando seus clientes com o marketing sensorial

A utilização do marketing sensorial como fonte de angariar clientes não é uma estratégia nova, mas é uma que certamente é funcional. Boa parte das pessoas acabam sendo completamente estimuladas por esse modelo de ação.

Cada um dos cinco sentidos básicos tem um impacto direto no marketing sensorial. Entender essas ações é fundamental para uma companhia aproveitar melhor os recursos oferecidos enquanto empresa.

A visão

Esse é um dos principais recursos para o marketing. É através da visão que os clientes e consumidores aproveitam para conhecer mais sobre um produto ou serviço, visto que ela está direcionada a ações que têm um impacto forte visual, como teatro e cinema.

Inclusive, uma manta hospitalar vinilico pode acabar sendo muito mais atrativa se tiver um bom visual.

Esse conceito artístico pode ser aplicado para auxiliar a base de negociação, criando um ambiente mais agradável e menos invasivo para o cliente. A visão é algo que notamos constantemente, e por isso, é importante saber como agir.

O tato

O tato é um sentimento que pode modificar a experiência de um usuário. O tato representa o desejo do cliente em tocar o produto, segurá-lo em mãos para conseguir comprovar sua eficácia.

Tudo que envolve toque está inserido nesse modelo, tornando mais difícil identificar os padrões para realizar ações de marketing estruturadas. É essencial que o cliente tenha a possibilidade de:

  • Tocar;
  • Sentir a textura;
  • Interagir;
  • Identificar o peso.

Todas essas ações e muitas outras têm um impacto direto em diversas sensações, e é preciso saber aproveitar para conseguir conquistar um espaço adequado.

O olfato e o paladar

Tanto o olfato quanto o paladar trazem sensações de satisfação e de sabor. Os aromas fazem toda a diferença em uma apresentação culinária, e o resultado pode ser oferecido com qualidade. grafica cartao de visita

É comum nos encantamos por um belo perfume que permeia a rua, ou o cheiro de café fresco sendo feito. Por isso, você deve incentivar as ações afirmativas para aproveitar esses elementos e trazer o consumidor para mais perto.

A audição

A audição é uma ferramenta intermediária. Isso porque, através dela, a empresa pode aproveitar inúmeras oportunidades, desde que os recursos estejam disponíveis.

Música ambiente e até mesmo temáticas podem fazer uma marca se sentir muito representada.

Os conceitos musicais são muito amplos, então é interessante pensar no tipo de sentimento que você utilizará e que sentimentos está tentando evocar com esse recurso.

Benefícios desse tipo de marketing

Existem alguns recursos simples que alguns consumidores consideram muito na hora da compra. Portanto, utilizar as técnicas de marketing sensorial para conseguir um melhor resultado pode ser uma excelente ideia.

Um pintor comercial, por exemplo, pode usar a técnica para aumentar suas vendas.

Por isso, muitas empresas ainda têm receio de realizar a aplicação. Lidar com o psicológico e com as sensações de seus clientes demanda preparo e estudo para que não seja feito nada de maneira errônea.

1 – Aumenta o desejo de compra

Muitos indivíduos têm medo da mudança. Entretanto, ela é uma parte natural da evolução e é muito difícil engajar clientes atualmente sem ter que explorar seus emocionais ou abalá-los.

Para aumentar seu desejo de compra dentro desse tipo de cenário, é preciso explorar todo o seu potencial, embora esse tipo de ação acabe sendo produtiva por si só.

2 – Cria vínculos com o cliente

Seja pelo fator nostálgico ou qualquer outra ação, é importante pensar nos vínculos da empresa com consumidores, tornando o relacionamento muito mais saudável.

As sensações estão diretamente ligadas e impactadas a conceitos como memória e sentimentos de afetividade. Assim, em uma construcao comercial, você pode dar a sua identidade especial, encantando os clientes.

Quando esse tipo de ação dispara algum gatilho, é comum encontrar uma identificação mais assertiva, que pode acabar atraindo o cliente.

Esses vínculos emocionais acabam marcando a empresa, tornando-a muito mais próxima do cliente, fazendo com que o mesmo acaba se fidelizando pelos serviços ou atividades da empresa.

3 – Explorar melhor seus produtos

Através dos sentidos, o cliente pode ter uma concepção muito maior e mais completa de seus produtos.

Para alguns itens isso faz uma grande diferença, sobretudo itens de uso comum. Uma roupa que serve bem, e que tem uma sensação gostosa pelo tecido de qualidade, acaba ajudando a vender melhor.

Por isso, em muitas lojas, a opção de experimentar um item está disponível. Isso permite que o cliente tenha uma experiência sensorial com o produto e acabe ficando com aquela impressão.

Ao usar os serviços de uma grafica online atual card, é possível apresentar muito melhor produtos com cartões de visita e placas informativas.

Se o cliente se impactou positivamente pela sensação que o produto apresentou, ele irá consumi-lo. Mesmo que não de imediato, o produto ficará na cabeça do consumidor, que eventualmente voltará para consumir.

4 – Desenvolve sua identidade

Algumas empresas são facilmente identificadas por cheiros, cores ou outros recursos sensoriais. Dessa maneira, você consegue explorar sua identidade visual em um nível que simplesmente ao sentir algo, o cliente se recordará do seu negócio.

Essa ação acaba fazendo com que o subconsciente de seus clientes vincule alguma ferramenta a sua empresa, seja o aroma, a música ambiente tocando ou outro modelo.

Considerações finais

O marketing sensorial é uma experiência diferente do que você está acostumado no mercado quando é feito de maneira proposital. Entretanto, trata-se de uma ferramenta que costuma ser mais usada do que se imagina.

O marketing sensorial permite que uma empresa se torne uma referência em sua área, simplesmente aproveitando pontos-chave para conseguir explorar todo o potencial de negociação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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