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Como utilizar o marketing viral?

marketing viral
Blogger promoting product or service in social media vector illustration. Potential product consumer following influencer advice. Online engagement communication business, influence marketing

O marketing viral é uma estratégia que tem o intuito de atrair e surpreender o público, levando as pessoas a espalharem uma mensagem, gerando o que chamamos de buzz (ou zumbido, em português) sobre determinado assunto.

Trata-se de uma ação que custa menos do que as tradicionais, uma vez que o canal utilizado é o próprio público-alvo.

Quando uma pessoa compartilha uma informação com outros indivíduos que pertencem ao seu ciclo de convivência, a mensagem tende a se espalhar rapidamente.

Provas disso são as histórias, piadas, músicas e outros conteúdos de conhecimento público que vemos por aí, e alguns especialistas em marketing, de olho nos efeitos dessa prática, criaram estratégias que causam o mesmo efeito.

Somado ao advento da internet, espalhar uma notícia ficou ainda mais fácil. Basta que uma pessoa compartilhe o conteúdo e ele vai impactar várias outras.

Domar esse efeito é o desejo e até a ambição de muitos profissionais de marketing. No entanto, mais do que saber elaborar uma mensagem de efeito, é saber criar uma mensagem que não seja mal interpretada pelas pessoas.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o conceito de marketing viral, como elaborá-lo e quais são as suas vantagens. Acompanhe!

Marketing viral: o que é?

O marketing viral é uma estratégia que tem como objetivo explorar a conexão entre as pessoas para espalhar e viralizar uma mensagem. Trata-se de uma técnica com custos menores do que as ações tradicionais, uma vez que o meio para fazê-lo é o próprio público.

Em outras palavras, trata-se de todo e qualquer material de cunho publicitário que encoraja as pessoas a passarem uma mensagem adiante.

Entretanto, esse tipo de marketing só vai funcionar se o produto ou serviço oferecido atender às suas expectativas, como no caso de uma escola de educacao infantil bercario.

Esse tipo de serviço transmite o valor do que está sendo oferecido, como algo de interesse e que compensa o investimento, tanto de tempo quanto de dinheiro.

Como elaborar estratégias de marketing viral?

Para cumprir essa tarefa, diga-se de passagem, grandiosa, é essencial investir em boas práticas. Dentre elas:

1 – Criar uma campanha de fácil absorção

O acesso ao material por parte do público deve ser facilitado, portanto, não é o melhor momento para criar formulários. Quanto mais fácil as pessoas visualizarem a mensagem, melhor. Um bom exemplo são materiais, como:

  • Imagens;
  • Ilustrações;
  • Vídeos;
  • Frases curtas.

Diversos especialistas investem em materiais de audiovisual, pelos mais variados canais de mídia, principalmente TV e internet. A partir disso, esses conteúdos podem ser usados em outras ações, como rádio, revistas e jornais.

Quanto aos vídeos, eles são muito vantajosos para qualquer tipo de empresa, como um fabricante de adesivo de vinil, por conta do crescente uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Para os usuários, é muito mais fácil baixar materiais nesses formatos do que peças gráficas que precisam de mais tempo e dedicação para a compreensão.

2 – Usar canais de massa

A internet oferece canais de massa simples para diversos tipos de campanhas, como no caso do YouTube, que permite a fácil visualização dos materiais.

A plataforma ainda oferece botões que permitem o rápido compartilhamento do conteúdo em perfis nas redes sociais, além das funções básicas para aumentar o engajamento, como curtir e comentar.

Usar canais de massa como o YouTube é uma ação decisiva para um fabricante de equipamentos para cozinha industrial que queira fazer marketing viral.

Se a mensagem precisa ser de fácil acesso, como falamos no item acima, o YouTube é o melhor caminho perfeito para fazer isso acontecer.

3 – Focar no ciclo de vendas

As propagandas precisam vender uma realidade, e isso não se restringe apenas aos recursos lúdicos ou metáforas, mas na verdade absoluta daquilo que seu produto ou serviço tem a oferecer.

Quando uma empresa investe em marketing, ela potencializa tudo aquilo que a solução tem de boa, de forma que ela atenda às necessidades do público-alvo.

Um bom exemplo disso é quando uma pessoa vê uma propaganda de um fogão totalmente em inox. Ao ir até uma loja, ela encontra o mesmo fogão, mas com detalhes em branco. Ao pesquisar mais um pouco, descobre que a versão em inox não está disponível para venda.

No mínimo, esse consumidor vai se sentir muito decepcionado, afinal, ele gostou de determinado modelo que viu na propaganda. Na pior hipótese, ele vai se sentir enganado pela marca.

Além disso, ao anunciar em um busdoor anuncio em amazonas, a marca precisa se garantir de que é capaz de atender à demanda, para que todas as pessoas possam ter acesso ao produto ou serviço.

Ademais, as equipes de atendimento e vendas devem estar preparadas para responder às dúvidas dos clientes, falar sobre todas as funcionalidades e quaisquer outros assuntos relacionados à solução da propaganda viral.

4 – Produzir um material surpreendente

Mais do que criar uma mensagem carregada de humor, é essencial que seu conteúdo surpreenda o público e traga algo que as pessoas não imaginam. Além disso, o resultado precisa ser algo bem-vindo para os receptores.

O objetivo é fazer alguma coisa diferente, como um depoimento, uma risada ou uma visão que ninguém ainda teve. Mas conseguir isso é algo trabalhoso e que exige muita dedicação.

Também é necessário fugir do comum e nortear as estratégias de marketing para que elas possam, de fato, surpreender a audiência.

5 – Não querer que seja viral

Pode ser confuso, em um primeiro momento, criar uma campanha para ser viral, sem desejar que ela assim o seja. No entanto, é fundamental refletir sobre esse ponto porque nada garante que uma ação vai viralizar.

No caso de qualquer empresa, como uma assistencia tecnica de gerador a diesel, o sucesso vai depender de um fator externo: o público.

São as pessoas que vão decidir o que merece ou não ser visto e compartilhado. Algumas pessoas acreditam que existem meios para garantir a viralização, o que não é verdade.

Um empurrão inicial é até bem-vindo, mas se a ideia não for comprada pela audiência, não há muito o que fazer.

6 – Entender que não refere-se a seu produto

Nós falamos aqui, em meio às dicas, que você precisa vender a verdade sobre seu produto ou serviço, mas isso não significa transformar a campanha em um manual a respeito dele.

O objetivo é naturalizar a empresa e sua marca, como no caso de uma especializada em entrega de encomendas com motoboy.

Em outras palavras, o intuito é fazer com que as pessoas se sintam tão empolgadas com a mensagem que elas não se importam com o cunho comercial.

Portanto, aposte nas funcionalidades das soluções e nas respostas que elas podem trazer para as pessoas.

Por dentro dos benefícios do marketing viral

Existem várias razões que justificam a necessidade de qualquer negócio investir no marketing viral. Por exemplo, a partir do momento em que um fabricante de cadeira para call center conquista o status de viral, ele tem mais chances de popularizar seu produto.

Consequentemente, terá mais oportunidades de vendas e a conquista de novos clientes. Mas, antes que você tome a iniciativa como garantida, é essencial reforçar que nem todas as campanhas vão viralizar, como falamos anteriormente.

Entretanto, a partir do momento em que a marca começa a buscar formatos que agradam ao público-alvo e criar mensagens que incentivam o compartilhamento, começa a ficar mais fácil conquistar o mercado.

Aliás, podemos dizer que todo esse trabalho serve como um treino para que, pouco a pouco, você encontre a fórmula perfeita para criar uma campanha que realmente viralize.

Isso é mais importante quando olhamos ao redor e percebemos como o mercado, apesar de cada vez mais competitivo, eliminou suas barreiras.

Uma pequena loja online pode enviar produtos para o mundo inteiro assim como uma grande exportadora de porta adesivo em acrilico para loja.

Mas essa facilidade leva as empresas a lutarem cada vez mais por um lugar ao sol e fortalecer a marca, e nesse momento, o marketing viral vem para colocar o seu negócio no topo das preferências.

Além de ajudar as marcas a se destacarem, esse tipo de estratégia ainda ajuda o consumidor, que não vai mais se sentir tão angustiado diante de várias possibilidades para um mesmo produto ou serviço.

Conclusão

Existem muitas outras empresas vendendo a mesma solução que o seu negócio neste exato momento, e elas estão em busca da confiança e da credibilidade por parte do consumidor.

Conquistar a atenção do público não é fácil, muito menos fazer com que eles repassem a sua mensagem, mas com boas estratégias de marketing viral, isso é possível.

Neste artigo, você aprendeu a fazer uma boa campanha para que a sua marca esteja na mente e na boca do povo, portanto, não perca tempo e comece já a colocar em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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