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Como uma empresa pode se promover pelo Clubhouse?

O Clubhouse é uma rede social criada em 2020 que tem como função principal manter discussões em tempo real, utilizando apenas mensagens de voz. Sua popularização se deu no início de 2021, quando a plataforma começou a ganhar mais notoriedade.

Com o aumento nos acessos, a empresa, que atualmente disponibiliza o aplicativo apenas em dispositivos iOS, já começou a estudar formas de mudar sua estrutura para acomodar também usuários do sistema Android, que é a grande maioria dos consumidores.

Para conseguir fazer parte do aplicativo e participar das salas, que são como são chamados os espaços de discussão criados no aplicativo, você precisa de um convite de alguém que já faz parte da plataforma.

Embora não seja difícil encontrar um usuário que já participa do Clubhouse, esse tipo de restrição acabou chamando ainda mais atenção, fazendo com que as pessoas buscassem ativamente fazer parte da plataforma.

A grande explosão de acessos aconteceu quando figuras ilustres começaram a surgir nas salas, permitindo um acesso muito mais direto a elas. Nos Estados Unidos, nomes como Elon Musk, Oprah Winfrey e o rapper Drake atraíram muita atenção.

Aqui no Brasil, a cantora Anitta e Boninho, diretor do reality show Big Brother Brasil, foram alguns dos principais impulsionadores de acesso pelos usuários.

Com um mercado em ascensão cada vez maior, é ideal que as marcas comecem a pensar em formas de se posicionar dentro do Clubhouse.

Você pode alugar uma sala comercial por hora para ter mais liberdade e criar conteúdo para a plataforma, aproveitando o silêncio deste espaço para interagir com várias pessoas sobre assuntos relacionados a sua empresa, por exemplo.

Isso porque os usuários da internet passam a maior parte de seu tempo conectados interagindo nestas redes. Algumas até mesmo desenvolveram ferramentas próprias para empreendedores poderem aplicar suas estratégias de marketing digital com tranquilidade.

Por se tratar de uma rede social em franca ascensão, ainda é um mercado muito recente e que pode ser explorado por empresas que tomem a dianteira na produção de conteúdo.

As possibilidades são inúmeras. Para uma bilíngue escola, criar uma sala de conversação pode ser um ótimo meio de praticar o segundo idioma.

Por que estar no Clubhouse?

Para um empreendedor, o Clubhouse é mais do que uma oportunidade de negócios. Além das celebridades, CEOs famosos e donos de empresas multinacionais estão aproveitando a rede social como forma de dialogar e apresentar ideias inovadoras para os participantes.

Neste caso, além da utilização comercial, ainda é possível aproveitar o conhecimento de gigantes do mercado para ter insights sobre os próximos passos a tomar em relação a sua empresa.

Você também pode se beneficiar da experiência para ter uma compreensão melhor de como está o mercado mundial, e até mesmo começar a conversar com estas pessoas, aumentando assim seu networking.

Enquanto empreendedor, ao utilizar a plataforma, mais oportunidades você terá de apresentar sua realidade e a de sua empresa, expondo sua marca para grandes nomes e possíveis aliados no futuro. Quanto mais conseguir trabalhar esse conteúdo, melhor.

Por exemplo, se você tem um espaço de coworking, pode aproveitar o espaço da plataforma para mencionar as vantagens de ter uma sala comercial compartilhada.

Como ter destaque na plataforma?

Um dos principais pontos de estar presente em qualquer rede social é conseguir promover sua marca. É importante que seu conteúdo chegue até as pessoas certas, alcançando um nível de autoridade muito maior no mercado.

No Clubhouse não é diferente. Utilizar a ferramenta como uma forma de promoção da sua empresa depende de técnicas fundamentais que você utilizará para atrair pessoas interessadas no que você compartilha na plataforma.

O marketing de conteúdo aqui é essencial, pois ele acaba gerando um maior interesse no que você tem a oferecer. Quanto mais você publicar, maiores serão as chances de sua empresa ser descoberta por novas pessoas.

Por isso, o principal passo para ter sucesso dentro do aplicativo é conseguir se tornar um influenciador digital. As pessoas precisam te conhecer e querer ouvir o que você tem a dizer para começarem a acompanhar seu trabalho.

Dessa forma, a conquista de um bom espaço na plataforma é certa, fazendo com que as pessoas que ouvem o que você tem a dizer procurem mais sobre sua empresa e, como consequência, se tornando leads e até mesmo convertendo-se em clientes.

1 – Conhecendo seu público

A primeira etapa para o sucesso de qualquer empresa é entender quem é seu público-alvo. Estas pessoas são um grupo que você segmenta por estarem mais alinhados a seus produtos ou serviços. É possível identificar seu público-alvo por diversos fatores, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Gostos e hobbies;
  • Classe social.

Se você trabalha com motoboy urgente, por exemplo, é importante delimitar o tipo de cliente que irá procurar esse tipo de serviço.

Depois de identificar seu público-alvo, é necessário encontrá-lo na plataforma. O Clubhouse ainda é um aplicativo restrito, o que torna os consumidores mais exigentes.

É importante saber como interagir e como segmentar este público para não acabar afastando essas pessoas e perdendo boas oportunidades comerciais. O principal ponto aqui é o quão relevante você consegue ser.

O diálogo é fundamental, especialmente nesse aplicativo, que prioriza os debates e a interação por áudio. Por isso, é preciso que se saiba o que dizer e quando dizer. A confiança e a autoridade chegarão até você por uma boa apresentação.

No caso de uma clínica, ao explicar por que é importante realizar um exame toxicológico admissional, acaba por levar assuntos interessantes para um grupo de pessoas curiosas, e o foco é voltado para você.

Nenhum cliente é convencido por uma pessoa que não consegue oferecer um bom conteúdo sobre o material que você produz. Por isso, é preciso demonstrar firmeza e assertividade sempre que for falar de algum assunto do qual você é uma autoridade.

2 – Seja original

O melhor momento para entrar no aplicativo é agora, enquanto ele ainda é uma novidade. Isso porque seu conteúdo acabará sendo original, e o nicho de atuação que você está buscando estará pronto para receber o que você tem a dizer.

Entretanto, ser um dos primeiros tem sua cota de responsabilidade. É necessário ter em mente que a exposição neste caso é muito maior, o que acaba fazendo com que o foco esteja em você.

Vender uma tornozeleira feminina ouro pode não ser uma possibilidade na plataforma, mas comunicar-se em uma sala de moda sobre o avanço dessa tendência certamente atrairá novas pessoas para sua loja.

Se o conteúdo que sua empresa apresentar for de qualidade, acabará sendo um grande benefício para o negócio, que começará a ter uma visibilidade muito maior. Entretanto, um conteúdo fraco ou pouco original pode acabar diminuindo sua imagem no Clubhouse.

Um bom meio de solucionar qualquer problema que venha a surgir é convidar pessoas especializadas em assuntos que deseja abordar, passando uma maior credibilidade para seu conteúdo e atraindo ainda mais pessoas interessadas em ouvir o que você tem a dizer.

3 – Comunicação é fundamental

 A comunicação é essencial em qualquer rede social. Entretanto, na maioria delas é possível “maquiar” a comunicação através da edição de imagens, a revisão e reestruturação de textos e outros artifícios. Entretanto, no Clubhouse, não há saída para isso.

Você estará o tempo inteiro se comunicando, com seu vocabulário e conhecimentos. Por isso, é imprescindível que consiga se comunicar bem para ser capaz de se engajar e se sobressair na rede social.

Por exemplo, você pode explicar para as pessoas de uma sala todos os detalhes de um contrato de prestação de serviços motoboy, tirando qualquer dúvida que surgir no caminho.

Algumas pessoas usam o humor como uma forma de interagir com o público e captar sua atenção, enquanto outros, contam suas histórias e transmitem conhecimento. Não há uma fórmula para conseguir o engajamento adequado.

Entretanto, o ideal é que você mostre aquilo que sabe fazer de melhor. Não tente copiar o resultado de outra pessoa, pois sua expertise pode acabar sendo diferente e tendo um resultado completamente insatisfatório.

A possibilidade de ter um canal aberto e ao vivo de comunicação com seu público é uma exclusividade do Clubhouse, e deve-se aproveitar isso da melhor forma possível para conseguir engajamentos positivos.

4 – Apresentando solução de problemas

Uma das principais razões de muitas pessoas estarem interagindo com empresas é porque elas buscam solução para as necessidades que encontram. O perfil atual de cliente é aquele em que a pessoa não deseja receber uma oferta de produto, e sim, uma solução.

Por isso, quanto mais sua empresa for capaz de interagir como um solucionador, mais as pessoas irão te ouvir. Esse elemento é parte fundamental do marketing de conteúdo, não é necessário vender os produtos de sua empresa diretamente na plataforma.

Se você trabalha com uniformes, pode criar uma sala sobre a importância de um bom material para o kimono infantil judô, atraindo pais interessados para seu conteúdo externo.

Quando se cria uma narrativa e apresenta soluções possíveis para resolver um determinado problema, as chances de você ser ouvido são muito maiores.

Logo, no momento de comprar um produto ou contratar um serviço, será da sua empresa que os usuários se lembrarão.

Considerações finais

O Clubhouse tem potencial para se tornar uma das principais redes em 2021. Pensando nisso, é essencial ter em mente que ela é completamente diferente de tudo o que se viu no mercado até hoje.

A plataforma não é um local de vendas, e sim, de troca de experiências. Quanto mais você conseguir se aproximar de seu público utilizando a plataforma, maiores são as chances de que estas pessoas procurarão sua empresa em outras redes sociais.

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