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Como trabalhar CRO?

CRO

CRO é uma sigla para Conversion Rate Optimization, que em português significa “Otimização da Taxa de Conversão”. 

Trata-se de uma estratégia utilizada para aprimorar constantemente tudo o que está presente em um site, de modo a atrair e converter os visitantes.

A conversão é muito importante e por isso é uma das prioridades do marketing digital, é por meio delas que as empresas conquistam mais clientes em seus canais. 

Todavia, mesmo as marcas que usam várias plataformas, geralmente, a conversão acontece no site.

Precisamos criar uma estratégia que tenha foco total na otimização de conversões, pois é a partir disso que, ao longo do tempo, conseguimos obter bons resultados.

É justamente a partir dessa necessidade que temos o CRO, independentemente do seu segmento ou do porte do seu negócio, essa estratégia de conversão te ajuda a aumentar o ROI (Retorno sobre os Investimentos).

Qualquer empresa que trabalhe com marketing digital precisa de boas taxas de conversão, e sendo as ações de marketing pela internet essenciais para qualquer marca, você precisa entender um pouco mais sobre o CRO.

Neste artigo, vamos explicar o seu conceito, como ele pode ser calculado e as vantagens dessa prática. 

O que é CRO?

O CRO é uma estratégia que tem como foco otimizar todos os elementos do site de uma empresa, para que assim ela possa atrair e converter um número maior de usuários.

Quando uma empresa investe em marketing digital, ela aprende a fazer do seu site um canal de vendas.

Visto que os visitantes podem solicitar orçamento de manutenção de box de banheiro, comprar um produto ou contratar um serviço.

Mas, se você analisar todos os visitantes que sua plataforma recebe, quantos deles estão realmente se transformando em clientes? O levantamento desse número é o que chamamos de taxa de conversão.

O objetivo da prática é melhorar essa taxa e elevar os resultados dos processos de vendas. Consequentemente, haverá um aumento nos lucros. 

Esse trabalho se dá por meio de testes que mostram quais elementos convencem os visitantes a realizar uma ação.

Existem muitos itens dentro do site que precisam ser testados e podemos utilizar diferentes formas de fazer isso. 

E mesmo diante dessa variedade de possibilidades, o objetivo é fazer com que mais pessoas comprem com você.

Como calcular o CRO?

Saber como calcular o CRO é uma dúvida que permeia entre muitos, principalmente os empreendedores que precisam executar várias funções ao mesmo tempo.

Para calcular a taxa de conversão, a melhor maneira é multiplicar todas as conversões do site por 100 e depois dividir pelo total de visitas recebidas.

Por exemplo, se uma plataforma de roupas recebe 500 visitas por dia e consegue fazer 15 vendas, sua taxa de conversão é 3 porque: 100 x 15 / 500 = 3.

Uma empresa de serviço de limpeza pós-obra pode descobrir a sua taxa de visitas consultando a plataforma do Google Analytics. 

Você só precisa determinar o período que deseja visualizar, que pode ser:

  • Diário;
  • Semanal;
  • Mensal;
  • Semestral.

Também é possível medir períodos maiores, e quanto ao número de conversões, podemos levantá-lo com base em diferentes informações, como download, venda e contato. 

Depois de fazer isso, você só precisa aplicar a fórmula e descobrir a taxa de conversão.

Funcionamento da estratégia de CRO

Quando vamos aplicar uma estratégia de CRO, precisamos seguir um método e o nível de comprometimento em cada etapa influencia nos resultados. 

Para fazer um bom trabalho com essa estratégia é necessário:

Fazer um levantamento das informações

O teste só pode ser realizado se coletarmos informações, portanto, ele não funciona com palpites ou achismos. 

É necessário pesquisar e reunir dados que ajudem a fazer as mudanças necessárias para impedir falhas no teste.

Para coletar essas informações, uma empresa de limpeza empresarial pode utilizar ferramentas de análise de métricas, fazer pesquisas com os usuários na página, entrevistar os clientes sobre o produto e fazer testes de usabilidade.

Essas opções ajudam a fornecer dados quantitativos e qualitativos, fundamentais para a realização de testes mais precisos.

Saber interpretar os dados

Depois de fazer esse levantamento, é necessário saber como interpretar essas informações, visto que essa tarefa ajuda a encontrar maneiras de melhorar as conversões.

Além de olhar para os números, precisamos entender o que eles dizem em relação aos desejos e necessidades de quem visita a sua plataforma. 

Também precisamos descobrir porque os leads se comportam de tal maneira e o que pode ser ajustado na página.

Fazer testes

Depois de coletar os dados e identificar o que precisa ser melhorado, chegou o momento de fazer alguns testes e eles são importantes para colocar em prática as ações de utilização.

Uma empresa de transporte executivo pode utilizar os testes A/B, pois eles são mais dinâmicos e apontam com mais facilidade o que funciona melhor. 

Além disso, o trabalho de pesquisa que você fez antes aumenta a utilidade dos testes.

Melhorar as estratégias

Depois que você encontrar os ajustes que precisa fazer para atrair mais clientes, precisa colocá-los em prática o quanto antes. Entretanto, é necessário acompanhar os resultados de perto.

Depois que você encerrar os testes, verifique qual foi a variação mais apontada e faça todas as mudanças necessárias de maneira definitiva.

Manter as otimizações

Mesmo que você cuide bem dos elementos do seu site, não deve se esquecer de que o mercado muda constantemente, o que significa que a mudança que você fez pode se tornar ineficiente ao longo do tempo.

Por exemplo, se uma empresa de serviços de engenharia encontrou um elemento importante, ela precisa estar atenta à validade dele. 

Para isso, precisamos fazer um acompanhamento contínuo e assim manter o nível dos resultados.

Isso significa que as estratégias de CRO não são estáticas e podem ser trabalhadas continuamente pelas empresas.

Vantagens do CRO

O tráfego do site, mesmo orgânico, tem um custo, por conta disso, precisamos saber o que fazer com ele e obter bons resultados com as estratégias de marketing e vendas.

O objetivo do CRO é justamente ajudar o usuário a obter o melhor proveito de seu tráfego, o que vai impactar de maneira positiva as vendas e conversões, e dentre as principais vantagens desse método estão:

Melhora do ticket médio

Nós sabemos que é muito mais fácil vender um pacote completo em uma clínica de massoterapia para um cliente que já está comprando um tratamento estético, e essa oportunidade de ampliar os lucros também é por meio do CRO.

O seu site não vai simplesmente agradecer o cliente pela compra, mas sim, fazer recomendações úteis sobre outros produtos. 

É a partir disso que a compra pode ficar mais cara, portanto, tudo depende da maneira como você apresenta seus produtos.

Melhora os resultados

O CRO é uma estratégia inteligente que permite aumentar consideravelmente os seus resultados, sem que para isso você precise trabalhar mais.

Por exemplo, é por meio dele que você descobre os elementos que precisam ser alterados, incluídos ou retirados, para convencer os visitantes a realizarem uma ação que você deseja.

Um fabricante de lavadoras de piso, por exemplo, pode aumentar consideravelmente suas vendas mudando apenas a cor do seu plano de fundo.

Existem várias outras possibilidades de mudanças e alterações dentro do site, mas todas elas são apontadas pela estratégia, portanto, são alterações efetivas e assertivas para os resultados do seu negócio.

Mais economia

Tempo e dinheiro são duas coisas que as empresas querem economizar a qualquer custo, e não precisamos pensar muito para entender de que forma o CRO pode impactar um negócio nesse sentido.

Se você sabe o que precisa fazer para aumentar suas taxas de conversão, então vai gastar menos tempo e dinheiro para colocar todas essas estratégias em prática e obter bons resultados.

Para qualquer empresa, como no caso de uma lavanderia delivery, quanto maior for a taxa de conversão, menos tempo ela vai precisar para atingir suas metas e estabelecer sua receita.

Conclusão

Para implementar uma boa estratégia de CRO precisamos de planejamento e muita paciência, mesmo assim, o trabalho vale muito a pena, tendo em vista os resultados surpreendentes e inigualáveis que ele é capaz de trazer.

O site é uma plataforma importante para os negócios e deve ser uma fonte de receitas para aumentar os lucros e melhorar os resultados.

Fazer boas conversões é uma necessidade para qualquer empresa que investe em marketing digital. É dessa forma que elas conquistam novos clientes e conseguem aumentar as suas vendas.

A proposta do CRO é justamente otimizar esse processo, acertando em cheio os elementos que o site institucional precisa ter, sabendo da importância que esse canal tem como centralizador de todas as estratégias de marketing da companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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