in

Como trabalhar a decoração em espaços pequenos?

Dining area of comfortable studio flat or hotel room. Set dining table prepared for dinner with Asian cuisine. City apartment and interior concept

A decoração é o elemento que faz com que um imóvel ganhe vida e, por isso, saber como fazê-la de maneira adequada é essencial para conquistar os efeitos desejados. Esse processo é ainda mais importante quando os espaços possuem tamanhos limitados. 

Ornamentar uma sala de estar com vários metros quadrados é uma tarefa relativamente mais fácil do que a de mobiliar de maneira interessante um cômodo com menores proporções. 

Isso porque o resultado vai levar em conta uma série de aspectos, como a escolha das cores aplicadas, dos tipos de tecidos selecionados, do piso, dos objetos decorativos e todos os demais itens colocados ali. 

De qualquer modo, assim como uma reforma de fachada depende de um bom profissional para ser concluída com sucesso, a decoração de espaços pequenos também requer experiência e dedicação de quem sabe o que está fazendo. 

Afinal, aproveitar cada canto do ambiente vai fazer toda a diferença no cenário, criando um espaço bonito, elegante e confortável. Essas características são, sem dúvida, tudo o que os donos do imóvel desejam ter na sua residência. 

Investir nessa linha decorativa se tornou indispensável, uma vez que a quantidade de casas e apartamentos lançados pelas construtoras possuem metragens cada vez menores. 

Há vários motivos para isso: o tamanho das famílias é menor, assim como muitas pessoas decidem morar sozinha, ou até mesmo porque se passa cada vez menos tempo dentro de casa, de modo que o dia a dia das pessoas é tomado de atividades externas. 

Por isso, a decoração de espaços pequenos é uma realidade bastante presente para os profissionais do ramo, e saber como fazer um trabalho mais direcionado é fundamental. 

Se você tem um imóvel e está buscando maneiras de decorar os diferentes ambientes com limitação de metragem, este artigo pode ajudar no processo. Então, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto. 

Vantagens de decorar ambientes pequenos

Quando se decide comprar um imóvel, o momento de decorá-lo é um dos mais agradáveis, justamente porque é com a escolha de cada item que será utilizado na casa que ela começa a ganhar mais personalidade e ter as características que agradam aos moradores. 

Além disso, é nesta etapa do processo que se pode idealizar a sala de TV planejada perfeita, que será um dos locais da residência que renderá várias boas memórias para a família. 

De fato, há uma série de vantagens que podem ser colhidas por quem quer decorar a casa e possui limitação de espaço. Algumas delas são:

  • Um melhor aproveitamento do espaço;
  • A organização do ambiente;
  • A otimização da decoração;
  • A criação de um estilo.

A decoração aplicada de maneira inteligente pode ser uma maneira simples e prática de aproveitar os espaços, o que gera maior conforto e uma sensação de amplitude nos ambientes. 

Além disso, é possível organizá-los de forma mais funcional, evitando que o excesso de objetos e itens nos cômodos crie um aspecto bagunçado e desordenado no lar. 

Trabalhar a decoração em espaços pequenos também otimiza o visual geral da casa, e pode ser interessante para integrar ambientes, o que proporciona um aproveitamento ainda maior do local. 

Por fim, vale dizer que uma boa ornamentação da casa faz com que ela tenha um estilo próprio, que a valoriza de modo inconfundível. O uso de um pendente de luz e de um tapete diferenciado podem ser fundamentais nesse processo, por exemplo. 

Essas são apenas algumas das vantagens que mostram o quanto é importante decorar bem uma casa pequena, fazendo com que ela se torne mais aconchegante e que ofereça uma beleza sem igual. 

Cuidados para tomar na decoração de espaços reduzidos

Assim como a construção de uma casa demanda cuidados, como a impermeabilização de laje exposta, decorar o imóvel também requer uma atenção especial para que se colha o resultado desejado. 

Quando o espaço da residência é de menores proporções, o ideal é que haja uma especial dedicação para que alguns erros não sejam cometidos no processo, de modo que a ornamentação dos diferentes ambientes não seja prejudicada. 

Sendo assim, saber o que se deve evitar e os motivos para isso são informações fundamentais para ter mais sucesso no projeto de decoração do imóvel. 

1. Escolher a mobília do tamanho adequado

Um dos pontos mais importantes para se estar atento na decoração de um espaço pequeno é justamente o tamanho dos móveis que serão usados no local. 

Assim como o uso de uma mesa de escritório para duas pessoas pode ser mais apropriado do que adquirir duas mesas individuais, saber calcular o tamanho do sofá ou de um armário na cozinha faz toda a diferença na decoração. 

Não à toa, muitos proprietários decidem recorrer aos móveis planejados com alternativa para preencher os diferentes cômodos, tendo a certeza de que eles vão se encaixar perfeitamente no espaço disponível. 

2. Selecionar cores diferenciadas

É muito comum encontrar imóveis pequenos nos quais existe a predominância da cor branca nos ambientes, uma vez que se espera que o tom claro favoreça a iluminação e traga uma sensação de amplitude. 

De fato, ela colabora nesses aspectos, mas não é preciso deixar a casa toda monocromática para conseguir uma boa decoração. 

É possível usar outros tons nos ambientes, que podem ser mais claros, como o bege ou o cinza, e que criam um design exclusivo para o lar. 

Sendo assim, ao adquirir o material de pintura da casa e ao escolher os móveis e os artigos decorativos, não deixe de variar na escolha das cores, e aplique maior beleza na sua residência.

3. Aproveitar as paredes

Em geral, no processo de decoração de um imóvel, os proprietários podem ter dúvida sobre o que posicionar nas paredes, com receio de criar ambientes muito carregados. 

Mas assim como um telhado de vidro com madeira pode ser indispensável para deixar o quintal da casa protegido e muito mais bonito, decorar as paredes é indispensável para desfrutar de uma decoração mais interessante e funcional. 

Por isso, em vez de evitar posicionar quadros na casa, utilize essa alternativa no lugar de inserir vários móveis ou objetos nos cômodos, o que deixará o local mais livre, sem que ele perca a elegância necessária para a sua valorização. 

Ao tomar esses cuidados no processo de decoração da casa, certamente os espaços pequenos serão aproveitados de modo mais integrado, ajudando a obter assim uma ornamentação interessante e agradável. 

Quais tipos de decoração são ideais para áreas pequenas?

Entender as necessidades do seu lar é o primeiro passo para conseguir otimizar a decoração dele, de modo que as escolhas possam trazer bons resultados para a aparência do imóvel. 

Sendo assim, escolher os itens que vão compor os sistemas de automação residencial é tão importante quanto saber quais tipos de decoração fazem sentido em espaços pequenos.

Afinal, isso ajuda a selecionar melhor o que faz sentido para a sua casa. Por isso, confira algumas opções a seguir.

Utilize espelhos

A instalação de espelhos na decoração da casa pode ser uma forma interessante de criar um efeito de amplitude no local, uma vez que o reflexo de um influencia no outro. 

Além disso, eles podem ser utilizados em qualquer cômodo, seja na sala de estar ou cozinha, e até mesmo no banheiro ou no dormitório. Com isso, o resultado será interessante e poderá trazer maior beleza para a residência. 

Invista em iluminação natural

A iluminação natural é importante para que os ambientes fiquem mais reluzentes e menos fechados. Por isso, costuma ser uma ótima maneira de proporcionar maior conforto na casa. 

Sendo assim, a dica é evitar o uso de cortinas muito pesadas ou escuras, dando preferência por cores claras e mais leves, que permitem a maior entrada da luz externa nos cômodos. 

Priorize a funcionalidade

Em vez de optar por móveis convencionais para a sua casa, uma sugestão é procurar por modelos funcionais, que são mais práticos e otimizam o espaço. 

Exemplos disso são: sofá-cama, poltronas com espaço para guardar livros, camas com gavetas, estantes rotativas e outros tipos de peças que possuam mais de uma função. 

Dessa forma, é possível aproveitar o espaço de maneira mais eficiente, sem deixar de desfrutar de uma casa completa. 

Siga o minimalismo

Uma das tendências decorativas mais fortes do momento é o minimalismo, ou seja, o uso de poucos, mas de bons móveis. 

Além de deixar os cômodos mais livres, é possível investir na compra de produtos com maior qualidade e realizar uma decoração criativa e bem direcionada para as preferências dos moradores. 

Ao contrário do que se imagina, trabalhar uma decoração em espaços pequenos exige cautela, mas também pode ser muito mais simples, ao mesmo tempo em que oferece bons resultados. 

Por isso, não deixe de seguir as dicas apresentadas neste conteúdo e tenha a certeza de conquistar um imóvel bonito e funcional, valorizando-o da forma desejada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

7 hobbies para começar hoje mesmo!

Primeira troca de óleo do veículo? Saiba algumas dicas