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Como nutrir leads de maneira eficaz?

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Hoje em dia, muitas estratégias de marketing têm como objetivo nutrir leads, isto é, manter um relacionamento mais próximo com os potenciais clientes. 

Dessa forma, é possível convencê-los mais facilmente a realizar uma compra, ou até mesmo, fidelizá-los.

Para quem não sabe como nutrir leads de maneira eficaz. O artigo de hoje é justamente sobre isso, trazendo algumas dicas para você melhorar a sua estratégia e alcançar o sucesso. 

Primeiro: o que são leads?

Os leads referem-se aos potenciais clientes da sua empresa. Normalmente, eles são caracterizados pelos visitantes da sua página que deixaram algum tipo de contato, como o e-mail, bem como informações pessoais ou profissionais.

É comum que esses dados sejam fornecidos em troca de algum material relevante, como um e-book, webinar, cupom de desconto, entre outros conteúdos.

Assim, a partir desse contato, é possível iniciar um relacionamento com o consumidor, conduzindo-o até a compra.

Por exemplo, uma empresa pode oferecer um e-book com dicas de atividades de estimulação sensorial, em troca de um contato de e-mail.

Como consequência, é possível ajudar no crescimento da sua marca, oferecendo algo que faça sentido para o usuário e, além disso, aumentar as chances de venda dos produtos ou serviços.

Qual a importância da geração de leads?

Os leads são fundamentais para o marketing digital moderno. Por meio da aquisição dos potenciais clientes, é possível usar as ferramentas de análise de métricas e calcular o engajamento de cada um.

Dessa forma, a sua empresa é capaz de compreender em qual etapa do funil de vendas o lead está. Assim, quanto mais ele avança, é possível compartilhar novos conteúdos, aproximando-o da compra.

Quando o lead faz uma compra, seja de uma máquina para cortar vidro, bem como qualquer outro produto ou serviço, isso significa que ele se transformou em um cliente.

Importante ressaltar que nem todos os leads se tornam clientes. Por esse motivo, investir na nutrição é uma forma de convencer uma grande parcela desses contatos, e dessa maneira, aumentar a lucratividade do seu empreendimento.

Além do mais, quando você nutre os leads, cria uma relação de confiança com eles, o que ajuda a melhorar a reputação da sua marca no mercado.

Como investir na nutrição de leads?

Diante da importância da nutrição de leads, várias empresas investem em estratégias para melhorar esse relacionamento com os potenciais clientes. 

A seguir, separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo.

1 – Segmente o seu público

A melhor forma de alcançar sucesso com a nutrição de leads é a partir da segmentação do seu público. Dessa maneira, é possível encontrar os interesses da sua audiência e oferecer os conteúdos certos.

Por exemplo, as pessoas interessadas em creme para cabelo cacheado têm um perfil bastante específico, com demandas e necessidades específicas.

Portanto, muito mais do que criar um conteúdo generalista, é importante direcionar o material para melhor conversão.

A comunicação com os leads deve ser próxima, por isso, a marca deve adotar uma linguagem adequada para o seu público.

Para a segmentação dos leads, recomenda-se fazer uma pesquisa de mercado, levantando algumas características, como:

  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Localidade;
  • Nível socioeconômico.

Quanto mais dados a respeito dos seus leads, é possível criar materiais ainda mais direcionados, que colaboram com a conversão.

2 – Desenhe um caminho

Se a sua empresa já trabalha com um produto ou serviço, como jardinagem e paisagismo, é necessário desenhar um caminho para o seu lead.

Assim, ele poderá seguir uma jornada de compras mais definida e se informar melhor sobre o seu negócio.

Inicie o seu caminho pela etapa de aprendizado, ou seja, quando o usuário tem o primeiro contato com a sua marca. Aqui, dá para investir na produção de artigos para blog, com conteúdos atrativos e que despertam o interesse dos visitantes.

Depois, faça uma análise de quais assuntos foram mais buscados. A partir disso, você deve aprofundar o conteúdo, com a intenção de transformar o seu usuário em lead. 

Nesta etapa, o visitante reconhece que tem um problema e o seu material pode ajudá-lo na resolução. 

Por exemplo, após ler bastante sobre delivery, o lead pode considerar que precisa contratar um serviço motoboy. Depois disso, passamos para a etapa da decisão de compra, onde a jornada é completada com a aquisição do serviço ou produto.

3 – Respeite cada uma das etapas

Depois de desenhar o caminho que deve ser seguido pelo lead, saiba respeitar cada um dos estágios. 

Afinal de contas, o processo de decisão de uma compra não é homogêneo, alguns clientes demoram mais, outros menos.

Assim, pode não ser o momento ideal para nutrir um lead com conteúdos que destacam o diferencial do seu serviço de banho e tosa delivery

Por isso, é importante saber observar as individualidades, para orientar o melhor conteúdo para cada um dos potenciais clientes.

4 – Crie um bom relacionamento com os leads

O cliente não quer se relacionar com uma marca apenas para comprar um produto ou serviço. Hoje em dia, o consumidor se importa com o atendimento, os valores da sua empresa e como as mercadorias podem agregar com a qualidade de vida.

Por esse motivo, a nutrição de leads é um processo sutil e que requer a manutenção de um bom relacionamento.

Além do mais, essa proximidade não pode acabar com a venda do produto ou serviço. 

Após o cliente adquirir uma bateria para caminhão, por exemplo, vale a pena perguntar a opinião do consumidor e realizar uma pesquisa de satisfação.

Isso demonstra que a marca tem respeito com o público. Fora que é uma maneira de gerar confiança, contribuindo com a reputação da sua empresa e o crescimento do seu negócio.

Quando se mantém um relacionamento próximo, os clientes se tornam defensores da sua empresa e acabam recomendando você para outras pessoas.

Quais as vantagens da nutrição de leads?

A nutrição de leads é um dos processos mais eficientes do marketing digital.

Além de aproximar a sua marca do cliente, essa estratégia também oferece muitas outras vantagens. Veja a seguir:

Educa o seu público

Quanto mais o consumidor sabe sobre o seu produto ou serviço, maiores são as chances de compra.

Afinal de contas, temos a tendência de adquirir aquilo que conhecemos e que pode nos ajudar na resolução de problemas.

Por essa razão, quanto mais útil for o seu conteúdo, o usuário vai acabar tendo mais apreço e consideração pela sua marca. Esse é o primeiro passo para fidelizar o público.

Coloca a sua empresa como autoridade

A oferta de conteúdo relevante é capaz de transformar a sua empresa em uma autoridade no assunto. Ao oferecer informações sobre uma sacola de tecido personalizada, por exemplo, as pessoas passam a confiar mais na sua marca.

A autoridade também é um fator decisivo na compra. Se os usuários confiam e acreditam no potencial da sua empresa, eles consideram fechar um negócio mais facilmente.

Maiores chances de venda

De acordo com pesquisas na área do marketing digital, as campanhas de nutrição de leads aumentam em até 50% o volume de vendas de uma empresa, além de reduzir em até 33% o custo de aquisição de clientes (CAC).

Por esse motivo, quem investe em conteúdos relevantes e iniciativas de nutrição tem ótimos resultados, sendo uma forma de não só aumentar a lucratividade, mas também melhorar a reputação da sua marca.

Oportunidades mais qualificadas

A nutrição de leads abre oportunidades mais qualificadas para fechar um negócio. Sendo assim, é possível investir em abordagens personalizadas e que ajudam no direcionamento das campanhas.

Fora que, ao orientar as iniciativas, é possível reduzir os custos da sua empresa, evitando gastos desnecessários com ações infundadas e sem resultados prósperos.

As oportunidades qualificadas também são um diferencial competitivo no mercado. Afinal de contas, ao investir na personalização, o público passa a ver a sua empresa com melhores olhos, colaborando para a imagem da marca.

Conclusão

A nutrição de leads é um processo muito eficiente no marketing digital. Por meio dela, é possível conquistar a confiança do público, aumentar as chances de venda e melhorar o relacionamento com os clientes, transformando-os em defensores da marca.

O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como aplicar a nutrição de leads de modo estratégico na sua empresa.

Dessa maneira, você terá ótimos resultados com a sua campanha, colaborando com a reputação do seu negócio.

Além disso, diante de todas as vantagens da nutrição de leads, dá para perceber o quanto é importante investir nesse processo. Assim, você realmente terá um diferencial de mercado.

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