in

Como lavar um edredom de casal?

Dicas para deixar sua roupa de cama cheirosa sem gastar com lavanderia

Com a chegada da pandemia, muitas pessoas optaram por fazer em casa algumas atividades que antes delegavam a um profissional especializado: cozinhar, cortar o próprio cabelo, a limpeza do carro e da casa e até lavar as roupas que antes seriam mandadas para a lavanderia. 

O edredom de casal, por exemplo, é uma das peças que costumam ser enviadas para a lavanderia até por aqueles que possuem uma máquina de lavar. Isso ocorre porque muitas pessoas ainda têm dúvidas na hora de higienizar a peça.

Se esse é o seu caso, saiba como lavar em casa o seu edredom e ainda economizar um bom dinheiro. 

O que devo saber antes de lavar meu edredom?

Para fazer a higienização da peça em casa, é fundamental se lembrar de duas etapas: checar a etiqueta do edredom, verificando as instruções de lavagem, e conferir se a sua máquina de lavar comporta o tamanho do edredom.

Cheque a etiqueta

As informações contidas nas etiquetas facilitam muito na hora de lavar a roupa de cama corretamente. Afinal, muitas peças não podem ser lavadas na máquina ou com água. Por isso fique atento aos seguintes sinais e desenhos abaixo antes de molhar seu edredom:

Bacia de água

A presença dessa ilustração na etiqueta significa que você pode molhar a peça em questão. A presença de um “x” sobre o desenho indica que ela precisa ser lavada a seco. A presença de uma mão dentro da bacia implica que a higienização deve ser feita sem o uso da lavadora.

Triângulo 

O triângulo representa o uso de alvejantes na peça. Normalmente, a maioria dos modelos de edredons podem ser lavados com alvejantes à base de oxigênio, porém sempre é bom checar a etiqueta. Caso haja um “x” sobre a ilustração, o uso do produto vai causar danos ao tecido.

Quadrado com um círculo dentro

Esse símbolo quer dizer que o edredom pode ser colocado na secadora. A presença de bolinhas pretas no interior serve para indicar a temperatura que o tecido suporta sem ser danificado pela máquina de secar: uma bolinha equivale a temperaturas baixas; duas, a temperaturas médias; e três, a temperaturas altas.

Ferro de passar

Assim como no caso da secadora, este símbolo também indica se o ferro de passar pode ser usado no tecido e, se sim, em qual temperatura o eletrodoméstico deve estar regulado. A representação também é feita por pequenos pontos pretos no interior do desenho.

Confira o tamanho do edredom 

A maioria dos modelos de edredons chegam a pesar até 2kg. Por isso é tão importante saber o tamanho da sua peça e a capacidade da sua máquina: o ideal é fazer esse tipo de lavagem apenas em eletrodomésticos que aguentem mais de 10 kg. Já as versões queen e king size devem ser higienizadas somente em lavadoras que comportem 15kg.

Quando devo lavar meu edredom?

Os edredons devem ser lavados a cada seis meses se estiverem guardados e sem uso. É importante que essa limpeza ocorra antes da chegada do inverno. Agora, caso os edredons estejam sendo utilizados, o recomendado é que a higienização aconteça a cada dois meses, 

Como lavar seu edredom?

Há duas formas de higienizar a peça: na máquina de lavar roupas e na mão, utilizando um tanque ou balde.

Na máquina

Depois de checar se seu edredom pode ser colocado na máquina, distribua a peça cuidadosamente ao redor do agitador. O ideal é que a peça seja lavada com sabão neutro ou suave. Uma dica é espalhar o sabão em pó na água e esperar dissolver, evitando que pedaços dele fiquem presos no tecido posteriormente.

A maioria dos edredons podem ser higienizados com amaciante, o que os deixa fofos e cheirosos, mas esse não é o caso das peças de fibras sintéticas. Portanto, é importante conferir a etiqueta antes de realizar qualquer ação. Além disso, nunca misture água sanitária na lavagem, pois a substância danifica o tecido.

Na mão

Embora a máquina facilite a tarefa, lavar um edredom à mão não é impossível, além de ser fundamental no caso das peças mais delicadas. Assim como na lavagem à máquina, deve-se diluir o sabão na água antes de tudo. Em seguida, molhe a peça e esfregue-a suavemente. 

Na hora de enxaguar o edredom é importante que você não o torça, uma vez que esse procedimento pode enfraquecer o tecido. A sugestão é apertá-lo até que todo excesso de água saia.  

Como secar?

Caso você não tenha uma secadora ou seu edredom não possa ser colocado em uma, a solução é usar o varal. Lembre-se de pendurá-lo por dois ou três dias em uma área com sombra e bem arejada. É importante ressaltar que não é necessário passar o edredom com ferro.

Como guardar seu edredom?

Depois do inverno, o ideal é lavar novamente seu edredom antes de guardar, pois, se houver a presença de bactérias, elas irão se multiplicar e causar maus-cheiros e manchas no tecido.

Feita essa etapa, o ideal é que seu cobertor seja dobrado e colocado dentro de sacos plásticos, de preferência a vácuo. Não se esqueça de deixar seu edredom tomar um pouco de sol todo mês, para evitar e eliminar ácaros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Como avaliar a confiabilidade de uma instituição de crédito?

Veja 3 ótimos modelos de sedãs usados na faixa de R$ 50 mil