in

Como escolher a iluminação certa para a sua casa?

Além da utilização de tijolos ecológicos na sua obra, seja ela residencial ou comercial, também há outro passo muito importante que precisa ser seguido para uma maior comodidade: a escolha correta da iluminação do ambiente. É claro que a luz não precisa ser, unicamente, artificial.

Nem sempre é possível ver alguns moradores se preocupando com a forma de iluminar a própria casa e é por isso que a Eco Máquinas trás estas dicas. No entanto, existem algumas maneiras de valorizar um cômodo e tornar o seu lar ou empresa um pouco mais aconchegante. Confira, abaixo, como escolher a iluminação ideal para os diversos ambientes.

Iluminação correta para a sala de estar

A sala de estar é um dos cômodos mais importantes da casa, principalmente porque costuma reunir amigos e familiares para boas reuniões. Além disso, muitas pessoas costumam passar grande parte de seu dia no cômodo, o que implica, ainda mais, na necessidade de um bom posicionamento de luzes.

A utilização de tijolos ecológicos na construção do cômodo pode ser um item facilitador para a iluminação do ambiente. Além de ser mais maleável, ele também oferece um ambiente mais arejado e facilita a passagem de luz dentro da sua sala de estar. Por isso, só há vantagens em sua aplicação.

Muitos especialistas em iluminação costumam usar, nesse tipo de ambiente, algumas luzes mais voltadas para o teto. No entanto, é importante lembrar de buscar utensílios que não sejam capazes de provocar sombras, fazendo com que a quantidade de luz seja o suficiente.

Também é importante distribuir a iluminação em vários tipos de luminárias. Dessa maneira, se a sua sala possuir alguma estante com livros, será possível colocar uma iluminação fluorescente reta na parte traseira do móvel. Arandelas também podem ser uma ótima opção para o cômodo em específico.

Iluminação para a cozinha

Assim como já foi visto anteriormente, os tijolos ecológicos podem acabar contribuindo, e muito, para a integração da luminosidade no ambiente. Quando o assunto é a cozinha, esse fato não poderia ser diferente. O ideal para o cômodo é que a iluminação seja diretamente associada ao uso do espaço.

Caso o seu cômodo tenha um uso muito frequente, o ideal é acrescentar uma luz extra na parte superior das bancadas. Dessa maneira, na hora de lavar a louça ou preparar alimentos, será possível ter uma boa visualização do que está acontecendo, evitando o acúmulo de sujeira ou erros de execução.

Outra possibilidade que poderá trazer muito mais aproveitamento da luz no seu ambiente é focar na parte inferior das bancadas e dos armários. Ao combinar essa ideia com a iluminação pontual, as luzes mais baixas se mostrarão um complemento ideal, dispensando, até mesmo, a luz do teto.

Além disso, também é possível usar:

  • iluminação linear;
  • luminárias;
  • luz central de teto;
  • iluminação adicional em paredes opostas.

Caso a sua cozinha tenha uma mesa para refeições, será mais do que necessário colocar uma luminária na parte superior do móvel. Assim, todos poderão enxergar a sua comida durante o momento de se alimentar.

Iluminação correta para o banheiro

O banheiro também precisa receber a iluminação correta para que todos que estejam lá dentro possam enxergar com maior precisão. Essa dica vale, principalmente, para quem mora com crianças e idosos que correm um maior risco de sofrer algum acidente. Além disso, a iluminação facilita a higiene pessoal.

Um dos recursos mais importantes, e não tão utilizados assim, está na iluminação dos dois lados do espelho. Isso fará com que as sombras sejam geradas por uma única luminária, localizada na parte central do teto. Assim, para quem precisa se maquiar ou remover algum produto do rosto, a visualização será bem mais simples.

Além disso, ainda há outra opção para melhorar a iluminação do seu ambiente: acrescentar às duas luminárias laterais do espelho uma terceira. Ela seria instalada na parede oposta, deslocando-se da frente do espelho. Uma melhor visualização seria gerada, trazendo conforto e funcionalidade.

  • É importante lembrar que a iluminação ideal para um banheiro é de 4.000 a 8.000 lumens, utilizando uma iluminação no espelho de, no mínimo, 1.700 lumens.

Como escolher a iluminação da sala de jantar?

A iluminação ideal para a sala de jantar precisa ter o foco voltado para a mesa, onde todos os convidados poderão enxergar devidamente o que estão comendo. Sendo assim, é preciso que uma luminária seja colocada diretamente acima da mesa, fornecendo uma iluminação ambiente e de uso para evitar qualquer problema ao longo das refeições.

Atualmente, um dos itens facilitadores para esse ambiente são os dimmers, visto que eles trazem a possibilidade de trazer uma atmosfera mais relaxante, principalmente quando estamos falando de entretenimento. É importante considerar, também, que se uma sala de jantar possui portas de correr, será preciso que o lado de fora esteja iluminado.

Para escolher a iluminação ideal da sala de jantar, será preciso considerar o tratamento da parede. Isso porque a maior parte desses cômodos costuma ter uma pintura mais decorativa ou a utilização de um papel de parede na região. Uma tinta com cor mais escura, consequentemente, irá refletir menos luz, necessitando de mais lumens na região.

Para um plano de iluminação tradicional para o cômodo pudesse ser traçado, seria necessário acrescentar um lustre na parte superior da mesa. Além disso, um par de arandelas de parede também seria uma ótima opção. Também é possível optar por iluminação adicional em duas paredes opostas, somado a um lustre regulável.

Iluminação do quarto

Para finalizar a lista de dicas de iluminação ideal, precisamos falar sobre o quarto, um cômodo extremamente importante. É necessário que a incidência do sol da manhã seja valorizada, utilizando de janelas bem posicionadas para colaborar com o relógio biológico e trazer um despertar com mais energia e naturalidade.

Para escolher uma boa iluminação artificial, que será muito utilizada durante à noite, é importante que as peças sejam leves e agradáveis. É possível escolher luminárias ou um teto como rebatedor. Além de usar uma fonte central, apostar em luminárias ou abajur também pode ser uma ótima ideia para uma noite tranquila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

insight

O que é insight?

6 passeios imperdíveis em Campos do Jordão