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Como escolher a agência digital certa para o seu negócio

Navegar pelo mundo do marketing digital é uma tarefa difícil para a maioria dos proprietários de empresas cujo tempo já está se esgotando. Muitos precisam de um parceiro digital confiável e competente para gerenciar suas necessidades de marketing online. O aumento do número de agências de marketing digital nos últimos anos tem dificultado a escolha da agência certa. Não ajuda que muitas dessas agências tenham pouca experiência e estejam aprendendo rapidamente.

Escolher o parceiro digital certo é crucial para seus resultados financeiros. O errado pode drenar rapidamente seu orçamento e impactar negativamente sua marca. Portanto, aqui está minha estratégia recomendada para encontrar uma agencia de marketing digital que possa ajudar seu negócio a crescer.

Entenda suas necessidades e seu orçamento.

A primeira etapa do processo é entender suas necessidades. Quanto melhor você descrever as necessidades do seu negócio em termos de website, otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), publicidade, mídia social e design gráfico, melhor será sua conversa com as agências digitais em potencial.

Você também deve compreender seu orçamento e quanto está disposto a gastar. Não há um preço definido – você não está comprando um radiador para o seu carro. Um bom profissional de marketing deve ser capaz de trabalhar com qualquer orçamento razoável e definir suas expectativas de acordo. Por exemplo, um restaurante terá uma grande quantidade de trabalho de mídia social e pouca publicidade, enquanto uma empresa de encanamento normalmente gasta alto em publicidade e precisa de pouca mídia social.

Entender suas necessidades e orçamento é o primeiro passo para escolher a agência de marketing digital certa.

Exija total transparência.

A falta de transparência é a bandeira vermelha mais básica e também a mais negligenciada. Revise o site de uma agência e, se você não vir um endereço, biografias e uma lista de clientes, é provável que esta agência não valha o seu tempo. Se uma agência parece que está escondendo algo, provavelmente está. É simples assim. Por exemplo, existem muitas agências offshore que fazem grandes promessas com taxas baratas.

A maioria de nossos clientes nos procuram imediatamente após uma experiência ruim e, na maioria das vezes, há poucas informações nos sites de suas agências anteriores. A transparência total deve ser o primeiro critério na escolha da agência digital certa para o seu negócio.

A credibilidade  é importante.

Certifique-se de determinar a credibilidade e experiência da agência. Leia depoimentos de clientes em seu website e analise sites como Clutch, Expertise e até mesmo o Yelp. Os depoimentos parecem autênticos?

Peça referências de clientes, incluindo uma de uma conta que não deu muito certo. Todas as agências tiveram compromissos que não deram muito certo e é importante ter uma ideia de como eles lidaram com eles, além das recomendações das boas. Ligue para essas referências em vez de enviar um e-mail – você ficará surpreso com a quantidade de informações que poderá obter com uma ligação telefônica.

Finalmente, a agência tem um site decente? O site aparece no topo dos resultados de pesquisa, indicando sua perspicácia de Consultoria SEO? Suas páginas de mídia social são mantidas de maneira adequada e com conteúdo de qualidade?

A experiência no setor pode ser enganosa.

A agência digital tem experiência em seu setor? Em caso afirmativo, pergunte sobre esses compromissos, o que deu certo e o que foi desafiador. Se não, isso não é uma bandeira vermelha. Em vez disso, pergunte como ele se aproxima de um novo setor.

Vimos muitas agências específicas do setor adotarem uma abordagem padronizada e frequentemente vemos isso em resquícios de código e conteúdo que indicam o uso para outras empresas. Muitas vezes, um novo par de olhos e uma nova abordagem são necessários para desbloquear uma estratégia de marketing estagnada. Um bom profissional de marketing pode avaliar a indústria, a presença online e os concorrentes de um cliente e traçar uma estratégia eficaz.

Considere o cliente, a agência e os lados técnicos.

A maioria dos profissionais de marketing fala sobre o lado do cliente e da agência. Você está de um lado ou do outro. Mas há um terceiro lado que muitas vezes é esquecido e muitas vezes o mais importante: o lado técnico.

Compreender as tecnologias de desenvolvimento de sites é fundamental para qualquer estratégia de marketing. O site é sua nave-mãe e deve ser construído e hospedado adequadamente. Pergunte ao seu gerente de conta em potencial que lados dessa tríade eles tiveram experiências de trabalho anteriores. Se sua carreira os levou aos três, jackpot! Provavelmente, eles têm uma visão abrangente do marketing digital.

Os gerentes de contas com experiência em trabalhar tanto com o cliente quanto com a agência têm uma vantagem no desenvolvimento de estratégias digitais devido à sua experiência operacional. Pensar fora da caixa é muito importante no marketing digital e as ideias inovadoras geralmente derivam de experiências operacionais.

Faça o teste da cerveja.

Depois de encurtar sua lista para apenas os contendores legítimos, pergunte-se o que você realmente quer desse relacionamento. Todo mundo quer algo um pouco diferente de seu relacionamento com a agência. Supõe-se que o marketing seja divertido para os proprietários de empresas que realizam todas as tarefas operacionais mundanas necessárias para administrar seus negócios. Portanto, escolha uma agência que se alinhe à sua personalidade e disponibilidade e que também seja divertida de trabalhar.

Certa vez, fui contratado como diretor de informática de uma organização de um bilhão de dólares e perguntei a meu chefe por que fui escolhido entre alguns pesos-pesados ​​do setor, visto que era relativamente jovem. Ele me disse: “Gosto de contratar pessoas formadas em matemática e que também passam no meu teste de cerveja”. Quando perguntei o que isso significava, ele disse: “No final do dia, me pergunto se quero tomar uma cerveja com essa pessoa”. Eu disse a ele que já tinha ouvido isso antes.

O ponto aqui é bom e pode ser transferido para o relacionamento cliente-agência. Do meu ponto de vista, os fatores mais importantes na escolha de um parceiro de marketing digital são 1) eles podem fazer o trabalho e 2) você gosta de trabalhar com eles? No final, isso é tudo que importa.

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