in

Como entreter seu gatinho?

Você deve tirar um tempo para brincar com ele, mas enriquecer o ambiente também é uma boa aposta

Você fica entediado e um pouco triste de passar muito tempo em casa sem fazer nada? Imagine o seu gato, que vive dessa forma durante toda a vida. Nunca tinha pensado nisso? Pois nesse texto você vai entender por que é tão importante estimular o seu gato a brincar.

Uma das melhores formas de entreter o seu gato em casa é enriquecendo o ambiente. Basicamente, isso significa providenciar acessórios, como arranhadores e brinquedos, que ajudam o animal a se manter em movimento.

Os animais precisam socializar e manter a mente ativa, coisas que fazem normalmente na natureza, onde caçam e se defendem de predadores. Em casa eles estão seguros e recebem comida, mas continuam tendo instintos e os estímulos são fundamentais para exercitá-los.

Gatos entediados podem desenvolver ansiedade, depressão ou obesidade, que é fator de risco para várias doenças graves. Além disso, um animal com energia acumulada tem mais chances de ficar agressivo com as visitas e outros animais, ou destruir os móveis. 

Acontece que a maioria dos felinos não gosta de passear com coleira e deixar o animal fazer isso sozinho, apesar de ainda comum, não é recomendado, pois eles estão expostos a doenças e acidentes quando saem de casa sem supervisão.

O que fazer então? A lista a seguir vai te ajudar a manter o seu gatinho feliz. Você pode comprar alguns brinquedos e acessórios, mas também pode usar a criatividade e aproveitar coisas que já tem em casa.

Tire um tempo para ele

Os gatos são famosos por serem independentes, mas a verdade é que eles também gostam de carinho e de brincar com os tutores. Pode ser por apenas alguns minutos por dia e faz toda a diferença. Alguns brinquedos, como as varinhas com barbante, foram desenvolvidos especialmente para esses momentos.

Instale prateleiras

Os gatos adoram escalar e é uma ótima ideia instalar algumas prateleiras e nichos para que o animal possa subir. Você pode comprar esses itens em lojas de produtos especializados ou improvisar com alguns pedaços de madeira, em casa. O importante é garantir que eles aguentem o peso do gato, evitando acidentes.

Tenha caixas e casinhas

Os gatos se sentem seguros quando estão escondidos e isso também tem a ver com o instinto. Por isso, é uma boa ideia que eles tenham uma casinha ou algumas caixas para deitar dentro. Caso contrário ele pode querer entrar no guarda-roupas ou embaixo da cama.

Providencie um arranhador

Todo gato deve ter ao menos um arranhador, pois o animal precisa afiar as unhas e, se não tiver um lugar adequado, provavelmente encontrará um móvel para fazer isso. Arranhar é natural e recomendável, pois também ajuda o seu gato a se alongar e a manter a mente ativa.

Alterne os brinquedos

Existem vários brinquedos projetados especificamente para os gatos, mas eles podem gostar até mesmo de bolinhas de papel, que você faz em casa, de graça. Petecas, bichinhos que se mexem e circuitos com túneis também costumam fazer sucesso.

O segredo é não deixar os brinquedos disponíveis o tempo todo, porque os gatos enjoam fácil e podem perder o interesse. A boa notícia é que se você guardar os objetos por um tempo, depois pode apresentar para o animal como se fosse uma novidade. A erva-gateira (Catnip) também pode ajudar.

Brinque com ração e petiscos

Na natureza, os animais precisam caçar para comer. Por isso, oferecer desafios para a hora da alimentação ser uma boa ideia. Você pode dividir a ração do dia em pequenas porções espalhadas pela casa ou fazer brinquedos que funcionam como quebra-cabeças, cujas recompensas são petiscos.

Você também pode fazer um caça-tesouro, com um caminho de ração para que o gato encontre algum brinquedo. O importante é exercitar o corpo e a mente durante o percurso.

Considere adotar um amiguinho

Uma das melhores estratégias para que o seu gato não se sinta sozinho é, justamente, providenciar companhia para ele brincar. Pode ser outro gatinho ou até mesmo um cachorro de pequeno porte. A adaptação pode ser desafiadora, mas o tempo costuma fazer com que os animais se tornem bons amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Coberdrom: conheça a peça que tornará suas noites mais aconchegantes

Qual o sutiã ideal para seios grandes?