in ,

Como desenvolver um boa produção de vídeo?

produção de video
Camera crew preparing for film. Camera, scenario, actors. Filmmaking concept. Vector illustration for presentation slide, poster, new project

Nunca antes a produção de vídeo tinha estado tão em alta. Prova disso são os milhares de conteúdos que temos acesso, todos os dias, nos mais variados canais de comunicação com o qual nos deparamos, sempre mostrando o melhor que uma câmera pode captar.

Uma das principais questões que fazem os vídeos estarem em maior ênfase nos dias de hoje é a facilidade que qualquer pessoa tem em pegar um celular, gravar algo interessante e compartilhar com amigos, conhecidos ou até mesmo com públicos maiores na internet.

Mas para que um vídeo tenha de fato uma qualidade própria de produções que bombam por aí, é preciso estar atento às maneiras certas de produção. Isso fará total diferença no resultado final e também na maneira como ele será recebido pelos espectadores.

Para empresas, então, essa é uma prioridade, visto que os vídeos estão tomando cada vez mais espaço e representando uma forma de comunicação importantíssima para que, por exemplo, uma empresa consiga vender carpete de rolo para banco com mais facilidade.

No texto de hoje, você irá entender mais sobre o mundo dos vídeos, saber quais as melhores formas de produzir esses materiais, seja para uma empresa ou por motivo pessoal, e claro, ver o quão é importante estar ligado nas melhores práticas de filmagem.

O boom dos vídeos

Com a popularização dos aparelhos eletrônicos, logo surgiram ferramentas que possibilitam o compartilhamento de conteúdos com maior facilidade, conteúdos estes que podemos ver diariamente em:

  • Redes sociais;
  • Sites e plataformas;
  • Emissoras de televisão;
  • Publicidades em meios de transportes.

Quanto mais interessante é essa produção, mais as pessoas têm a tendência a compartilhar com outras pessoas e a consumir tal qual uma audiência fiel, e esse comportamento logo chamou atenção de empresas e produtores de conteúdo.

Isso fez com que cada vez mais fossem sendo produzidas e compartilhadas produções como os vídeos, fosse para promover algum produto ou serviço, vender autoridade, mostrar mais sobre a vida pessoal, criar uma peça cômica, dentre tantas outras opções.

Por exemplo, hoje vale muito mais a pena que uma empresa de instalacao eletrica em galpoes foque em uma produção intensa de vídeos em seu canal no YouTube, pois além de conquistar clientes, poderá criar uma página de conteúdo referência na internet.

As produções em vídeo também são as queridinhas de influenciadores digitais, profissionais que surgiram juntamente com a internet, trazendo o conteúdo como base de seu trabalho, que concede contratos, fãs fiéis, oportunidades de crescimento e reconhecimento.

À medida que esse novo mercado de audiovisual ficava mais popular nos meios de comunicação, as ferramentas de compartilhamento de vídeos passaram a implementar os modos de consumo, favorecendo a visualização e o compartilhamento.

Basta olharmos em uma rede social como o Instagram, e vermos que grande parte dos conteúdos de sucesso são vídeos, geralmente na vertical, favorecendo a tela de um celular, e expressando informações e dados que são melhor absorvidos pela fala e a imagem.

Então, vivemos o boom dos vídeos, e para qualquer pessoa que tem um objetivo, desde comercial até pessoal, saber como produzir um bom material e entender como os usuários mais aceitam as tendências audiovisuais se tornou algo prioritário e essencial.

É o caso de uma empresa de jóias, com foco em corrente de ouro branco feminina, que contratou uma agência de produção audiovisual para produzir conteúdos referentes aos produtos das lojas, mas também pensando em fidelizar o público com tons divertidos.

Melhores formas de produzir um bom vídeo

Ainda que seja fácil pegar um celular ou câmera, filmar um vídeo e postar nas redes sociais, só aqueles que de fato sabem fazer uma boa produção vão ter a chance de se tornar virais na internet.

Isso só mostra o quanto é importante que a boa produção prevaleça, algo que quase sempre só profissionais podem oferecer, por exemplo, para uma empresa de venda de mesa de som 8 canais que deseja ofertar seus produtos.

Mas se você não é um profissional e deseja quebrar um galho para fazer sua produção de forma independente, é preciso tomar cuidado e lidar com alguns pontos essenciais. 

Veja a seguir aqueles que são consideradas as principais:

1. Planeje aquilo que você quer produzir

Para começo de conversa, é preciso estar disposto a um planejamento quase que metódico daquilo que você vai produzir. Isto é, se é um vídeo para uma empresa de aluguel de projetor de imagens mostrar seus serviços, algumas questões devem ser verificadas.

A primeira e mais essencial é o ambiente. Vai ser em um quarto? Em um cômodo? Ao ar livre? Cada etapa deve ser bem planejada, inclusive o horário da produção. Além disso, um roteiro com tudo o que vai constar no vídeo é exigência para que o trabalho seja bem feito.

Por exemplo, coloque os takes do vídeo que você quer fazer, com os lugares que precisam aparecer na filmagem, as vozes, o que deve ser dito. Tudo o que for compor a sua produção deve ser colocado em pauta, pois caso contrário, pode ser esquecido.

2. Saiba a posição certa de filmagem

O local da gravação, como dito no tópico anterior, deve ser de plena preocupação para a equipe de filmagem. Afinal, ao ar livre, conta-se com pessoas que podem aparecer, um sol muito forte ou chuva, um céu muito escuro, e tudo isso influencia no produto final.

Além disso, saber focar naquilo que vai trazer a comunicação desejada é essencial. 

Por exemplo, se o objetivo do vídeo é mostrar o uso de um amaciante de roupa, o ideal é focar no produto, mas também nas formas de usar por quem estiver aparecendo na produção do vídeo.

3. Atente-se à iluminação

A iluminação é parte essencial do seu vídeo, ainda mais se ele for feito fora de um estúdio bem montado.

Entender o quanto de luz é necessária para que todos os elementos apareçam é trabalho tanto da equipe quanto de quem estiver filmando no momento da ação.

Lembre-se que nem sempre é possível controlar um horário certo de gravação, afinal, o sol e a escuridão acabam surgindo em determinados horários do dia. Por isso, lembre-se de investir ou de alugar uma boa iluminacao a led industrial.

4. Não se esqueça da qualidade do áudio

Algo imprescindível em um vídeo é o áudio, o que quase sempre faz parte. Se a filmagem precisar de um áudio acoplado, é ideal que durante a filmagem seja providenciado um equipamento próprio, tanto para ser colocado na pessoa ou objeto, quanto no ambiente.

É preciso saber quais partes do vídeo serão filmadas e o áudio captado, e quais aquelas que vão precisar de uma edição. Considere a contratação de um bom profissional de áudio dentro da sua jornada de gravação, além de um microfone condensador.

5. A câmera é sua melhor amiga

Como você já sabe, hoje em dia é possível fazer uma gravação tanto com um celular, quanto com uma câmera de um computador, ainda que existam algumas ferramentas melhores, como câmeras profissionais, câmeras de filmagem, entre outras.

Independente daquela que for escolhida para ser utilizada, é preciso que ela esteja com a lente bem limpa, sem poeira ou vestígios de digitais, e que trabalhe bem o foco, para que toda filmagem não seja jogada fora por conta deste problema.

Por que é importante se ater aos detalhes?

As dicas acima mostram o quanto é importante considerar os detalhes de uma gravação, e como uma boa organização e pensamento estratégico pode garantir um bom vídeo a ser compartilhado, gerando likes, comentários e até mesmo oportunidades de negócio.

Isso porque as chances de algo sair fora do planejado, como no caso de uma perda de momento para filmar, podem ser altas, e certamente vai resultar em algo que não vai agradar os envolvidos na captação do vídeo, gerando até mesmo prejuízo financeiro.

Um bom exemplo disso são os vídeos gravados ao vivo, em uma transmissão pelas redes sociais sobre um grande evento que acontece em um campo de futebol. O momento é aquele, e tudo o que contém naquela filmagem não vai se repetir.

Além disso, pessoas que filmam vídeos para compartilhamento de conteúdos, algo para a conta de um influenciador ou até mesmo uma pessoa que está iniciando como consultor de vendas na internet, devem saber tomar o rumo da filmagem e criar materiais interessantes.

Considerações finais

As produções em vídeo têm sido uma das principais dentro dos canais de comunicação mais populares, algo que acende uma relevância para aqueles produtores que querem iniciar no ramo entregando conteúdos de qualidade.

Por isso é tão importante saber criar um bom vídeo, seguindo regras e dicas importantes, justamente para que não haja retrabalhos ou recusas de quem receber a produção.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

eventos

Anúncio em eventos: Por que adotar esta prática?

Guia da saúde íntima feminina: tudo para seu bem-estar