in

Como avaliar a confiabilidade de uma instituição de crédito?

Você está precisando de empréstimo e não sabe por onde começar? Neste artigo você vai entender a importância de escolher uma instituição de crédito adequada

Em uma situação de dificuldade financeira, recorrer a uma instituição de crédito pode ser uma boa alternativa. Mas antes de assinar um contrato é necessário tomar alguns cuidados a fim de garantir uma operação mais tranquila e segura.

Além de pesquisar instituições físicas, é interessante analisar quais são as melhores empresas de empréstimo on-line, já que o mercado oferece uma infinidade de opções. Firmando contrato com uma instituição séria e alinhada com os objetivos do consumidor, todo o processo se torna mais simples e menores são as chances de ter dores de cabeça.

Entenda as suas necessidades

Antes de iniciar a pesquisa das opções de instituições de crédito (IC) para solicitar o empréstimo, é essencial que o consumidor entenda os seus objetivos.

O empréstimo a ser solicitado está relacionado a que tipo de necessidade? Qual será a destinação dos recursos? E qual é capacidade financeira para cumprir com as obrigações que serão assumidas?

Ao entender claramente quais são as necessidades e possibilidades fica mais fácil avaliar a real necessidade do empréstimo e aí, sim, dar início a uma pesquisa a respeito das instituições de crédito que podem atender a essas necessidades. 

Critérios para avaliar a confiabilidade de uma instituição de crédito

A partir do momento em que o consumidor tem clareza com relação às suas necessidades e objetivos, é possível começar a  buscar alternativas de produtos de crédito junto ao mercado.

Existem muitas opções e, por isso, há riscos de cair em golpes. Desta forma, é fundamental dar atenção a essa etapa e às dicas abaixo, que vão contribuir para que o consumidor não corra o risco de sofrer com golpes ou taxas de juros e outros custos que impactam negativamente no cumprimento das suas obrigações.

Tudo começa pelo atendimento

O primeiro aspecto que deve ser observado pelo consumidor é o atendimento. A instituição de crédito — independentemente de ser física ou online — deve oferecer um atendimento rápido, dinâmico e claro. 

É o primeiro contato que determina se a instituição tem condições de atender às suas necessidades de forma eficiente. Imagine, se após um contato inicial, você não consegue ter acesso ao mínimo de informações? Como serão os próximos contatos?

Saber identificar a qualidade do atendimento e a seriedade no tratamento que é dado ao cliente permite ao consumidor avaliar a qualidade dos serviços prestados pela IC.

Busque referências com outros consumidores

Se o consumidor sentiu segurança no primeiro contato mantido com a IC, os próximos passos incluem pesquisas junto ao mercado. Para começar, a dica é conversar com outras pessoas já atendidas pela instituição de crédito, solicitando a elas um relato sobre a experiência com a empresa.

Elas foram bem atendidas? Conseguiram o empréstimo e tiveram êxito em toda operação? Passaram por algum problema durante o período de contratação do crédito e posterior pagamento de suas obrigações?

O relato de outros consumidores que já solicitaram crédito junto à IC ajuda a ter um parâmetro interessante sobre experiências e poderá trazer mais segurança na escolha.

Pesquise a reputação da instituição de crédito

Junto a essa busca por referências de clientes, é importante pesquisar a reputação da instituição de crédito junto ao mercado. Essa pesquisa pode ser feita na internet, em sites especializados em avaliar a imagem e o atendimento de empresas.

Avalie se as informações prestadas são precisas

Após obter relatos de clientes e avaliações de posicionamento junto ao mercado, o momento é de avaliar como foi o atendimento de uma forma mais global.

A empresa prestou informações de forma adequada e precisa? Você tem dúvidas que não foram sanadas pela instituição de crédito? Em um comparativo entre as empresas consultadas, qual foi a mais transparente com relação às informações contratuais e obrigações?

As respostas a essas perguntas são fundamentais para dar o próximo passo na solicitação de um empréstimo ou financiamento.

Solicite o CET da operação

Tão importante quanto conhecer as taxas de juros é entender o CET (Custo Efetivo Total), que representa o valor total dos custos atrelados a um financiamento ou empréstimo. A instituição de crédito é obrigada a informar este custo aos consumidores antes da assinatura do contrato. Caso tal informação não seja prestada, você deve solicitar.

Por meio do CET é possível saber, de forma precisa, qual será o custo geral do contrato, uma vez que ele contempla a totalidade de custos vinculados ao crédito  (taxas, tributos, entre outros) que está sendo negociado com a instituição financeira.

Desta forma, além de avaliar o atendimento, a reputação e a qualidade das informações prestadas, o consumidor precisa estar atento à transparência da instituição de crédito. Estando a empresa disposta a prestar todas as informações e manter o consumidor ciente de suas obrigações e direitos, a contratação do serviço se mostra mais segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Precisa de um novo notebook? Saiba fazer a melhor escolha

Como lavar um edredom de casal?