in

Colcha de cama: peça-chave para a decoração do quarto

Saiba como escolher as melhores opções de cobre-leito para a sua cama. 

O quarto é o cômodo da casa que mais reflete nossa intimidade, revelando nossa personalidade. Ele deve ser aconchegante, pois é um espaço destinado ao relaxamento e ao descanso. 

Nesse sentido, a cama é o objeto de destaque. Ela é o centro do quarto e, para que fique ainda mais atraente, bonita e confortável, você deve investir em uma peça chave: a colcha de cama. Ela confere cor e textura à cama, ajuda no relaxamento do corpo e no conforto térmico em dias frios. Ela também evita que sua cama se suje, além de deixar o ambiente bem mais organizado.

Saiba escolher a colcha ideal para a sua cama

Na hora da compra, considere os seguintes pontos:

Medidas da cama e do colchão

Você deve considerar as medidas e o formato da cama, além da altura do colchão, para garantir que as peças escolhidas fiquem no tamanho ideal, sem sobrar ou faltar demais. Geralmente, os colchões apresentam, em média, 18 cm de altura. Entretanto, quando são feitos com molas, a altura pode variar de 26 cm a 46 cm. Fique atento a isso.

Combinação com os demais elementos do quarto

Tenha em mente se a colcha combina com outros elementos têxteis presentes no quarto, como estofados, cortinas, travesseiros e almofadas. Também devem ser  consideradas as cores das paredes e dos outros elementos decorativos e funcionais do quarto. Apesar do destaque que a colcha pode ter na decoração do quarto, ela deve harmonizar com os demais itens.

Adequação ao estilo do quarto

Você também deve observar se a colcha está de acordo com o estilo empregado no cômodo. Não é adequado comprar uma colcha repleta de babados para um quarto moderno e clean, por exemplo.

Qualidade do tecido

É muito importante que o tecido seja macio e suave, que não seja tão quente ao toque, que proporcione conforto e seja facilmente lavável. Observe essas características do produto antes da compra. Para te ajudar nessa escolha, apresentaremos os principais tecidos e modelos de colchas existentes no mercado:

Microfibra

Atualmente, a microfibra é muito usual em roupas de cama. Esse tecido sintético, feito de poliéster ou poliamida, é resistente, antialérgico e oferece um toque macio. Ele possibilita trocas térmicas e, portanto, aquece na medida certa. Além disso, o tecido seca rápido e é bastante respirável. 

Algodão

O tradicional algodão é o mais querido quando o assunto é roupa de cama. Ele é natural, confortável, versátil, tem alta durabilidade e é hipoalergênico, ou seja, tem baixo potencial de provocar reações alérgicas. Em tempos frios, ele funciona como isolante térmico, protegendo o corpo. No calor, ele é agradável ao toque, não esquentando muito. Ele é, portanto, interessante em qualquer época do ano e região. 

Tecidos 100% algodão com alta quantidade de fios são sinônimo de sofisticação. O algodão egípcio de 400 fios, por exemplo, é altamente macio e refinado. Essa numeração corresponde à quantidade de fios por polegada quadrada de tecido. Quanto mais fios, mais macia, nobre e durável  é a roupa de cama. Na hora da escolha, opte por peças de pelo menos 150 fios.

Percal 

O tecido percal, comum em roupas de cama, pode ser puro ou misto, ou seja, formado por 50% de poliéster e 50% de algodão. O puro é mais macio e durável, além de ser mais fresco para os dias quentes. Já a opção mista é mais barata e tem a vantagem de ser fácil de passar.

Seda e cetim

Esses tecidos são considerados elegantes e conferem ousadia à decoração. São visualmente muito bonitos e possuem textura agradável ao toque. Contudo, peças nesses tecidos retêm calor e, por essa razão, elas não são indicadas para períodos e regiões quentes.

Escolha do acabamento

Além da variedade de tecido, existem diferentes tipos de acabamento de colchas que conferem texturas e as tornam mais bonitas e aconchegantes. Alguns exemplos:

Matelassê

O matelassê é feito com dois tecidos recheados por uma manta acrílica e unidos por costuras que formam desenhos. Esse trabalho confere à roupa de cama aspecto e textura acolchoados.

Piquet

O piquet é um entrelaçamento complexo dos fios que resulta em um tecido com desenhos em relevo. Pura elegância.

Boutis

Esse acabamento é uma espécie de matelassê com um trabalho mais sofisticado.

Dupla-face

Nessa peça versátil, você ganha duas colchas em uma, realizando uma transformação no ambiente com uma pequena mudança de lado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

4 dicas para evitar a obesidade felina

Como um sistema para restaurante pode otimizar os processos internos