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Chatbot em um site. Saiba sua importância

A utilização de chatbot pelas empresas tem se tornado cada vez mais comum. Essa ferramenta é extremamente útil para agilizar o contato digital e criar um bom relacionamento entre marca e consumidor.

Hoje em dia, as pessoas estão muito mais acostumadas à velocidade. Os avanços tecnológicos e a era da internet exigem respostas rápidas, e o tempo de demora para iniciar um atendimento pode ser o ponto que faz o cliente ir atrás da concorrência.

Pensando nisso, uma nova forma de comunicação começou a surgir. O chatbot é uma inteligência artificial, programas que imitam conversas reais com usuários de seu site ou da rede social da qual sua empresa utiliza para conseguir vender.

O chatbot nada mais é do que um assistente de comunicação, preparado para responder dúvidas frequentes dos clientes e encaminhar para um atendente aqueles com casos mais complexos.

Uma pessoa que precisa saber quais as formas de pagamento utilizar para adquirir um notebook para escritório, pode receber sua resposta diretamente da ferramenta, que utilizará seu banco de dados para encontrar a resposta correta.

Ainda assim, só o fato de a IA tentar resolver o problema do cliente muitas vezes, já é o suficiente para mantê-lo interessado em iniciar uma relação. A grande vantagem do chatbot é que ele não tem limitações humanas.

Não importa a hora que um cliente deseja tirar dúvidas, ele será atendido. O chatbot funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem nenhum tipo de descanso. 

Além disso, você pode utilizá-lo com ferramentas como o machine learning, para torná-lo ainda mais funcional.

Como os chatbots funcionam?

Existem dois tipos de chatbots com lógicas diferenciadas. Os primeiros são os baseados em regras, também chamados de chatbots simples. 

Nestes casos, as respostas são programadas previamente, e a ferramenta não tem capacidade de desenvolver algo fora da programação.

Conforme o cliente vai digitando, o chatbot tenta identificar palavras-chave para verificar as respostas que pode oferecer. Caso ele não identifique nenhuma, ou não consiga entender a mensagem, ele pede para que o cliente repita a pergunta.

Uma empresa de cronograma capilar para crescimento pode registrar todas as dúvidas comuns de seus clientes na programação do chatbot, facilitando a comunicação entre consumidor e marca.

Já os chatbots de inteligência artificial funcionam de forma muito mais orgânica. 

Eles buscam em bancos de dados complexos pelas respostas que o cliente procura, e quando não encontra, ele deixa registrada essa falha para conseguir melhorar o atendimento em uma próxima vez.

Embora ambos possam ser facilmente programados por um especialista, a grande diferença estará no conteúdo pré-programado. Ele será a base de informações do chatbot, e deve ser feito com inteligência para tirar o melhor proveito desta poderosa ferramenta.

Por que usar um chatbot?

A comunicação entre clientes e marcas está cada vez mais exigente, e ainda é muito difícil manter uma equipe de atendimento que esteja disponível 24 horas por dia. Além disso, é custoso e requer uma série de elementos, como:

  • Aluguel de ambiente de trabalho;
  • Água e luz;
  • Remuneração e gastos com pessoal;
  • Entre outros.

Já o chatbot precisa apenas que o servidor no qual ele funciona esteja ligado para um atendimento direto e preciso.

Claro que isso não elimina a necessidade do atendimento presencial, principalmente porque muitas pessoas possuem dúvidas complexas, que fogem a alçada da ferramenta.

Por exemplo, uma empresa que oferece atividades de estimulação sensorial ainda precisa do atendimento humano, mas pode usar o chatbot para um atendimento inicial.

1 – Oferecer novas possibilidades de contato

Os chatbots conseguem extrapolar a simplicidade de uma resposta automática, criando uma nova forma de interação com o público.

Um chatbot pode ser programado para atender a diversos clientes de formas diferentes, identificando suas necessidades e em que ponto encontram-se dentro de um funil de vendas, por exemplo.

Assim, a inteligência artificial saberá exatamente como agir e de que forma falar para manter o cliente interessado, aumentando as possibilidades de engajamento.

Uma empresa de entregas rápidas pode registrar o tempo médio de entregas para utilizar como argumento de vendas, sem precisar de um atendimento pessoal para dividir essa informação.

Ao registrar as respostas, o chatbot já traça um perfil do cliente, respondendo-o de acordo com as experiências positivas de comunicação que ele teve previamente.

2 – Melhorar o atendimento ao cliente

Ao otimizar suas ferramentas de comunicação, o chatbot estará pronto para identificar e utilizar ferramentas de forma adequada, agilizando o trabalho e muitas vezes evitando que seja necessário dispender o tempo de um atendente para dúvidas simples de um cliente.

Assim, você valoriza o trabalho do profissional de atendimento, não forçando-o a uma tarefa mecânica de respostas simples, e cria um engajamento maior com seu público, que não precisará perder tempo esperando uma resposta para sua dúvida.

Assim, um chaveiro de carros 24 horas pode permitir que o chatbot faça o atendimento e o alerta de que o serviço precisa ser realizado, acelerando a atividade.

Muitos clientes conseguem se entender diretamente com o chatbot, conseguindo sanar todas as suas dúvidas com a inteligência artificial, e completando a compra sem precisar de um atendimento direto com um ser humano.

3 – Relacionamento com o público

O chatbot, por conseguir registrar as perguntas que seus clientes fazem e apresentar respostas efetivas, pode ser uma excelente ferramenta de marketing digital.

Isso porque essas perguntas ajudam você a identificar as necessidades de seu público, criando ações de marketing que se voltem para estas pessoas.

Quanto mais as pessoas tiverem dúvida com relação a um item específico, melhor é a oportunidade de criar um conteúdo relevante para publicar em seu site, blog ou em alguma das redes sociais buscando um melhor engajamento com o público.

Uma empresa que aluga sala comercial pequena para reuniões pode deixar todos os detalhes registrados na inteligência artificial, para se comunicar de forma mais prática com seus clientes.

Dessa forma, você acaba atraindo mais pessoas para conferirem seu conteúdo de forma orgânica, seguindo na análise do chatbot para manter-se ativo com relação ao material utilizado.

4 – Comunicação interna

Do mesmo jeito que com o público, você pode usar o chatbot para passar informações básicas e relevantes para sua equipe de trabalho. Isso facilita a necessidade de criar diversos e-mails e reuniões para compartilhar informações.

Em empresas com diversos setores, manter a comunicação alinhada de forma analógica pode ser bastante complicado. 

Mas com o advento da tecnologia, os chatbots permitem uma agilidade muito maior ao passar as informações corretas para manter a equipe informada.

Vantagens de um chatbot

A tecnologia é muito valorosa, mas alguns elementos em particular se destacam quando falamos sobre essa inteligência artificial:

Flexibilidade

Um chatbot pode ser usado em qualquer setor que a empresa precise. Esse tipo de flexibilidade é fundamental para uma melhoria e agilidade no atendimento. Isso porque a maioria das outras ferramentas requer um trabalho muito maior de adaptação.

Um despachante veicular pode usar o chatbot para diversos setores de sua empresa, bastando alguns ajustes para o funcionamento.

Tudo que você precisa fazer para utilizar corretamente o chatbot é reprogramá-lo para executar essa função, e em instantes ele já estará adaptado.

Capacidade de processamento

Os chatbots conseguem capturar grandes quantidades de informação ao mesmo tempo, uma vez que seu processamento não depende da capacidade humana. Por isso, ele equivale a uma série de pessoas atendendo simultaneamente.

Caso haja a necessidade de melhorias no equipamento, os recursos gastos para fazer um upgrade no hardware do chatbot são muito menores do que o de contratar uma equipe inteira de atendimento, possibilitando o uso das ferramentas de forma correta.

Compreensão de público

Pela sua capacidade de armazenamento, os chatbots conseguem identificar uma série de detalhes de seu público.

Ele é capaz de identificar quais são as principais dificuldades com relação ao seu produto ou serviço, além de apresentar interesses que as pessoas registrem na comunicação.

Pessoas que tenham dúvida sobre a criação de um abrigo de gás podem acabar gerando a informação necessária para que você consiga criar conteúdos informativos de qualidade.

Além disso, ele consegue captar informações de pessoas interessadas em seu produto que começaram uma conversa, criando leads de forma orgânica e muito mais fácil de engajar.

A economia de tempo gerada pelos chatbots acaba sendo fundamental para um bom uso da ferramenta.

Automação de processos

Diversas pessoas perguntam as mesmas coisas diariamente. Formas de pagamento, opções de parcelamento e uma série de outras dúvidas simples, que podem ser tiradas com tranquilidade por uma inteligência artificial capacitada.

Assim, você consegue otimizar o tempo de atendimento ao cliente sem desprender de pessoas de sua equipe para esse tipo de função. 

Quanto mais otimizadas as tarefas forem, melhor você conseguirá expandir a produtividade de sua equipe.

Melhoria de vendas

Os chatbots podem até mesmo conseguir fechar uma venda. Através de respostas simples e diretas, os robôs podem conseguir sanar todas as dúvidas de um cliente, encaminhando-o diretamente para a área de vendas.

Considerações finais

Hoje em dia, não utilizar tecnologia para conseguir explorar melhor o mercado é um erro, e muitas empresas estão perdendo oportunidades por não saberem aproveitar.

Os chatbots são grandes aliados na construção de uma empresa sólida, uma vez que agilizam o atendimento e garantem uma comunicação adequada com todos os clientes da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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