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Conheça a certificação EU Ecolabel para produtos de baixo impacto ambiental

Preocupação com processos e matérias-primas sustentáveis é uma das tendências de consumo do momento atual. Saiba mais sobre uma das principais certificações do ramo.

A importância de cuidar do meio ambiente nunca foi tão clara para empresas e consumidores. Uma pesquisa realizada este ano pela comunidade empresarial PwC (PricewaterhouseCoopers) indicou as macrotendências globais do mercado consumidor. Entre elas, a sustentabilidade teve destaque: consumidores preferem marcas com valores sociais e ambientais fortes, além de priorizarem ações de ESG.

Por esse motivo, cada vez mais consumidores têm optado por comprar de marcas sustentáveis e transparentes, que valorizam matérias-primas biodegradáveis e naturais e primam por processos produtivos conscientes. Cosméticos orgânicos, roupas com tecidos tecnológicos e sapatos veganos são alguns exemplos de produtos que ganharam destaque nos últimos anos.

No entanto, uma dúvida frequente para os consumidores é como ter certeza de que uma marca é, de fato, ecológica. Para confirmar essa característica e validar se todos os processos e matérias-primas são sustentáveis, foram desenvolvidos diferentes selos e certificações. Um dos principais é a certificação EU Ecolabel, desenvolvida na Europa e lançada em 1992.

A etiqueta é relativa à excelência ambiental e tem reconhecimento não apenas na Europa, mas em todo o mundo. Pode ser aplicada a produtos e serviços que seguem padrões altos de comprometimento ambiental em todo o processo produtivo: escolha da matéria-prima, extração, processamento, produção, distribuição e venda.

A EU Ecolabel também encoraja os produtores a utilizarem menos CO2 durante o processo industrial e a desenvolver produtos duráveis e fáceis de consertar ou reciclar. A ideia é, justamente, reduzir o consumo e a geração de lixo.

Para entender mais sobre a certificação, conheça a relevância da EU Ecolabel no mercado consumidor, tanto para os clientes quanto para as empresas de diversos segmentos.

EU Ecolabel para consumidores

Para quem compra, a EU Ecolabel é uma garantia de procedência, sustentabilidade e respeito ao meio-ambiente. Segundo o site da certificação, a etiqueta confirma que um produto ou serviço é igualmente ecológico e de boa qualidade. Isso porque, para recebê-la, esse serviço ou produto precisa atender a uma série de critérios estabelecidos por stakeholders, incluindo organizações industriais e do consumidor.

EU Ecolabel para empresas

A certificação está presente em mais de 72.000 produtos e serviços em todo o planeta, sendo reconhecida em toda a Europa e em outros países, incluindo o Brasil. Por esse motivo, ter a etiqueta da EU Ecolabel pode ser fundamental para empresas que querem demonstrar publicamente seu compromisso com o meio ambiente, levando credibilidade ao consumidor.

A EU Ecolabel ajuda não apenas a fortalecer a imagem da empresa para o consumidor, no nível B2C, mas também para outras empresas parceiras, no nível B2B. Essa certeza de preocupação e ação ambiental pode estreitar o relacionamento com fornecedores, patrocinadores, parceiros e outras corporações de naturezas diversas.

Categorias que podem receber a certificação

Diversos produtos e serviços podem receber a EU Ecolabel, inclusive micro, pequenas e médias empresas. Essas, bem como candidatos de países em desenvolvimento, ainda recebem descontos especiais para se inscreverem na avaliação e terem chance de receber o selo.

As categorias de produtos que podem receber a EU Ecolabel são: cuidado pessoal; limpeza; têxteis e vestimentas; do it yourself (“faça você mesmo”, em português); equipamentos eletrônicos; revestimentos; móveis e colchões de cama; jardinagem; lubrificantes; produtos em papel; e acomodações turísticas.

Critérios para solicitar a EU Ecolabel

Para conseguir a certificação, é necessário atender a uma série de pré-requisitos. Especialistas e outros stakeholders desenvolvem os critérios conforme as especificações da área, analisando todos os detalhes necessários para que aquele produto ou serviço esteja dentro de padrões sustentáveis e de qualidade.

Todos os critérios são revisados a cada quatro anos, em média, para avaliar se houve mudança em qualquer aspecto técnico que impacte a avaliação, como evolução de materiais, novidades no processo produtivo e mudanças no mercado consumidor. É possível conhecer as especificações para cada produto no site oficial da EU Ecolabel.

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