in

Bota tratorada: veja como usar a tendência

Com a aproximação do inverno, a bota tratorada está com tudo nos pés das influenciadoras.

O outono está chegando em todo o hemisfério sul do planeta e, na maioria das cidades brasileiras, os termômetros já estão abaixando. É chegada a hora de renovarmos nossos looks para nos proteger do frio que se aproxima e, é claro, continuarmos arrasando nas composições.

Entre as tendências que já podem ser avistadas em nosso horizonte, uma que merece toda a atenção é a bota tratorada, um calçado de personalidade que conquistou o coração das influenciadoras e famosas, ganhando as passarelas de todo o mundo.

Fácil de ser incorporada aos looks, a bota tratorada é ideal para mulheres descoladas e cheias de personalidade. Mesmo as mais discretas, com estilo sóbrio e minimalista, podem aproveitar essa tendência.

Atitude de rockstar

O que define uma bota tratorada, na verdade, é seu solado. Feito de borracha, ele imita as ondulações dos pneus de um trator — daí vem seu nome. Seu salto, cor, costura, amarrações, altura do cano e todas as outras características do calçado podem variar de acordo com o modelo.

A moda da bota de salto tratorado, é claro, acompanha as duas principais tendências de 2021: a volta dos anos 80 e o hype do famoso chunky style. Mesmo na música, pode-se notar que os artistas estão se referindo diretamente à sonoridade da década de ouro do movimento punk. O mesmo acontece no mundo fashion.

O chunky style está conosco há alguns anos. Daddy shoes, mom jeans e oversized são termos que estão no vocabulário das mais antenadas desde, pelo menos, 2018. A bota de solado tratorado faz parte desta mesma onda fashion que prioriza volumes e formas maximizadas.

Na hora de compor um look usando a bota, um dos principais pontos a serem observados é a proporção da composição como um todo. Por se tratar de um tipo de calçado bastante encorpado, ele é quem dita o restante do look.

Os visuais mais tradicionais seguem a estética da bota de forma mais direta. Peças como destroyed jeans, por exemplo, te ajudarão a construir uma composição punk moderna.

Não se esqueça de que a bota é a estrela do look. Dessa maneira, peças que escondam o calçado ou chamem mais atenção podem criar certa sensação de desproporcionalidade.

Vestidos xadrez um pouco mais folgados também são uma boa aposta, pois remetem ao grunge dos anos 90 e podem elevar a composição, especialmente se você investir nos acessórios certos. Nesse caso, o ideal são peças de metal prateado que não carreguem tanto o visual, mas o complementem.

Indo além do óbvio

Nem só de punk vive a bota tratorada. Por ter toda essa personalidade, na verdade, ela também vem sendo usada de maneiras não tão óbvias, especialmente para contrapor looks minimalistas, sóbrios e monocromáticos. Peças em alfaiataria, por exemplo, são uma boa pedida para uma composição mais high-low.

Vale investir em modelos mais justos e acinturados. Os terninhos, por exemplo, em especial os com modelagem mais masculina, nos ajudam a criar aquela sensação fashion forward londrina que nós amamos.

Quem quiser se aventurar um pouco mais, pode apostar em um modelo over the knee, com as botas acima do joelho. Apesar de ser um modelo que remete ao sexy, contudo, a composição da roupa alfaiataria ajuda a manter a sobriedade (com uma pitada de ousadia).

Por fim, quem for adepta de estilos mais despojados, como o genderless, a roupa sem gênero, ou comfy, a roupa confortável, deve tomar um pouco de cuidado, mas, ainda assim, pode utilizar a bota tratorada no visual. Nesses casos, basta aplicar as dicas básicas de moda e se atentar às formas, texturas, cores e estruturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

É possível personalizar um apartamento financiado na planta?

5 destinos para conhecer em estilo bate e volta