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Banco de dados: como usar a ferramenta para melhorar o atendimento do seu negócio

O uso de marketing por dados para se relacionar com os clientes pode se tornar um ótimo meio para aumentar vendas e fidelizar clientes

Quase nunca é fácil tomar decisões em um negócio, e, apesar de estudos e experiência serem uma boa base para tomar importantes passos, cada vez mais, é possível usar o marketing orientado a dados para tomar decisões em direções mais certeiras. 

Muitos empresários continuam em dúvida sobre como aplicar essa prática nos negócios para aumentar as vendas, fidelizar ou até mesmo alcançar novos clientes, e, para elaborar melhor essa estratégia, primeiramente, é preciso entender a definição dessa prática.

O marketing orientado a dados almeja melhorar as decisões tomadas pelos funcionários, utilizando como base informações da própria empresa, como dados gerais e dados sociais. Esses dados podem ser coletados em bancos de dados internos ou pesquisas de mercado e também podem ser estruturados (gerados em relatórios, informações internas ou outros materiais organizados pela empresa), semiestruturados (dados sociais ou que têm origem nas ações de marketing digital) e não estruturados (informações fragmentos que não seguem um raciocínio linear).

Para obter sucesso, através de uma estratégia baseada nesses dados, é preciso escolher primeiramente quais dados serão analisados e para qual finalidade. Categorizar essas informações faz com que encontrar soluções para problemas aparentemente não conectados seja mais fácil. Por exemplo, os dados podem encontrar padrões em quedas de venda em algum período ou que tipo de cliente pode se sentir inclinado a encerrar contratos.

É possível elaborar informações úteis que possam ser usadas para tomar decisões mais racionais e também para personalizar ferramentas de atendimento do serviço, como o WhatsApp Business

Manter esse banco de dados atualizado é muito importante para atender às demandas do seu público e atuar da forma que esteja mais alinhada com a espera deles. Com um bom reconhecimento dos dados da empresa, é possível saber os produtos preferidos de grupos de clientes e também saber o grau de satisfação dos compradores em relação às vendas.  Atendimento de qualidade e personalizado é um diferencial para fidelizar compradores ou consumidores do seu negócio e também ajuda a economizar em ações de marketing digital, que podem se mostrar desnecessárias com o tempo.

A equipe que conhece seu cliente tem a capacidade de oferecer uma boa solução em um tempo curto, aumentando as chances de concretizar o negócio. Somando todas as contribuições do marketing orientado a dados no seu negócio, você certamente vai garantir a satisfação do seu consumidor, gerando mais valor para a sua marca.

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