in

Atendimento publicitário: Por que esta etapa é tão importante?

criacao-de-pecas-publicitarias-5-dicas-para-melhorar-este-processo
Targeted social media ads. Giveaway promo campaign, SMM. Interactive advertising, clients engagement analytics, effective marketing services concept. Bright vibrant violet vector isolated illustration

O atendimento publicitário é muito importante para uma agência, uma vez que ele melhora o relacionamento entre ela e seu cliente. Isso faz com que ela seja reconhecida pela dedicação e qualidade de seus serviços.

Esse atendimento acaba por se tornar a base de uma presença positiva, mas para promover uma agência, é necessário ter jogo de cintura, inclusive para saber qual é o melhor momento para fechar negócio com o interessado.

O atendimento publicitário é um trabalho que merece bastante atenção, visto que é baseado na prestação de serviços e não na venda de produtos.

É importante ressaltar esse aspecto porque é muito diferente promover algo que o cliente possa ver, tocar e experimentar antes da compra, do que negociar algo intangível, que ele pode ter contato imediato.

Pensando por esse lado, pode-se dizer que o profissional e a agência são considerados um produto disponível para venda. O serviço acaba ficando em segundo plano, pois poderá ser visto apenas depois de ser concluído.

Sendo assim, neste artigo, vamos explicar o que é o atendimento publicitário, suas funções e a importância dele dentro de uma agência. Se você tem dúvidas sobre esse assunto, confira até o final.

Afinal, o que é atendimento publicitário?

O atendimento publicitário é um serviço que possibilita a comunicação entre uma agência e seus clientes. Ele tem como objetivo prospectar, negociar e manter a carteira de clientes e elaborar briefings criativos.

Estes funcionam como inspiradores e direcionam os profissionais envolvidos em projetos publicitários. Esse atendimento é o primeiro contato do cliente com a agência, então o profissional responsável por ele deve possuir algumas habilidades.

Toda empresa, como uma gráfica de caderno personalizado a4, precisa de bons profissionais. No caso das agências de publicidade, estas precisam de alguém que conduza todo o processo de comunicação e marketing entre as duas partes.

Esse profissional vai intermediar negociações, por isso, deve conhecer bem a agência e seu cliente. É assim que ele vai planejar, gerenciar e administrar as relações entre ambas as partes envolvidas, melhorando a rentabilidade da empresa.

Funções desse tipo de atendimento

Para que essa área atue de acordo com o esperado, ela deve desempenhar algumas funções, dentre elas, certificar-se de que o fluxo está correto e garantir uma entrega de qualidade ao cliente.

É necessário saber ouvir com atenção para entender o problema e os objetivos do cliente, e assim, oferecer a melhor estratégia de marketing para ele.

O atendente deve ter escuta ativa, ser capaz de identificar os impactos de cada cliente, sabendo se eles são emocionais ou racionais, aplicando a linguagem mais adequada a cada caso.

Nem sempre o contratante saberá explicar o que quer e suas razões, e isso é ainda mais perceptível quando falamos de marketing digital, algo que muitos empreendedores ainda não dominam.

Portanto, se o responsável pelo atendimento entende qual a demanda de uma joalheria que vende pingente de ouro de menina, consegue elaborar um bom briefing e atender às expectativas do negócio.

A melhor maneira de conseguir isso é fazendo perguntas e até mesmo confirmar o óbvio, assim, o atendimento publicitário garante o pleno entendimento entre todos.

Também a linguagem do cliente é bem diferente daquela usada dentro das agências, logo, outra função do atendimento publicitário é traduzir as demandas dele para os termos comuns entre a equipe.

O contrário também é fundamental, ou seja, é necessário saber usar uma linguagem adequada para explicar a proposta e eliminar as objeções. Saber vender uma ideia é tão importante quanto saber elaborá-la.

Por exemplo, se você vai mandar um banner para o cliente, explique para ele por qual motivo escolheu determinada imagem, ou por que usou a frase daquele modo.

Muitas vezes, apesar de o trabalho estar impecável, o cliente não aprova porque não entendeu os objetivos ou por que ele foi elaborado de determinada forma.

Cada negócio, seja ele uma loja de roupas ou um fabricante de equipamentos medicos basicos, possui suas próprias particularidades. Quanto mais a agência conhecê-las, maior será o valor gerado.

As informações passadas para as equipes serão mais completas, o que torna a elaboração do projeto muito mais assertiva.

É essencial prestar um atendimento publicitário técnico, isto é, ter entendimento acerca de ferramentas que podem resolver as demandas dos clientes de maneira simples e eficaz.

Quanto mais estratégias são automatizadas, mais a agência estará alinhada ao cliente, assim como tudo o que foi proposto será entregue da maneira como ele espera e no prazo combinado.

O atendimento publicitário também tem a função de atuar como um filtro de qualidade, que analisa todo o material que será enviado ao contratante.

Ele faz alguns testes, verifica o texto, dentre outras atividades. É uma forma de analisar o projeto pelos olhos do cliente e saber se ele está de acordo com o esperado. 

Em resumo, suas principais funções são:

  • Determinar as prioridades da campanha;
  • Participar de reuniões com o cliente;
  • Entender as demandas do cliente;
  • Documentar os processos;
  • Montar os briefings;
  • Elaborar pautas de reuniões.

Agora que você já sabe quais são as funções do atendimento publicitário, no próximo tópico, vamos explicar a importância dele dentro das agências. 

A importância do atendimento publicitário para as agências

A maioria dos estudantes de Publicidade tem o objetivo de sair da faculdade e partir para a criação de campanhas para empresas de vinho portugues caro ou muitas outras gigantes do mercado.

Entretanto, esses mesmos estudantes conquistam seus diplomas sem entender a importância e a grandeza do atendimento publicitário dentro das agências.

Na verdade, nem mesmo as empresas entendem esse trabalho, pois valorizam muito mais o visual dos trabalhos do que o relacionamento e o atendimento que recebem.

Só que essas duas partes precisam compreender a importância do atendimento. Dentro de uma agência, é aquele profissional que diz “seja bem-vindo” ao cliente, que dá o “bom dia” e que convida para um café com a equipe.

Portanto, estamos falando de um setor diretamente ligado à reputação do negócio, e que nunca deve ser negligenciado. Se a sua agência não valoriza isso, tanto em relação à área em si quanto em relação ao profissional, está mais exposta a danos.

Estes podem ser tanto internos quanto externos, desde os ideais do processo, como organização do fluxo de trabalho, até o momento da realização dos projetos, passando pelo relacionamento, confiança do cliente, suas necessidades e a imagem dele.

A rotina de trabalho do atendimento publicitário com um computador completo e outras ferramentas, passa por desafios e prazeres diariamente.

Dentre eles podemos citar o cuidado com a manutenção do cliente, procurando sempre tratá-los com zelo e como se fossem únicos.

Sem esse atendimento, fica difícil tomar nota de tudo o que o contratante solicita, o que acaba por prejudicar a elaboração de briefing.

O profissional ou equipe que vai atuar nesse setor defende quais ideias devem ser enviadas para aprovação do cliente, como uma confecção de camisa de uniforme social, tendo como base estratégias concretas.

Esse departamento é o que mais consegue ter o feeling necessário para oferecer boas ideias, de modo que boa parte do que for sugerido pela agência atenda às expectativas do contratante e o surpreenda com insights que ele jamais teria.

O atendimento publicitário também é fundamental porque ele consegue compreender as particularidades do cliente, bem como outras características, como o horário em que está disponível, prazos e gostos pessoais.

Se o projeto é um banner com foto, a agência saberá qual a verba disponível pelo negócio que a está contratando e como fazer com que se encaixe a ela.

Além disso, é o atendimento que ajuda a estabelecer um relacionamento forte e duradouro entre as duas partes, construindo um trabalho de apoio mútuo entre elas.

Sem falar que, ao mesmo tempo em que esse setor cuida do atendimento, ele ainda funciona como o SAC da agência. Sem ele fica difícil atrair o cliente ou deixá-lo entrar, mas é ainda mais difícil fazê-lo ficar.

Mesmo que as empresas que contratam agências de marketing e publicidade valorizem mais o trabalho visual, na verdade, elas nem se dão conta do quanto o atendimento foi importante nesse processo.

Conclusão

Não importa se a agência é especializada em empresa de demolicao com retroescavadeira ou em indústrias alimentícias, é essencial contar com o atendimento publicitário.

Antes de vender a imagem ou a marca de outro negócio, a agência precisa vender o dela. É assim que ela vai atrair clientes e expandir sua atuação, e para alcançar esse objetivo,  o atendimento publicitário é necessário.

Neste artigo, você entendeu o conceito dele, suas funções e importância. Dessa forma, fica mais fácil enxergá-lo como parte dos projetos que a agência realiza. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

6 melhores exercícios para os bíceps

mobile

Anúncio em dispositivos mobile: Como desenvolver?