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Atendimento publicitário: como desenvolver esta ferramenta?

atendimento

O cargo de atendimento publicitário é um dos mais importantes dentro de agências e em meio a todo o processo feito para desenvolvimento de comunicações para clientes.

Tendo em vista que esse profissional trabalha como a base de todo esse relacionamento.

Para começar, é preciso entender as divisões dentro de agências, e saber que nem todos os funcionários da empresa conseguem ter acesso direto ao que o contratante deseja.

Ainda que todo contato seja importante na elaboração de campanhas e projetos de comunicação, como uma grande ação nas redes sociais de uma empresa de organização de documentos empresariais, o atendimento cumpre a função de ser o porta-voz oficial.

Dessa maneira, ainda que existam grandes vantagens em um sentido profissional, o atendimento deve ter grande preparação e cuidado em meio a essa conexão e contato.

Afinal, uma informação errônea e uma má interpretação podem fazer com que os resultados não sejam os esperados, e causem problemas entre as duas partes do negócio.

No texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre o que é um atendimento publicitário, ressaltando tudo o que um profissional deve ter e quais as vantagens dele.

O que é o atendimento publicitário?

O profissional de atendimento publicitário é aquele que faz a ligação entre aquilo que o cliente deseja e o que a agência de publicidade ou comunicação oferece. 

Esse contato começa nas reuniões de apresentação e também na parte de conquista do cliente.

Por exemplo, as agências podem prospectar clientes no mercado, oferecendo seus serviços e mostrando às empresas, como o caso de uma startup de software de gestão comercial o que eles podem oferecer para melhorar a comunicação desta com seus clientes.

Em meio a reuniões e conversas que ressaltam a importância de toda a agência para os resultados da empresa, o atendimento publicitário consegue convencer o cliente disso.

No entanto, além do convencimento, existe um entendimento pleno sobre a real situação da companhia, desde seus principais problemas até os pontos que a mesma deseja alcançar.

Na situação de uma confirmação de contrato, o atendimento trabalha novamente, só que desta vez focado em entender os problemas na comunicação do negócio.

De modo a repassar para as equipes as orientações para construções de planejamentos e conteúdos.

É o caso de um atendimento voltado a uma empresa de moleskine mockup, onde o profissional da agência repassa informações que servirão para a elaboração de um plano de conteúdos para as redes sociais da companhia, com objetivo de atrair clientes.

Além de entender as prioridades em relação aos resultados, é essencial dentro do trabalho do atendimento que ele entenda as questões que são possíveis ou não com clientes.

Isso inclui desde a utilização de postagens com cores específicas, fotos, contextos, linguagens e até mesmo posicionamentos dentro das redes sociais.

Ainda que grande parte das empresas não entenda esses quesitos, e acabe dando uma maior liberdade às agências, é importante que o atendimento entenda cada caso e procure saber sobre restrições e aceites dentro de uma empresa de transporte executivo.

Depois disso, é o momento de repassar as informações e direcionamentos, bem como objetivos da comunicação para equipes responsáveis pela criação, como:

  • Designers;
  • Redatores;
  • Diretores de arte;
  • Revisores.

Todos estes, juntos, conseguem formatar exatamente aquilo que a empresa cliente, como o caso de uma loja de uniformes personalizados, necessita e precisa da comunicação.

A orientação de todo o processo é disponibilizada pelo cliente, que verifica os melhores caminhos e consegue entender se o planejamento foi ou não eficaz.

Em seguida, o atendimento recebe todo o conteúdo feito e passa a preparar a apresentação para o cliente, geralmente, contando com a participação de pelo menos um colaborador da agência responsável pela criação de todo o conteúdo de vinho tinto suave doce.

É em meio a esse contato, com a apresentação do que foi feito pelas equipes, que o cliente entende o que pode ou não ter sido interessante, ajustando os pontos com o atendimento.

Assim, entendemos que o trabalho do atendente tem ampla participação em todo o processo de viabilização de campanhas dentro de uma agência, sabendo de fato o que o cliente espera e o que a equipe de criação deve entregar diante disso.

As características de quem trabalha com atendimento

Como visto acima, em uma descrição completa do trabalho de um atendimento publicitário, é possível notar que para exercer essa profissão e entregar um bom atendimento para clientes, como uma terceirização de serviços, algumas características são necessárias.

E a primeira da lista é de fato a excelente forma de comunicação, seja com o cliente ou com as equipes de trabalho, de modo a repassar as informações corretas para ambos os lados.

Afinal, quando há um atendimento ao cliente, é preciso entender o que é uma necessidade, sabendo alinhar isso de acordo com o que a empresa apresenta como solução. 

Por outro lado, é preciso entregar a informação em moldes que sejam entendidos pelas equipes.

Dentro da comunicação, principalmente, em relação às campanhas feitas por agências de publicidade, é necessário o entendimento sobre as diferentes linguagens entre setores.

O cliente da empresa, como o caso de uma empresa de espaço compartilhado, certamente não conhece profundamente assuntos e soluções de comunicação, dessa forma, tenta comunicar à sua maneira o que é uma prioridade para o seu negócio.

O atendimento então precisa fazer a ponte dessas informações, repassadas em meio a conversas com um tipo de conexão, entre a equipe, que fala de outra maneira.

Saber entender e repassar da melhor forma, fazendo o jogo da comunicação entre cliente e profissionais que vão trazer os melhores resultados é de fato uma das mais importantes características que um atendimento publicitário deve enfatizar.

Outra questão importante dentro desse serviço é o alto poder de controle emocional, em relação às pressões e também as demandas dos dois lados.

Saber se organizar, e melhor, lidar com diferentes pontos de demandas e perspectivas, além de fazer uma análise de tudo o que é produzido, pede uma grande resiliência, paciência e determinação da parte do profissional que trabalha atendendo.

Por fim, um ponto necessário é a forma de comunicação com todos, pedindo do atendimento não apenas uma postura exemplar e interessante, mas uma arrumação.

Como o contato é constante com potenciais clientes, em reuniões, é necessária a aposta em vestimentas que apresentem a seriedade adequada, ainda que o clima de uma agência, onde paira a criatividade, seja de uma maneira totalmente diferente.

A postura dita a pouco diz respeito a forma de comportamento do atendimento, sempre mostrando seus conhecimentos e trabalhando para convencer da melhor maneira o cliente.

Quais as vantagens de trabalhar nessa posição

Uma das principais vantagens profissionais de se trabalhar com atendimento publicitário é a conexão direta com os principais objetivos desejados pelo cliente, que podem ser melhor absorvidos e devidamente identificados a partir de uma conversa.

Nem todos da equipe de comunicação de uma agência possuem esse privilégio, o que certamente se faz como uma vantagem interessante para um bom trabalho.

Outro ponto que evoca uma qualidade no trabalho do atendimento é a oportunidade de estar em meio a movimentação, deixando o trabalho usual dentro do escritório.

Afinal, é preciso não apenas ir nas empresas e buscar por novos clientes em meio a uma prospecção, mas também comparecer a reuniões e alinhamentos com clientes em lugares específicos, o que movimenta um dia, apesar de ser cansativo.

A liderança também é um quesito a ser destacado no cargo de atendimento. Isso porque estar em contato direto com o cliente afirma uma posição de importância na agência.

Em muitas empresas de comunicação os profissionais de atendimento são escolhidos como preferidos entre os clientes, que costumam se comunicar apenas na presença destes.

Dessa maneira, para o negócio é muito mais em conta ter aquele profissional por perto, que vai ajudar não apenas a produzir o melhor trabalho possível, mas também manter uma comunicação importante com a conta e com o cliente.

A liberdade criativa e também decisiva do atendimento também se faz evidente, de modo que este consegue ter um poder de escolha e indicar suas precisões sobre um assunto.

Considerações finais

Portanto, o atendimento publicitário é um cargo dentro de agências de comunicação, responsável pelo contato entre cliente e área de criação, explicando para ambos as condições e ideias, tornando todo o trabalho muito mais certeiro e de qualidade.

Apesar de diversas qualidades que esse profissional tem, é preciso estar adequado ao cargo, obtendo características fundamentais para um bom atendimento.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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