in

Como adicionar a árvore-de-natal na decoração da casa?

Veja dicas para inserir a decoração de natal no ambiente de sua casa e, ainda, como montar a árvore que tem mais a sua cara

O Natal está chegando! E não há como negar que essa época traz consigo uma série de símbolos, como árvore-de-natal, presentes, luzinhas, papai-noel etc. A árvore-de-natal é um dos principais símbolos da época natalina. Sua montagem é uma tradição que acompanha gerações de diversas famílias. Normalmente, ela é montada em torno de 30 dias antes do Natal. Mas cada um pode escolher sua data!

O que acontece é que muitas pessoas ficam perdidas sem saber como inserir a árvore e outros enfeites de natal na decoração que já têm em casa. Será que fica bom colocar a árvore perto do sofá ou seria melhor perto da janela? Que tamanho de árvore escolher? Quais enfeites utilizar?

Confira a resposta para essas e outras dúvidas acompanhando nosso texto! Vamos lá?

Dicas para encaixar a árvore-de-natal na decoração

  • Para começar, procure o melhor lugar da casa para posicionar a árvore-de -natal. Tem de ser um lugar visível, mas que também não atrapalhe que pessoas transitem. Uma dica: janelas são ótimos lugares, já que permitem que as pessoas de fora também vejam a decoração. Contudo, você pode montar onde preferir!
  • Evite enfeites quebrados e/ou desgastados. Além disso, observe se a árvore está bem conservada. Tudo isso vai evitar que a decoração de natal acabe sendo mais algo a estragar a harmonia da sala do que a agregar.
  • Quando for escolher o tema, os enfeites e até mesmo as luzes, pense na decoração de sua casa. Será que uma árvore clássica, com pinheiro, bolas e festões é o melhor para não errar? Ou, se você tem uma decoração mais alternativa, como algo geek, seria bacana escolher um tema mais específico?
  • Pense tanto no que vai ficar bacana com a decoração da sua sala, tanto no que não vai ficar legal. Luzes coloridas? Uma árvore grande demais? Decoração monocromática? É hora de pensar! Mas lembre-se de que não há regras! O importante é seguir o que você gosta!
  • Garimpar itens pela casa pode ser muito interessante! Dessa forma, você utiliza itens que já compõem normalmente sua decoração.

Agora que você já sabe como encaixar a árvore e os enfeites de natal na decoração da sua casa, veja abaixo 5 dicas para montar sua árvore-de-natal! Confira:

Passo a passo para montar sua árvore-de-natal

1) Definindo um tema

Sua árvore vai seguir o tema clássico ou você vai fazer algo diferente? Alguns dos temas mais utilizados são o clássico, com bolas de natal e enfeites em tons de vermelho e tons metálicos; tradicional, com laços, bonecos de neve, bolas, doces e biscoitos; e infantil, com luzes coloridas, bonecos e bichos de pelúcia.

Mas, além desses temas, ainda existem aqueles mais inusitados, como temas de livros, filmes, séries, personagens etc.

Essa parte fica a seu critério. Mas lembre-se de que ela é muito importante porque definirá os próximos passos.

2) Escolha da árvore

Depois de escolher um tema, é hora de escolher a árvore que será utilizada. Existem muito mais opções de árvores de natal do que o clássico pinheiro – seja sintético ou natural. Existem árvores feitas de livros, de material reciclado, de malas; árvores que são desenhadas e/ou montadas na parede; árvores feitas com outros tipos de plantas, além do pinheiro. São muitas opções!

Lembre-se de escolher a árvore conforme o tema definido. Além disso, observe aspectos, como espaço da sala, tanto em altura como largura, e o restante da decoração.

3) Seleção dos enfeites

Observe como, mais uma vez, a escolha do tema feita no início auxilia nas demais decisões.

Ao escolher os enfeites, você pode tanto seguir o padrão, utilizando os clássicos pisca-piscas, bolas e festões, ou fugir do comum, utilizando outros tipos de enfeites. Para tanto, siga o tema escolhido. Os enfeites podem ser bonecos, estrelas, doces, biscuits, objetos diversos, entre outros. Deixe a criatividade fluir! Você pode até mesmo garimpar pela casa ou na rua enfeites bem diferentes!

4) Montagem da árvore

Ao montar sua árvore, é necessário ficar atento a alguns detalhes. Algo importante que nem todos se atentam é o posicionamento dos galhos. Caso você escolha o pinheiro, abra bem os galhos e complete os espaços com festão para que a árvore aparente estar mais preenchida.

Quando for colocar o pisca-pisca, se possível, coloque-o já aceso para que seja mais fácil você perceber onde ele foi distribuído. Outra dica é começar de cima para baixo, visto que, no fim, ele deve ser encaixado na tomada. Os fios devem ser enrolados nos galhos, e não passados apenas sobre eles.

Depois das luzes, é hora dos enfeites. Cuidado com os espaços para não deixar partes da árvore cheias, enquanto outras ficam vazias. Tente equilibrar a distribuição dos enfeites. Uma dica é deixar os maiores embaixo e os menores em cima.

5) Topo

Para finalizar, coloque o topo da árvore, que pode ser uma estrela, um laço, um papai-noel, um boneco… São muitas as opções! Deixe o tema guiar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a certificação EU Ecolabel para produtos de baixo impacto ambiental

Looks maravilhosos com body e shorts jeans