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Arte de encantar o cliente: como trabalhar?

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Encantar o cliente é uma das principais preocupações dentro das empresas, afinal, que marca não deseja ser impactante e importante para o seu público-alvo.

Fazendo, assim, com que este se torne fiel, disseminador da qualidade de produtos e serviços e contribuidor.

De modo geral, o encantamento pode acontecer dentro de diversos aspectos, que contam tanto com a compreensão sobre o consumidor quanto em formas inovadores de atração.

Por exemplo, uma empresa de rede de proteção para janelas, que conhece bem seu cliente, pode fazer com que este tenha uma conexão, por meio de canais de comunicação, com suas produções, mas que também passe por experiências que o impactem totalmente.

Para de fato trabalhar esses pontos, nada sairá tão fácil assim. Afinal, é preciso aprender profundamente sobre tudo o que relaciona sua empresa, desde um produto até um canal.

Além disso, nada melhor do que entender o consumidor de uma empresa de envelopamento para carros a partir de sua máxima aproximação, bem como resolução de dores e entrega de soluções à altura, que devem contar com um toque de surpresa.

Portanto, no texto a seguir vamos discutir melhor sobre a importância do encantamento, entendendo de que forma é possível colocar isso em prática e quais os retornos recebidos em seguida.

A importância do encantamento do cliente

Quando falamos do encantamento de um cliente, em primeiro lugar, o ideal é nos lembrarmos da primeira vez que estivemos impactados com uma empresa, um produto ou algum tipo de serviço, de modo que possa ter transformado nossas sensações.

São muitas as formas que podem ser desencadeadas as experiências com empresas e marcas, como uma escola infantil particular mexendo com emoções, lembranças e até mesmo desejos, seja de uma resolução de um problema ou na conquista de algo.

E dentro dessas possibilidades, sempre vai existir um esforço extra da empresa, que muitas das vezes formata toda a realidade do encantamento do cliente, de forma natural.

É o caso de uma empresa do ramo de motoboy entrega, que trabalha para ser a maior do setor com o atendimento impecável e com a menor quantidade de burocracia possível. 

O diferencial, nesse caso, se torna algo que chama a atenção e retém consumidores.

De modo geral, esse encantamento que o cliente tem pela marca é essencial para os negócios, tendo em vista que essa pessoa poderá ter uma boa primeira impressão.

Ainda que não pareça, a experiência inicial com uma marca sempre é uma das mais essenciais para o consumidor que, geralmente, não se esquece de como foi tratado, da sensação que teve, da satisfação, da resolução, dentre outras provocações.

Isso segue dentro de um caminho que invade a fidelização, que acontece praticamente automática, logo após a escolha de mais de uma situação ou oportunidade de compra.

Ter clientes fiéis, principalmente, em empresas do ramo de aluguel de impressoras preço pode ser uma ótima ajuda para que o negócio possa de fato se concretizar e se espalhar dentro de um mercado, alcançando públicos ideais com maior qualidade e segurança.

Afinal, um cliente satisfeito que indica algo para outro sempre será considerado, e com certeza poderá impactar muito mais do que a própria empresa em uma sugestão.

A vinda de outros clientes também é algo essencial para os negócios de cama beliche madeira que focam estritamente no encantamento do consumidor.

Pois, é de fato um número a mais de vendas, e de novos fiéis, dessa forma criando uma carteira certa.

De que forma é possível colocar em prática?

Mais do que compreender a importância do encantamento do cliente por uma empresa, é preciso saber as melhores formas de viabilizar essa condição dentro de um negócio.

Como dito, cada tipo de empresa, de cliente e de mercado é diferente, o que também coloca pontos de inovação em meio às atividades, experiências, atendimentos e outras condições que evocam uma boa impressão e de fato puxam a atenção do cliente.

Por isso, vamos entender a seguir as melhores formas de colocar esse ponto em prática, pensando de maneira geral, mas também específica, o que pode ajudar qualquer tipo de empresa. 

Sendo assim, confira mais sobre isso nos tópicos dispostos a seguir.

Conheça seu cliente ao máximo

Não basta apenas achar ou ter ideias sobre o consumidor, é preciso conhecer realmente quem é o seu cliente, desde comportamentos, sentimentos até as dores, para que de fato algum tipo de ação possa ser concretizada e surta o efeito desejado pela empresa.

Muitos negócios, em meio a essa realidade, acabam pecando em não entrar de fato em uma compreensão plena, o que torna a sugestão sobre o que fazer pouco eficaz.

Em meio a isso, algo interessante a se fazer são pesquisas, coleta de dados de redes sociais, entrevistas, respostas do CRM de vendas da empresa, dentre outras formas de captar melhor aquilo que pode ser melhor considerado para um público-alvo.

Crie uma conexão e relação

A conexão e a criação de uma relação são a base de qualquer tipo de ação de encantamento.

Pois, de fato vai permitir uma entrada muito mais integrada da empresa nos sentimentos e principalmente na mente do cliente, o que ajuda dentro do consumo.

Por exemplo, que tal sua empresa de adesivo para van começar a criar uma relação a partir de conversas pelas redes sociais ou até mesmo via e-mail marketing.

O ideal é utilizar todos os canais de comunicação com o cliente, inclusive o presencial, para que haja um relacionamento que possa ser a base para o encantamento, o que ajuda as pessoas que precisam criar maior confiança nas empresas para cogitar uma compra.

Trabalhe o máximo de confiança

O que mais um cliente precisa ao escolher um produto ou serviço, bem como a empresa onde irá consumir é ter confiança. 

Confiança de que o espaço será ideal para ele, confiança que seus problemas serão resolvidos e que os dois andam dentro de um mesmo viés.

Essa é a base de qualquer relação, bem como nossas pessoais e até mesmo profissionais, e não seria diferente dentro de um contexto de vendas ou de consumo.

É essencial mostrar que a empresa garante soluções, mas que ela também tem um suporte essencial para que o consumidor possa escolher melhor produtos e serviços, como anel banhado a ouro feminin, e também o tempo de compra.

Mostra uma preocupação genuína

Muitas das vezes empresas que focam em vender acabam se perdendo em um discurso e na importância de suas próprias necessidades, e esquecem completamente de satisfazer e de fato ouvir aquilo que o cliente deseja, de que forma ele quer seu problema resolvido.

Por isso, o ideal dentro do encantamento do cliente é trabalhar com o melhor atendimento possível, fazendo uma espécie de consultoria, onde a escuta ativa é a principal.

Sem esse ponto fica bem difícil fazer com que haja uma conexão, confiança, mas também uma brecha para entender aquilo que seu público deseja. 

Portanto, muitas das vezes é melhor ouvir mais e vender menos, para que os resultados sejam os melhores.

Supere suas expectativas

Se o mercado, o cliente e seus desejos já foram bem compreendidos pela sua empresa, nada melhor do que trabalhar pontos que venham a entregar ainda mais, ou seja, que possam mostrar que o negócio está superando as expectativas, indo além.

Esse é um ponto importante e altamente potente, tendo em vista que o que o consumidor realmente quer é a melhor escolha de investimento, onde de fato vai entender que fora daquela empresa não existe opção melhor.

Nunca deixe de lado as experiências

As experiências são os pontos que definem um encantamento muitas das vezes, pois além de mexerem com sentidos e sentimentos, evocam questões que vão muito além de um produto ou um serviço, se conectando com a identidade e propósitos.

Por exemplo, uma marca de roupas, para chamar a atenção do público, pode ter como sugestão alguns tipos de ações de experiências:

  • Feiras livres;
  • Desfiles;
  • Brindes;
  • Conversas com palestrantes.

Tudo isso vai provocar uma imersão do público, mas também abrir caminho para que a marca consiga um espaço dentro de suas escolhas, e fique memorizada como uma empresa que trouxe algo a mais àquela pessoa.

Considerações finais

Portanto, o encantamento do cliente é uma das principais preocupações para empresas, que muitas das vezes costumam optar em proporcionar experiências e ações que possam entregar uma boa impressão, além de um sentimento de pertencimento.

Provocar isso é essencial a partir do conhecimento das pessoas que são os alvos, e também de formas de atração que vão além das usuais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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