in

Anúncios em datas comemorativas. Qual a sua importância?

As datas comemorativas fazem parte da rotina das pessoas, e elas são utilizadas como uma maneira especial de se lembrar de entes queridos, que podem ser presenteados com os mais diversos tipos de itens e lembranças.

Isso representa uma questão bastante benéfica para o comércio em geral, pois mostra que é possível apostar nesses dias especiais para conquistar melhores resultados em vendas e divulgações. 

No entanto, justamente pelo seu potencial de aumentar o número de pedidos de uma empresa, é essencial sair na frente da concorrência e encontrar maneiras de anunciar os seus produtos para ter maior destaque nessas datas comemorativas. 

É nesse cenário que entra a importância de ter um planejamento para o marketing sazonal do seu negócio, que nada mais é do que focar na divulgação em um determinado período, como é o caso desses dias especiais. 

Tal como os convites personalizados chamam as pessoas para ocasiões de comemoração, apostar na publicidade da sua marca em datas comemorativas é essencial para trazer os potenciais clientes para perto da sua empresa. 

Como existem características próprias para cada dia especial do nosso calendário, é fundamental fazer um cronograma do que será abordado em cada campanha, pois o que será vendido em uma data pode não ser na outra. 

Um exemplo disso é o dia dos pais e o dia das mães. O público masculino e o feminino possuem traços diferentes, o que vai fazer com que os presentes adquiridos pelos filhos sejam de tipos variados de acordo com o período. 

Assim, para se ter maior sucesso e conquistar bons resultados com o marketing sazonal, é essencial ter um planejamento que permita uma ação mais direcionada e eficaz. 

Se você reconhece que as datas comemorativas podem ser fundamentais para o seu negócio e deseja entender melhor a importância dos anúncios nesses períodos, este artigo é para você.

Por isso, siga na leitura e aprofunde os seus conhecimentos sobre o assunto, garantindo que o seu negócio colha vantagens nos dias mais especiais do calendário nacional. 

Por que fazer anúncios em datas comemorativas?

Em tempos cada vez mais digitais, é fundamental investir em uma presença online, seja para promover o serviço de aluguel de telão oferecido pela empresa ou para anunciar um conjunto de ferramentas. 

É verdade que cada vez mais companhias investem na sua visibilidade virtual, pois reconhecem que os perfis de consumo estão mudando e que as pessoas estão sempre em busca por produtos ou serviços na internet. 

No entanto, é fundamental que se tenha idealizado quais tipos de ações serão colocadas em prática pela empresa, para que ela obtenha o retorno desejado e consiga otimizar os seus resultados. 

Para isso, uma possibilidade interessante é justamente a de fazer anúncios e, mais ainda, apostar no marketing sazonal, criando campanhas específicas em datas comemorativas. Isso é importante por vários motivos, tais como:

  • Aquecer as vendas em determinados períodos;
  • Conquistar o seu espaço no mercado;
  • Atrair a atenção de potenciais clientes;
  • Ser lembrado também em outros períodos do ano.

Há várias datas comemorativas que são lembradas pelas pessoas e que geram a necessidade de compra para presentear os seus entes queridos. Entre elas, é possível mencionar o Natal, a Páscoa, o dia das mulheres, das crianças e dos namorados.  

Além dessas, ainda é possível verificar várias outras, que passam a fazer parte da rotina das pessoas e pedem uma comemoração especial, como o aniversário de alguém ou mesmo a celebração por uma determinada conquista. 

Nesse sentido, as empresas que investem em campanhas de marketing para esses dias especiais acabam por conseguir melhorar as suas vendas, o que é fundamental para otimizar os lucros da empresa. 

Além disso, marcar presença nesse tipo de ocasião é interessante para ocupar o seu espaço no mercado, de modo que um cliente que estava pretendendo comprar antenas antifurto para a sua casa e vê um anúncio, pode decidir realizar o pedido a partir dele. 

Essa ação é também um modo de atrair potenciais consumidores da sua marca para perto dela, pois eles podem conhecê-la mais facilmente e decidir acompanhar os produtos ou serviços oferecidos pela companhia. 

Por fim, é possível mencionar que um anúncio sazonal ajuda a empresa a se manter presente no dia a dia do seu público em várias épocas do ano e, com isso, ajuda a ser lembrada em vários outros períodos. 

Sendo assim, investir em anúncios para datas comemorativas deve fazer parte das estratégias de marketing de qualquer negócio, seja por meio de publicidade virtual ou por um banner de loja colocado no estabelecimento. 

Como fazer um anúncio para datas comemorativas

Se você decidiu realizar anúncios para a sua empresa em dias especiais do ano, é preciso saber o que fazer para que eles tragam os efeitos desejados. Assim, seguir algumas etapas é importante. Conheça-as abaixo:

1. Tenha um planejamento

Para começar, é importante criar um planejamento. Nele, é indicado inserir as principais datas do ano e entender o quanto elas possuem sinergia com o tipo de produto ou serviço prestado. 

Isso vale principalmente para preparar o orçamento e realizar o investimento em várias frentes, como na encomenda de embalagens e produtos de divulgação, no desenvolvimento de um template para o site ou um banner de lona para o estabelecimento. 

2. Crie um cronograma

Depois de idealizar as ações, é necessário estipular datas para cumpri-las no período certo. Afinal, uma boa campanha não é aplicada apenas no dia da comemoração, mas começa um tempo antes para que os clientes possam se planejar para realizar suas compras. 

Assim, uma sugestão interessante é a de enviar um e-mail com antecedência para os antigos e atuais clientes da loja, avisando que haverá uma promoção especial nos próximos dias. Isso ajuda no engajamento e no compartilhamento da ação com maior eficiência. 

Além do mais, é possível ir preparando o site e a loja com maior tranquilidade, de modo que haverá tempo suficiente para adquirir uma estrutura para banner ou de inserir um layout diferenciado para a sua página. 

3. Desenvolva ações especiais

Fazer uma campanha é fundamental, mas é essencial saber que investir em diferentes anúncios pode fazer toda a diferença para alcançar o resultado desejado. 

Nesse sentido, é preciso estipular em quais canais digitais fazer essa divulgação. O site, as redes sociais, o e-mail marketing e outros tipos de ações que comportem anúncios devem estar incluídos nos meios de publicidade.

Ao mesmo tempo, é essencial saber quais serão as abordagens desses anúncios. Algumas podem ser:

  • O oferecimento de cupons de desconto;
  • Um abatimento percentual para clientes antigos;
  • Um sorteio mediante inscrição;
  • O envio de brindes;
  • O oferecimento de condições especiais de pagamento.

Todos esses elementos costumam ser diferenciais atrativos de anúncios, e devem ser incluídos na campanha de maneira estratégica. 

Isso porque quem estava pensando em adquirir um controle de acesso externo, e se depara com um cupom de desconto do dia dos pais em um anúncio na rede social, certamente vai se sentir muito mais inclinado a comprar o produto naquele momento. 

Dessa forma, ao aplicar diferentes tipos de abordagens, como as mencionadas acima, é possível obter um retorno muito mais interessante ao utilizar o marketing sazonal como um elemento de divulgação potente e eficaz. 

As vantagens dos anúncios para datas comemorativas

Investir em marketing e publicidade sempre foi importante para qualquer tipo de empresa, justamente porque atrai uma série de benefícios no curto, no médio e no longo prazo. 

Há diversas formas de se colocar essas ações em prática, desde uma placa de sinalização vertical até anúncios virtuais, que são cada vez mais utilizados pela sua praticidade, alcance e ferramentas para o acompanhamento de resultados. 

Quem já fez publicidade nas redes sociais, por exemplo, sabe que elas oferecem métricas que ajudam a aprimorar uma campanha, mostrando quantas pessoas foram impactadas, em qual faixa etária, localização ou interesse.

Com esses dados em mãos, é possível modificar uma campanha que não estava trazendo o retorno desejado e fazer com que ela cresça de maneira positiva. 

Além disso, o marketing sazonal traz outras vantagens para a empresa. Uma delas é o fortalecimento da marca, que passa a ser vista com mais frequência pelo público, o que ajuda a criar uma relação mais próxima entre a empresa e os seus clientes. 

Ao mesmo tempo, o faturamento é elevado, uma vez que as datas comemorativas ajudam no aquecimento do comércio como um todo, e saber aproveitar esse momento é fundamental para aumentar as vendas. 

Por fim, como o número de pessoas interessadas em comprar aumenta, isso quer dizer que mais pessoas que ainda não conheciam o seu estabelecimento passam a saber que ele existe com a ajuda de anúncios. 

Dessa forma, entender como apostar no marketing sazonal é indispensável para o crescimento da sua companhia. Por isso, não deixe de fazer anúncios em datas comemorativas e obtenha resultados expressivos para a sua empresa com maior facilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BBB 21: confira quais serão as tendências deste ano

Como desenvolver um processo criativo?