in ,

7 dicas para criar um site responsivo

site responsivo

Um site responsivo é uma plataforma que se ajusta perfeitamente em qualquer tamanho de tela, esteja o usuário acessando por meio de um celular ou por meio de uma Smart TV.

Em outras palavras, a aparência do site, bem como a organização de seus elementos e seu conteúdo não serão prejudicados, independentemente do tamanho do dispositivo que esteja acessando.

Esse design foi desenvolvido porque, hoje em dia, as pessoas acessam a internet por meio de seus smartphones e tablets, ou seja, é um acesso móvel que vem crescendo continuamente.

Mas, antes, era difícil para as pessoas visualizarem todos os conteúdos com qualidade e clareza, uma vez que as plataformas não eram feitas para serem visitadas por meio dos celulares.

Ao longo do tempo, o celular se tornou indispensável para o acesso à internet, e então surgiu o design responsivo, para melhorar essa experiência e garantir que as pessoas naveguem pelos portais sem prejuízos.

Hoje em dia, é difícil encontrar um site que não seja otimizado dessa maneira. Por isso, neste artigo, vamos explicar o conceito de design responsivo, sua importância e suas vantagens. Então, se você tem dúvidas, confira até o final.

O que é design responsivo?

Os sites que nós acessamos pelo celular, que ficam com a tela toda ajustada e que os elementos são organizados de forma prática e intuitiva são sites responsivos.

Agora, as plataformas que até ajustam a tela, mas precisamos usar o zoom para ler ou que simplesmente não se ajustam à tela de um smartphone, não são sites responsivos e eles já estão ultrapassados.

A plataforma de um salão de cabeleireiro que faz banho de verniz cabelo cacheado, quando se torna responsivo, passa a se adaptar a qualquer tamanho de tela, sem erros ou distorções. 

Portanto, isso inclui todos os seus elementos, como:

  • Imagens;
  • Fontes;
  • Links;
  • Menu.

Sendo assim, qualquer item dentro do site vai se ajustar à tela do celular, mas também do smartphone ou até da sua Smart TV

Mas, não se engane, não estamos falando aqui nas plataformas mobile.

A versão mobile é aquela que foi projetada exclusivamente para ser acessada de um celular ou tablet, portanto, se for acessada por um computador, ela não terá um bom desempenho.

É importante entender isso porque, por mais que as pessoas acessem mais a internet de seus celulares, os computadores não caíram em desuso, uma vez que são ferramentas de trabalho importantíssimas.

Isso significa que as pessoas continuam acessando a internet por meio deles. Sendo assim, não podem ser desconsiderados como fonte de tráfego para o domínio do seu negócio na web.

Portanto, agora que você já sabe o que é site responsivo, no próximo tópico, vamos mostrar a importância dessa flexibilidade. Continue a leitura.

Por que uma empresa deve ter um site responsivo?

Um site responsivo representa melhor o negócio na internet, como no caso de uma clínica especializada em cirurgia dentaria estetica

Portanto, quanto mais bem apresentada é uma empresa, maiores são as chances e as oportunidades de negócio.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE, o uso do telefone se consolidou como o principal meio de acesso à internet no Brasil. 

Para se ter uma ideia, cerca de 92,1% dos municípios no Brasil acessam a internet pelo celular.

Assim sendo, não temos como abrir mão de apresentar um site amigável para esse tipo de acesso. É como fechar as portas para as oportunidades e impedir que mais pessoas conheçam a sua empresa.

Também não podemos deixar de destacar o fato de que, segundo uma matéria do site Pequenas Empresas Grandes Negócios, o usuário desiste do acesso a um site via mobile em menos de 1 minuto, se ele não apresenta um bom desempenho.

Sem falar que o site mobile de um centro automotivo 4×4 tem prioridade nas buscas do Google, o mecanismo de busca mais importante da web.

Portanto, se você se preocupa com o desempenho e a reputação do seu negócio na web, precisa garantir um site responsivo para ele.

Até aqui, você compreendeu a importância da responsividade nas plataformas. Por isso, no próximo tópico, vamos mostrar algumas de suas vantagens. 

Ganhos do site responsivo

Ter um site responsivo traz muitas vantagens para a sua empresa, muito além da própria plataforma. São elas:

  1. Carregar mais rápido

De acordo com o Google, o ideal é que o conteúdo acima da obra seja carregado em menos de 1 segundo, e o carregamento da página deve ser de no máximo 2 segundos.

Se você só conta com uma versão desktop, dificilmente ela vai carregar tão rápido em um dispositivo móvel. 

E é importante se preocupar com isso porque o tempo de carregamento é um fato de ranqueamento para o Google.

Se for responsivo e carregar rápido, o site de uma empresa de administracao de restaurante corporativo vai aparecer entre as primeiras posições no resultado.

  1. Eleva as taxas de conversão

Por meio dessas plataformas, fica muito mais fácil converter os leads que acessam o site pelo dispositivo móvel.

Isso é ainda mais importante para as marcas que usam as redes sociais para se promoverem. 

Pense que o usuário pode estar navegando nessas plataformas e de repente visualizar um link no feed de notícias.

Se ele clicar e a página estiver desalinhada, as chances de conversão caem muito e com certeza ele não vai ligar o computador apenas para visualizar aquele link.

  1. Aumento das vendas

Assim como há mais pessoas acessando o site de um fabricante de caderno personalizado A4 pelo celular, também há muitas pessoas comprando produtos e serviços por meio desses aparelhos.

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, ao menos, 86% dos consumidores conectados à internet realizam uma compra na internet, e destes, 67% fizeram isso por meio do smartphone.

Trata-se de uma tendência que só cresce, portanto, investir em um site responsivo também se tornou uma estratégia importante para vender mais.

  1. Compatível com dispositivos futuros

O design responsivo é preparado para diferentes resoluções, independentemente do tipo de aparelho que está sendo usado.

Portanto, não importa quanto tempo passe ou quanto os dispositivos móveis evoluam, o site de uma clínica de acupuntura vai continuar disponível para os usuários acessarem com qualidade.

  1. Reduz as taxas de rejeição

Um site responsivo diminui muito a quantidade de pessoas que acessam o site e acabam desistindo dele depois de alguns segundos, e sem nenhum tipo de interação.

É um item que está relacionado à experiência do usuário, visto que se ele não for bem recebido ao entrar na página, as chances de desistir e sair são muito maiores.

Toda empresa deve tomar muito cuidado com a taxa de rejeição, pois se ela estiver muito alta, o Google pode acreditar que o conteúdo dela não está bom o suficiente. 

Sendo assim, quando isso acontece, a plataforma cai de posição nos resultados de pesquisa.

  1. Melhora a experiência do usuário

A experiência do usuário é fundamental, e por meio dela uma loja de computador completo pode ter resultados concretos. 

Isso porque, a partir do momento em que o usuário fica satisfeito com o site, as chances de ele ser convertido ficam acima de 60%.

Por outro lado, quando uma pessoa acessa um endereço na web e não encontra o que estava procurando, é provável que desista e procure o que precisa em outro lugar.

Podemos tomar a experiência de navegação como exemplo. Se você mesmo abrir um site pelo celular e ele estiver todo desalinhado, com letras pequenas e imagens distorcidas, vai se sentir muito insatisfeito.

Atualmente, toda empresa deve ter foco em providenciar uma experiência agradável para as pessoas que visitam seu domínio na internet, principalmente, tendo em vista que esse pode ser o primeiro contato entre ela e o seu negócio.

  1. Aumenta os compartilhamentos nas redes sociais

Por fim, se o site de uma gráfica de banner com foto pode ser perfeitamente acessado por meio do celular, ele também será facilmente compartilhado no perfil de outras pessoas nas redes sociais.

E quanto mais ele for compartilhado, mais usuários vão descobrir a sua marca e o que ela tem para oferecer.

Conclusão

Ter um site responsivo é a base para que seu negócio conquiste uma boa posição na internet e ainda garanta uma boa experiência para os visitantes.

É uma forma inteligente de construir a sua imagem e fazer com que mais pessoas se interessem por seus produtos e serviços.

Se quiser acompanhar as tendências do futuro e estar na palma da mão dos seus clientes, seu negócio precisa contar com um site responsivo. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

design

Qual a importância de um design para um site?

Enem 2021 tem queda no número de inscritos