in ,

6 vantagens de ter Gadgets em um site?

gadgets

Os gadgets são componentes que adicionam recursos extras a um site ou blog. Sabemos que, hoje em dia, a internet é o principal canal de comunicação para que as pessoas encontrem informações e para realizar as mais diversas tarefas, como fazer compras.

Com a expansão da web, novos recursos foram surgindo e a maneira como as empresas se comunicam com os consumidores mudou muito. É exatamente por essa razão que uma nova maneira de fazer marketing apareceu.

O marketing digital utiliza os canais de mídia, como sites, buscadores, redes sociais, dentre outros, para divulgar marcas, produtos e serviços. A estratégia ainda faz uso de diversas técnicas que são usadas para diferentes necessidades.

Contudo, o site é um dos canais mais importantes e toda companhia precisa ter um. Toda a sua presença na web parte dele e termina nele, ao final do ciclo de ações.

Seja para atrair a persona, inserir o lead no funil de vendas, aumentar o engajamento ou qualquer outro objetivo, sem o site fica difícil, mesmo com a atuação das redes sociais.

Só que não basta criar o site, é necessário melhorá-lo para que a experiência do usuário seja agradável. Para isso, são usados recursos como os gadgets, e vamos entender um pouco mais sobre eles.

Afinal, o que são gadgets?

Os gadgets são recursos que adicionam funções extras a um site, em um espaço determinado do seu layout, podendo se:

  • Tradutor;
  • Sistema de buscas;
  • Músicas;
  • Vídeos;
  • Redes sociais;
  • Itens personalizados
  • Entre outros.

Assim, uma gráfica especializada em flyer digital, por exemplo, pode montar uma página com todas as suas funcionalidades, mesmo sem dominar assuntos mais avançados em programação.

Esses componentes podem ser adicionados por meio das configurações de layout ou outras opções dos desenvolvedores.

Para os usuários, esses recursos são importantes porque podem ajudá-los a melhorar o site de muitas maneiras, como veremos a seguir.

Como os gadgets ajudam os usuários

Um dos objetivos de um site é levar aos visitantes conteúdos de valor, e com isso, fazer com que ele apareça entre os primeiros resultados do Google.

Contudo, é necessário conhecer as regras em SEO (Search Engine Optimization). Mas é possível instalar gadgets que ajudam os usuários a encontrar novos visitantes por meio dos sites de busca.

Além de saber como está a otimização dos conteúdos, outros recursos ajudam a fidelizar o leitor e fazer com que ele volte outras vezes.

É comum que os internautas encontrem o site de uma marca ao visualizarem um banner informativo ou pesquisando nos buscadores.

Mas se o usuário instalar um recurso relacionado, por exemplo, ao Facebook, vai permitir que seu visitante curta a página da empresa sem sair do site. Com isso, ele fica por dentro das atualizações e volta mais vezes.

Por falar em redes sociais, os usuários também podem estimular o compartilhamento de seus conteúdos nessas plataformas, por meio dos gadgets certos. É uma forma de aumentar o alcance da marca e obter bons resultados.

Também conseguimos melhorar a experiência do leitor, usando recursos que agilizam a navegação, abertura de página e tempo de resposta do servidor.

Quanto mais positiva for a experiência do visitante, maiores são as chances de ele voltar, e assim, pode assinar uma newsletter e entrar para a lista de contatos de e-mail marketing da empresa.

Por fim, os usuários podem criar um canal de contato entre o negócio e os visitantes, para facilitar o funil de vendas e não perder boas oportunidades.

Um exemplo de gadget que pode ser instalado dentro do site é o Yet Another Related Posts Plugin. Com ele, desde uma gráfica de calendário personalizado com fotos até uma marca famosa de vestuário pode divulgar novidades no site para um mesmo leitor.

Isso facilita até mesmo a navegação do visitante, visto que enquanto ele acessa um conteúdo, o gadget mostra outros do mesmo assunto que possam ser interessantes para ele.

Dessa forma, você aumenta as chances de o leitor permanecer por mais tempo na página, acessando outros conteúdos.

Outro exemplo é o Live Traffic Feed, que mostra dados sobre os últimos visitantes, como a procedência deles e os conteúdos que acessaram.

O caixa de pesquisa é um gadget indispensável para otimizar a experiência do visitante e os resultados do site.

Nele, as pessoas podem encontrar o que precisam, facilitando a navegação e não permitindo que o leitor se sinta frustrado por não encontrar o que estava procurando.  

Agora que você já sabe como os gadgets ajudam os usuários e viu alguns exemplos, no próximo tópico, vamos mostrar as vantagens de usar esses recursos.

Benefícios dos gadgets para sites

O uso desses recursos traz uma série de vantagens para a sua página na web. Muitas vezes, os gestores se reúnem em sua sala de reunião pequena para debaterem como otimizar o site da companhia, então, ao analisarem os gadgets, descobrem que:

1. Permitem a interação com o público em tempo real

Acelerar o contato com o cliente é uma maneira de encurtar a distância entre a conversão e o desejo dele. O tempo que ele leva para digitar um e-mail ou telefonar para a empresa é o suficiente para que ele desista da compra.

Contudo, o uso de um gadget que insira um chat em tempo real, torna a interação instantânea. Esse contato facilitado e imediato quebra objeções e agiliza o processo de compra.

Além de vender mais, empresas como uma fabricante de cabeamento furukawa também consegue agilizar o suporte, solução de problemas e esclarecimento de dúvidas.

O cliente pode alcançar tudo isso assim que acessar o site da organização, sem precisar passar por tanta burocracia. Aliás, a facilidade também é um fator decisivo para a fidelização de clientes.

2. Usar pop-ups do jeito certo

Antigamente, os pop-ups eram recursos que faziam qualquer internauta torcer o nariz, afinal, eram invasivos e pouco intuitivos.

Por isso, muitos navegadores passaram a ter bloqueadores de pop-ups, mas por meio dos gadgets, é possível usar esse recurso corretamente.

Exemplos disso são a criação de notificações personalizadas, alertas de campanhas, promoções, indicação de produtos ou eventos, dentre outras ações que chamam a atenção dos visitantes durante a navegação.

Alguns pop-ups só aparecem quando o usuário está prestes a sair da página ou enquanto ela carrega. O momento certo vai depender dos testes que, por exemplo, uma empresa de instalação de internet fizer.

3. Melhora as interações no site

Por meio dos gadgets, os usuários conseguem otimizar o uso da barra lateral do site. É possível adicionar um anúncio do Google Ads, um formulário de inscrição por e-mail ou até mesmo uma lista com as publicações mais populares.

Além de otimizar o uso da barra lateral, é possível melhorar a experiência do visitante, que terá as funções que precisa mais fáceis e acessíveis.

4. Fácil instalação e configuração

A instalação dos gadgets é muito simples e prática, o que facilita ainda mais o seu uso e reforça o fato de que ninguém precisa ter conhecimentos avançados em desenvolvimento.

Por meio de um computador novo, é possível checar e consertar problemas usando poucos comandos, bem como integrar os gadgets a outros plugins que facilitam ainda mais a tarefa.

Essa característica otimiza a criação e atualização de projetos, além de garantir o dinamismo necessário em um canal da web tão importante quanto o site.

5. Maior compatibilidade

Os gadgets são compatíveis com praticamente todos os dispositivos e sistemas operacionais, o que diminui o risco de problemas, até mesmo em casos de atualização.

Por mais que os fabricantes lancem dispositivos modernos e com tecnologias cada vez mais avançadas, esses componentes continuarão funcionando normalmente.

6. Múltiplas funções

O recurso ainda pode ser usado para múltiplas funções, como por exemplo, uma empresa de entrega motoboy pode colocar calendário, novas notícias, inserir imagens, comentários, vídeos e muito mais.

Para os editores, a depender do gadget usado, também é possível mudar o tema das publicações sem maiores problemas, editando muito pouco. Basta apenas que o novo tema seja compatível com o gadget.

Conclusão

Dá para fazer muita coisa por meio desses recursos, melhorando o funcionamento e a navegabilidade do site e possibilitando que seus visitantes tenham a melhor experiência.

Mesmo que você invista nas melhores práticas, como SEO e outras otimizações, os gadgets são recursos indispensáveis e fazem toda a diferença.

Dessa forma, a marca constrói seu canal oficial na internet fazendo uso de estratégias valiosas, que melhoram a sua imagem no ambiente digital.

Agora que você já sabe o que é gadget, pode aplicá-los ao site do seu negócio e ver o resultado acontecer. A única dica é se atentar na hora de escolher, para que as opções façam sentido para o seu público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Você sabe o que é Wi-fi 6?

Como escolher a agência digital certa para o seu negócio