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5 vantagens do endomarketing

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As empresas estão evoluindo com o passar do tempo, foi-se o tempo em que o local de trabalho era unicamente para o sustento das contas. Hoje, a realização pessoal caminha junto com o progresso profissional, assim funciona o endomarketing.

Pessoas não são engrenagens de uma grande máquina que constitui uma empresa. O modelo tradicional foi deixado para trás produzindo inúmeros resultados positivos para os negócios que passaram a investir no ser humano para obter melhores resultados. 

Nasceu na empresa uma estratégia que vai além da motivação dos colaboradores. O endomarketing são estratégias que se baseiam na maneira como os colaboradores enxergam a empresa. 

Nas novas métricas do institucionais, entende-se que a empresa é um corpo humano e seus colaboradores seriam os órgãos e células responsáveis por colocar tudo em funcionamento. 

Nesse sentido, quando um órgão está prejudicando todo o corpo humano (empresa), sente o baque dessa comorbidade que o está afetando. 

Por isso, a manutenção da empresa passa pelo processo de cuidados com todos os órgãos.

Utilizamos o exemplo do corpo humano para ficar mais visível ao nosso meio, ocorre que essa postura já está sendo aplicada em diversos segmentos como de um centro automotivo 4×4, startups, empresas de comunicação digital e outras.

Todo o colaborador tem uma expectativa ao entrar em uma empresa. Existe o desejo nítido em querer mostrar serviço para obter bons resultados e ser notado pelos líderes.  

Por isso, surge cada vez mais a necessidade das empresas oferecerem oportunidades.

No método tradicional, ocorre muitas vezes das empresas não enxergarem um colaborador como um membro importante da equipe, isso resulta no desinteresse dessas pessoas pela empresa. 

As famosas panelinhas e um ambiente sem estrutura básica também prejudicam nesse cenário. Na medida em que as empresas passaram a investir em endomarketing notaram que o retorno foi muito mais benéfico. 

O investimento nessas estratégias é um voto de inovação, já que a maioria das pessoas passam a maior parte de seus dias trabalhando.

Nesse caso, o endomarketing é uma acao de marketing promocional para a própria empresa. 

Montando o seu endomarketing 

Toda estratégia de marketing passa pela necessidade da criação de uma estrutura que é baseada por meio das necessidades e objetivos daquela empresa. 

No caso do endomarketing deve-se observar as necessidades internas de seu negócio. 

O trabalho normalmente é feito por profissionais do RH (Recursos Humanos) em conjunto com o setor de Marketing e Comunicação. 

As ações que serão feitas são pensadas após uma análise sincera sobre as maiores dificuldades enfrentadas pelos colaboradores.

Além disso, é preciso ter um olhar clínico sobre as necessidades que eles passam e tentar oferecer soluções que ajudem a melhorar o ambiente vivido ali dentro. 

Comunicação Interna

Se você conversar com diversas pessoas de diferentes segmentos sobre os problemas enfrentados dentro de suas empresas, notará que a grande maioria das situações vividas ocorreu devido a falha de comunicação. 

Seja lá em qual setor ou momento em que essa falha ocorrer, ela é altamente responsável pelos resultados negativos. 

Empresas interessadas em gerar uma melhoria de qualidade e produtividade dessas pessoas buscam melhorar a comunicação interna como um todo.

Desde os avisos institucionais até melhoria nos sistemas utilizados pela a empresa. Por isso, cada vez mais os serviços de assistencia tecnica da weg estão sendo contratados.

Às vezes uma rotina que não é compreendida pelo colaborador pode ser explicada com um simples vídeo institucional mostrando a trajetória da empresa. Esse tipo de ação gera empatia nessas pessoas e cria um ambiente melhor. 

Lideranças de convivência 

Líderes não devem ser somente escolhidos pela capacidade de realizar um determinado serviço, mas também devem saber lidar com os diferentes perfis dentro da empresa.

O líder é aceito pelos colaboradores devido sua atuação no setor e isso ocorre pela vivência.

Uma pessoa que tornou-se líder de uma equipe por méritos e aprovação de todos, ouvirá diferentes opiniões e tomará as melhores decisões como fazer ou não a instalacao de placas de sinalizacao de animais.

Integre os colaboradores 

A integração é muito importante. Da mesma forma que ao conhecermos uma pessoa é a primeira impressão que fica ocorre com as empresa.

Ao chegar em novo ambiente de trabalho as pessoas esperam serem bem recebidas e até que apresentem o local à elas.

Isso tudo pode ser feito com estratégias de integração como cafés da manhã ou lanches da tarde com toda a equipe, ou a montagem de alguma atividade fora do expediente como um clube do livro ou clube de séries.

Veja que antigamente tudo se baseava na utilização de um uniforme obra uniforme obra igual para todos e trabalhem até acabar o horário estipulado.

Os uniformes são necessários, mas o ponto principal aqui é que o ambiente precisa ser saudável. 

Gratificação salarial 

Diversos estudos feitos mostram que a maioria das pessoas prefere um salário maior ou um bônus ao final do mês. 

É interessante essas pesquisas, pois todo mundo conhece um ou mais casos de pessoas que escolheram deixar de ganhar muito dinheiro pela qualidade de vida.

Ocorre que tudo irá depender da etapa de vida que cada um está vivendo, logo para a maioria das pessoas querer conquistar espaço na empresa para construir suas vidas. 

Por isso, é interessante ter um plano de carreira consolidado e metas que gerem benefícios. 

Sabemos da dificuldade para muitas empresas de dar um salário muito alto pela produtividade apresentada, por isso, uma saída para essa situação é fazer parcerias e presentear com cupons para restaurante e eventos.

Treine e forme seus colaboradores 

É interessante que as empresas formem seus colaboradores para as novidades que surgem no decorrer do mercado. 

Contratar pessoas novas sempre é um custo elevado, devido aos custos causados pela demissão dos colaboradores vigentes e investimento nos novos.

Pense em uma empresa que trabalha com a prestação de serviços elétricos. Um novo trabalho surge.

O objetivo é fazer a instalacao eletrica em galpoes, mas devido a mudanças de segurança algumas métricas foram alteradas. 

Em vez de contratar uma nova equipe que saiba lidar com essas métricas, tudo pode ser rapidamente resolvido com treinamentos internos para capacitar a atual equipe. 

Muitos casos podem ser resolvidos com cursos online ou presenciais que qualificam aquele colaborador para utilização de um novo sistema ou novidade do mercado. Esse processo causa na pessoa a sensação de estar sendo cuidada.

As grandes vantagens do endomarketing 

Agora que já sabemos do que se trata e como fazer o endomarketing dentro da sua empresa, vejamos 5 grandes benefícios:

  1. Redução de gastos com contratações;
  2. Clima organizacional agradável;
  3. Colaboradores leais;
  4. Colaboradores motivados;
  5. Qualidade de trabalho.

Esses cinco benefícios por si só já são mais do que excelentes motivos para que uma empresa adote o endomarketing.

Empresas que trabalham com métodos tradicionais acabam por serem eficazes, mas frágeis como um caixa display papelao.

Pense que a geração de um clima organizacional saudável, aliado com pessoas motivadas que vão trabalhar com força de vontade e ímpeto de crescer aumentarão exponencialmente a produtividade da empresa.

E não se trata apenas de quantidade, mas também da qualidade do serviço apresentado devido a experiência com o produto que é oferecido. E essa experiência só é possível graças à manutenção dos colaboradores dentro da empresa.

O endomarketing pode reduzir e muito a saída de pessoas de setores essenciais, isso tudo resulta na redução de custos com a contração de pessoas em setores onde a experiência é a chave para o sucesso. 

É preciso entender que nada será feito da noite para o dia, mas é um processo gradual que deve ser revisto frequentemente.

Os resultados tendem a aparecer, principalmente, quando uma necessidade ou requisitos são resolvidas rapidamente. 

Coisas bobas causam um impacto positivo, por exemplo, porque não investir em uma cafeteira de qualidade nos setores da empresa? Consertar aquela máquina quebrada ou dar opções de lazer dentro da área da empresa são ações que melhoram o ambiente.

Existem locais que até permitem os colaboradores levarem um animal de estimação em um dia específico ou uma mesa de som 8 canais que fica à disposição das pessoas para utilizarem da maneira como desejarem. 

Estude a sua realidade e aplique métricas possíveis de serem cumpridas, assim como, uma estratégia de marketing digital que tem um parâmetro mínimo de 12 meses para ser aplicado, funciona com o endomarketing. 

A paciência e a persistência são a chave, algumas mudanças podem ser difíceis de serem consolidadas, mas se as métricas permanecerem firmes podem ser efetivadas. 

Portanto, tudo irá depender das pessoas envolvidas com esse projeto tão positivo para a imagem da empresa. Todos têm a ganhar com isso, desde os líderes, os colaboradores e claro, os clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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