in

5 formas de economizar nas compras

Planejamento financeiro pode ser iniciado com pequenas dicas.

Não é segredo para ninguém que todos adoramos economizar. Nas compras de mercado, de vestimenta ou em itens para casa. Poupar um pouco de dinheiro na hora de adquirir algum produto sempre proporciona aquela sensação de negócio bem feito.

Saber economizar de maneira elaborada faz parte do que chamamos de inteligência financeira, um conjunto de práticas que envolvem pesquisa, estratégias e intuição. Essas práticas, aos poucos, ajudam a entender o melhor momento de comprar algo que se deseja.

Falando assim, parece algo bem complexo. Apesar de a economia ser uma ciência exata bem estruturada, algumas ações bem simples podem te ajudar a colocá-la em prática.

Aguarde eventos de descontos

A essa altura do campeonato você já deve ser um adepto da Black Friday, maior evento de descontos do Brasil. Especialmente para quem comprar eletrônicos, o dia D das promoções já virou tradição por aqui.

A Black Friday não é a única data de descontos a que temos acesso. Vale citar a Cyber Monday, que acontece no mesmo mês e é focada em produtos eletrônicos. Além, claro, das datas especiais para cada loja.

Inscreva-se nas newsletters de suas marcas favoritas

Muitos de nós ainda subestimamos as newsletters, mas a verdade é que existe uma recompensa em nos inscrevemos na lista de e-mail das lojas e marcas que gostamos. Cada vez mais, é comum que empresas anunciem descontos exclusivamente através dessa ferramenta e, caso você acompanhe esse tipo de serviço, estará em vantagem.

Uma dica legal é checar as configurações dessa inscrição. Isso porque muitas delas oferecem a opção de que você apenas receba e-mails de determinadas categorias, e isso inclui descontos e promoções. Assim, você fica por dentro apenas do que realmente te interessa.

Pesquise

Se o produto que você deseja comprar pode ser encontrado em mais de uma loja, não compre no primeiro estabelecimento que encontrar. Pesquise. A internet, claro, pode te ajudar nisso. Visite o site de todos os serviços de e-commerce que vendam o produto e compare os preços e condições.

Caso decida comprar pela internet, não se esqueça de verificar o frete e as políticas de devolução. Não são raras as vezes em que um produto está mais barato em alguma loja, mas que, no montante, somando-se o frete, o preço final é bem maior.

Acompanhe influencers

É provável que você já siga influenciadores que dão boas dicas ou te fazem rir nas redes sociais. Mais que divertida e didática, essa atividade pode te render bons descontos. É bastante comum que influenciadores sejam, também, embaixadores de marcas.

Surgem, eventualmente, cupons exclusivos para seguidores, além de determinados descontos serem divulgados justamente pelos influenciadores. A dica, aqui, é procurar aqueles que tenham um estilo com o qual você se identifica ou trabalhem diretamente com as suas marcas favoritas.

Avalie suas prioridades

Economizar ou comprar por impulso são, na maioria dos casos, situações opostas. Uma compra não planejada dificilmente será um bom negócio. Assim, planejar é a nossa última dica e também a mais importante. Avalie suas necessidades, entendendo o que você realmente precisa comprar. Defina suas prioridades.

Com isso em mente, coloque em prática todas as dicas anteriores e entenda qual o melhor momento para adquirir bens que fazem parte do seu planejamento. O seu bolso agradecerá.

Esse período de espera, busca e pesquisa também pode ser aproveitado para poupar dinheiro. Assim, você poderá comprar algo à vista no futuro com um bom desconto. Vale lembrar que é muito difícil economizar parcelando compras, uma vez que existem os juros e, normalmente, são bastante altos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

4 novas tendências de SEO em 2021

BBB 21: confira quais serão as tendências deste ano