in

4 benefícios do café para a saúde

Esta bebida  é conhecida por melhorar a capacidade de concentração e conceder mais energia ao corpo. Porém, seus benefícios vão muito além disso.

O Brasil é o maior exportador e o segundo maior consumidor de café do planeta, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Seja misturado no leite ou puro, para acompanhar um pãozinho com manteiga, um bolo ou um pão de queijo, essa bebida é uma das mais populares no mundo.

É bastante disseminado que o café ajuda as pessoas a se manterem concentradas e focadas, o que é ótimo especialmente para o contexto de trabalho e estudos. Contudo, é verdade que o café traz inúmeros outros benefícios para o organismo humano. Se você se preocupa com a sua saúde, ama preparar um bom café e adora conferir diferentes marcas de café em grão, confira outros motivos para você incorporar essa bebida à sua dieta e, assim, melhorar a sua saúde.

Fortalece a memória 

Nas universidades, é comum ver estudantes e docentes estudando acompanhados por uma xícara de café. Isso ocorre porque esta bebida possui ingredientes como a cafeína, que confere uma energia extra ao organismo humano.

Os estudantes costumam ingerir o café com mais regularidade, a fim de conseguirem permanecer acordados até mais tarde para estudar e também porque essa bebida ajuda  a fortalecer a memória. Isso pode ser especialmente importante pensando na realização de uma prova, por exemplo. 

É importante mencionar que a cafeína fortalece alguns tipos de memória por até 24 horas após ser ingerida, segundo um estudo publicado pela revista Nature Neuroscience. Contudo, ingerir café em excesso na véspera da prova pode acabar sendo prejudicial, já que, ao deixar a pessoa mais ligada, dificulta a chegada do sono, o que pode comprometer o desempenho na avaliação. Por isso, é desafiador encontrar a boa medida do café a ser ingerido para potencializar a memória sem comprometer o sono.

Alguns estudos elaborados pela Universidade Johns Hopkins (nos Estados Unidos) mostram que duas xícaras de café a cada dia trazem benefícios para a nossa memória e, a longo prazo, a torna mais resistente a lapsos de esquecimento. 

Melhora a saúde cardíaca

Uma informação pouco conhecida pelas pessoas é que ingerir até duas xícaras de café por dia podem ajudar a reduzir as chances de insuficiência cardíaca. Esse é uma das conclusões apontadas em uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard (HSPH). É importante mencionar que esse benefício não vale para o café descafeinado. Na verdade, os pesquisadores encontraram uma associação entre o descafeinado e um maior risco de problemas como a insuficiência cardíaca.

Os componentes do café responsáveis por melhorar a saúde cardíaca são os polifenóis presentes nessa bebida, substâncias responsáveis por combater os radicais livres no organismo (que podem alterar o DNA e intensificar as taxas de colesterol ruim no corpo, o que favorece a ocorrência de problemas como infartos, por exemplo).

Quando o coração está enfraquecido ou trabalhando de maneira insuficiente, as células do corpo deixam de receber sangue suficiente para obter a quantidade necessária de oxigênio que o corpo necessita para funcionar perfeitamente.

Previne diabetes

Outro benefício do café para a saúde humana é que, quando ingerido de forma moderada (até duas xícaras por dia), o café pode reduzir as taxas de glicemia no sangue. Isso torna esse alimento ainda mais estratégico para as pessoas portadoras de diabetes.  Esses efeitos podem ser obtidos também no café descafeinado. O ácido clorogênico é uma das substâncias antioxidantes responsáveis por intensificar a nossa sensibilidade insulínica, o que diminui as chances de aparecimento do diabetes tipo 2.

Reduz problemas respiratórios

Quem enfrenta esse tipo de problema (desde asma até bronquite) tem no café um ótimo aliado para sua saúde respiratória. Isso ocorre porque a cafeína tem efeito broncodilatador e diminui o desgaste dos músculos respiratórios. 

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Café apontam que pessoas que ingerem até duas xícaras de café por dia podem reduzir em até 30% a probabilidade de desenvolver os sintomas mais comuns de asma. Além disso, a bebida ainda provoca uma melhoria na função pulmonar nas duas primeiras horas após ter sido ingerida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Moda masculina e trabalho: como se manter elegante no escritório

lançamento perpetuo

Saiba o que é lançamento perpétuo