in

152 milhões de pessoas tem acesso à internet no Brasil

Parte dessas pessoas tem acesso exclusivamente via aparelhos celular, em sua grande maioria pertencendo a classes D e E 

Uma pesquisa mostrou um dado interessante se tratando do acesso a internet dos brasileiros. É sabido que a qualidade de internet nacional não se mostra das melhores, tendo muitos locais com poucas ofertas de serviço, tendo que recorrer a planos reduzidos

Entretanto a pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, mostrou que em 2020, 152 milhões de pessoas estavam conectadas, um número interessante, já que a estimativa diz que o Brasil conta com 213,3 milhões de habitantes. 

Com essa pesquisa, temos diversas notícias importantes, como o fato de o acesso da internet ter aumento 7% de 2019 para 2020. Além disso foi mostrado que entre a totalidade dos brasileiros com acesso à internet, 81% possuem o serviço em casa a mais de 10 anos. 

Uma mudança de classe 

Algo que ficou muito claro na pesquisa, foi o fato das diferenças sociais, principalmente se tratando das classes D e E. Segundo dados, o crescimento domiciliar com acesso a internet ocorreu em todos os segmentos, entretanto se tratando da classe C, o crescimento foi de 80% para 91%. 

Já se tratando da classe D e E, o salto foi de 50% para 64%, isso durante a pandemia. Aliás o momento que passamos foi de grande mudança e segundo Fábio Storino, coordenador da pesquisa, a pandemia fez com que os indicadores de acesso a internet, apresentassem os maiores crescimentos dos últimos 16 anos. 

Entre os diversos fatores que ocasionaram isso, temos claramente a fortificação do trabalho home office e do ensino a distância, que forçou que muitos precisassem adquirir esse tipo de serviço, pela necessidade e não pelo orçamento. 

O Brasil conta com uma baixa qualidade de internet e os valores não palpáveis para todos. Um claro exemplo disso fica pelo fato que se tratando das Classes D, 90% que possuem acesso a internet, são de forma exclusiva via smartphone, não possuindo realmente um plano residencial, mas muitas vezes utilizando como se fosse. 

De todo modo, ficamos na torcida para que siga se ampliando o acesso a internet, pois com isso vem o acesso a informação, que pode ser de muita qualidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

facebook ads

Por que utilizar o Facebook Ads?

wordpress

6 dicas para alavancar um blog em WordPress